VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O NOSSO DESTINO É A GLÓRIA DE DEUS

O NOSSO DESTINO É A GLÓRIA DE DEUS

“O Reino de Deus já está no meio de vós”, disse Jesus. Quando olhamos para nós mesmos, vemos essa verdade, anunciada pelo Senhor, presente em nossa composição; porque somos um misto de corpo e alma, ou seja, acidentes e substância; matéria e espírito. Em outras palavras, somos um composto de visibilidade e invisibilidade; temporalidade e eternidade.

Ora, e o que isso nos revela? Na verdade revela nosso desejo de perenidade, seja na vida, no amor, na felicidade, etc. E por que não obtemos essa perenidade desde já? Porque a buscamos nas criaturas, quando na verdade só a encontramos no Criador. Além do que, em seu desígnio de amor, Deus não nos criou para o pecado, mas para a santidade, porque Deus é Santo e só cria para a santidade; contrariar esse princípio divino é perder o verdadeiro sentido da vida.

Logo, nossa vida é um "caminhar" constante para Deus e é com Ele que viveremos para sempre, pois, Deus em sua Sabedoria, nos dá encontrá-LO ainda aqui, por meio do Seu Filho Jesus, para que não nos percamos nesse percurso temporal que ainda nos resta, até que cheguemos à plenitude que Ele preparou para nós desde toda eternidade, Nele mesmo.

Destarte, o nosso destino é a glória de Deus, pois para lá é que o Senhor Jesus veio nos buscar, completando, com seu sacrifício de amor, a obra que o Pai começara. Isso Ele nos garantiu: “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais”. (Jo 14,1-3).

O que é preciso ainda para que venha a Plenitude do Reino? A carta aos Hebreus nos responde a essa pergunta: “De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que Ele prometeu. Porque ainda bem pouco tempo, e aquele que há de vir virá e não tardará”. (Heb 10,36-37). Desse modo, pedimos: vem Senhor Jesus, vem!

Paz e Bem!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A FELICIDADE

A felicidade é uma dádiva do amor de Deus para nós, pois, foi para sermos felizes que o Senhor nos criou. De fato, ser feliz é um dom de Deus e o mais sublime, porque por meio desse dom alcançamos aquilo que Deus É e quer nos dar para sempre.

Ninguém é feliz e satisfeito cem por cento com o que tem; nem com o que pode ou sente em si e das criaturas, porque somos limitados; nada do que vemos ou temos, nos basta; nosso maior desejo é o desejo de Deus.

Por maior que seja a fortuna; por maior que seja o prazer ou a fama; nada disso nos completa ou realiza totalmente; porque diante de uma doença incurável ou mesmo da "morte", tudo se esvai; de nada adianta o que se acumulou de bens materiais ou status social, nesse instante.

Então, onde reside a nossa esperança de Felicidade Eterna? Unicamente em Deus, nossa Fonte de Alegria permanente, nosso Oasis de paz. “Pois, só em Deus a nossa alma tem repouso, porque Dele é que nos vem a salvação. Ele é meu rochedo, meu abrigo onde encontro segurança”.

Paz e Bem!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

"MINHA FILHA SE CHAMA MARIA"



“MINHA FILHA SE CHAMA MARIA”

“...e o nome da virgem era Maria”. (Lc 1,27).

Como escrevi no último artigo sobre a Virgem Mãe de Jesus e nossa Mãe, o nome de uma pessoa representa a identidade dessa pessoa ou ainda a missão a que essa pessoa se destina; por esse motivo, o nome de Maria passou a ser referencial, exemplo e modelo a ser seguido, desde o próprio nome até a imitação de suas virtudes como forma de dignificar ainda mais sua pessoa e sua missão neste mundo. “Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo”. (Lc 1,48b-49).

O que aconteceu com a Virgem Mãe jamais acontecerá outra vez na história da humanidade; pois, onde já se viu o Criador nascer de uma de suas criaturas? De fato, Deus, Criador e Senhor de todas as coisas, enviou o Seu Filho, segunda pessoa da Santíssima Trindade, Deus de Deus, para nascer como homem no seio da Virgem Maria. Logo, ninguém mais pura do que ela, ninguém mais santa do que ela, porque Deus assim o quis e fez em vista do seu Filho amado Jesus Cristo.

Além de conceber, à Luz do Espírito Santo, o Filho de Deus, Maria também recebeu do próprio Deus, pelo seu Anjo, o encargo de dar nome ao Seu Filho, Nome esse que revela Deus mesmo em pessoa nascido dela. Pois, Jesus significa “Deus Salva”, lembrando a passagem de Isaías: “E lhe porá o nome de Emanuel, que significa, Deus conosco”.

A fé é um dom de Deus, sua expressão vem da obediência às Leis de Deus, da prática das virtudes, que são os valores eternos; e também da vivência dos bons costumes, pois, um costume bom tende a se perpetuar. Assim, tornou-se costume entre as famílias católicas brasileiras e até do mundo, colocar nome dos santos e santas de sua devoção em seus filhos e filhas, especialmente o nome da Virgem Maria, como expressão sublime de sua fé.

Maria sempre foi e sempre será referencial para as mães de todo o mundo, quer por suas virtudes, quer por sua predileção e principalmente pelo amor filial com que é amada por essas mesmas mães; e também como forma de pedir proteção a ela para os rebentos que Deus lhes deu. O nome de Maria não só foi e é dado às meninas, exemplo: Maria do Socorro, Maria de Fátima, Maria de Guadalupe, etc., mas também aos meninos em nomes compostos tipo: João Maria; José Maria; Maximiliano Maria, etc.

Por fim, aqui estão as razões de tão grande predileção nossa pelo nome de Maria, pois, nela o nosso salvador revelou a maior de todas as missões que alguém poder receber nesta vida, ser a Sua Mãe e Mãe de toda humanidade. (Cf. Jo 19,23).

“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós e por todos quantos a vós não recorrem, de modo especial pelos inimigos da Santa Igreja e por aqueles que a vós estão recomendados. Amém!”

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

ONDE DEUS ESTÁ AGORA?



ONDE DEUS ESTÁ AGORA?

A maior definição que o ser humano já deu de Deus é esta: “Deus é Amor”. (1Jo 4,8b). E o que é mais interessante na vida é que, para onde olharmos, seja qual for a direção ou às criaturas, vemos claramente essa expressão estampada nelas. Tudo é bom, belo e agradável a todos os sentidos; logo, tudo é fruto verdadeiramente desse Amor de Deus.

E o que nos leva a pensar desse modo? A verdade de tudo o que existe e de como podemos interagir com tudo e usufruir de tudo para o bem de todos; isto porque também nós, mais que tudo, somos fruto dessa expressão do Amor de Deus. Nenhuma criatura existe sem que Deus a tenha amado e querido. É certo dizer que o Amor, Deus, cria livremente para que o que foi criado livremente corresponda livremente a Ele.

Depois desta breve reflexão podemos responder à questão enunciada: Onde Deus está agora? Na verdade, o Senhor subjaz sustentando com Seu Amor criador cada ser que criou, não obstante o “mistério da iniqüidade” que se apresenta como joio medonho, tentando manchar ou até mesmo destruir essa Sua obra magnífica. E se tudo o que existe ainda não foi destruído pela insensatez humana é porque esse amor que Deus tem por sua criação ainda permanece o mesmo.

E por que insensatez humana? Porque o humano coopera com o “mistério da iniqüidade” toda vez que comente um ato de desamor, isto é, toda vez que descumpre a lei do amor agindo insensatamente contra si mesmo e contra as outras criaturas, desrespeitando o Senhor que deu e dá curso à nossa vida; à ponto de o negar diante de toda essa sua criação maravilhosa.

Apesar do estado de fraqueza mórbida que os homens criam quando pecam, o Senhor pacientemente espera que abram o coração à sua misericórdia, a fim de que tenham de volta a liberdade que Ele lhes deu e que foi perdida com o mal praticado. E quando os homens se arrependem, pedem perdão e voltam ao estado de graça, brilha novamente em seus corações e mentes o brilho do primeiro amor com o qual foram criados originalmente.

Porque somos obras do Senhor, desse arrependimento nosso Ele não abre mão, porque nos amou de tal maneira que nos enviou o Seu Filho amado, Jesus Cristo, para nos salvar da incredulidade e de todos os pecados cometidos e do resultado nefasto deles, pois, o modo pecaminoso nosso é o meio pelo qual o inimigo de nossas almas, o demônio, se aproveita para tentar aniquilar-nos totalmente.

Na vida é assim, quando não obedecemos a Lei sublime do amor de Deus; seguimos a vereda do mal e o resultado nós já sabemos qual é, pois, esse resultado maléfico se faz presente atualmente em todas as partes da terra: roubos, mentiras, enganos, ganância, vícios de toda espécie, violência, guerras desenfreadas, assassinatos, injustiças, idolatrias, falsas doutrinas, ateísmo, propagandas enganosas, etc.

E por que tudo isso? Porque quando não amamos o nosso Criador acima de todas as coisas, tão pouco experimentamos o Seu Amor e tão pouco amamos os nossos semelhantes e até as outras criaturas como a nós mesmos.

São Francisco de Assis bem soube viver essa experiência amorosa para com Deus e em conseqüência para com todas as suas criaturas, especialmente para com os homens, pois dizia repetidamente: “o Amor não é amado, o Amor, o Amor não é amado..., amemos o Amor”.

“Vós sois digno, Senhor nosso Deus, de receber a honra, a glória e o poder, porque todas as coisas criastes, e é por vossa vontade que existem e subsistem porque vós mandais”. (Ap 4,11).

EM SÍNTESE...

“Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.

“Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados”.

“Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito. Nisto é que conhecemos que estamos nele e ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito”.

“E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus”.

“Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele”.

“Nisto é perfeito em nós o amor: que tenhamos confiança no dia do julgamento, pois, como ele é, assim também nós o somos neste mundo”. (1Jo 4,7-17).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A VIDA É UM GRANDE MISTÉRIO

A VIDA É UM GRANDE MISTÉRIO

A vida é um grande mistério, mas um grande mistério de amor revelado por Deus a nós; quer em nossa naturalidade (Cf. Rm 1,19-20), quer por meio dos seus santos profetas (Cf. Heb 1,1), quer ainda e, sobretudo, por meio do Seu Filho Jesus Cristo (Cf. Heb 1,2-3), que nos deu a conhecer quem somos e qual é o nosso destino eterno.

Não restam dúvidas de que a maior necessidade que o ser humano tem é a necessidade de Deus. Isto se dá porque em nenhuma criatura encontramos resposta convincente a respeito da vida, da felicidade do existir e da perenidade das mesmas.

Por mais que tenhamos algo material ou alguém, isso não nos basta, porque nossa alma anseia por aquilo que nos preencha totalmente, coisa que a materialidade, nem as criaturas conseguem fazer, visto que todos nós temos a mesma necessidade e diante da morte o “tudo” que pensamos ter, torna-se nada.

Então, é por isso que nossa alma anseia pelo Eterno que se nos revela e nos fala ao coração a todo instante, pois, o Senhor mesmo nos deu a consciência para discernirmos o que é certo e errado, a partir dos valores que cultivamos em nossa liberdade, para escolhermos o que é certo; porque não existe mais liberdade quando nos deixamos prender por aquilo que discernimos como maldade, perversão, distorção da realidade, deturpação do bem viver.

O ser humano só é humano de fato quando vive como um dom de Deus, pois, Cristo assumiu a nossa humanidade para que nos tornássemos divinos Nele. Por isso, sejamos sempre verdadeiros em nosso viver, como é verdadeiro o nosso existir; e que as nossas palavras correspondam sempre ao bem que Deus nos deu, ao dar-nos a vida.

“Em Cristo... pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência; para servirmos à celebração de sua glória”. (Ef 1,7-8.12a).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O BEM PREVALECE PARA SEMPRE...




O BEM PREVALECE PARA SEMPRE PORQUE ELE É O BEM E NÃO MUDA NUNCA

“Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos”. (Ef 2,10).

Andamos nos espaços do tempo sem medo algum do tempo em que vivemos, visto que somos amparados por Deus, nosso Pai, o Eterno que nos sustenta a cada instante. É Dele que recebemos todas as graças para chegarmos ao porto seguro de nossa salvação, Estado Perfeito de nossa comunhão com Ele que nos amou e nos ama desde toda eternidade; herança divina reservada para aqueles que lhes são fieis nas pequenas coisas.

“É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus”. (1Cor 2,9-10).

Vivemos num mundo de imagens e da fama repentina; dos ídolos criados da noite para o dia; das celebridades e tudo o que vire notícia, mesmo às custas do sacrifício dos valores morais, éticos e do bem viver. Desse modo a impressa tem noticiado com exclusividade e incansavelmente tudo o que é escandaloso, pedante, violento ou que “dê ibope”, mesmo que isso contrarie o que há de mais sagrado, a vida.

Esse nosso mundo desconhece Deus, o ignora, é indiferente e vive como se Ele não existisse e nem agisse a nosso favor; é por isso que anda nos caminhos do mal e o divulgam amplamente. Estamos cansados de vermos e ouvirmos as más notícias e os escândalos que estouram a todo instante em todas as esferas dessa nossa sociedade que a cada dia se deteriora. E cada vez mais os homens perdem o senso da fé, do amor verdadeiro, da devoção, da penitência, da religiosidade e criam seus ídolos e superstições se afastando ainda mais dos caminhos do Senhor.

Eis o que escreveu São Paulo a esse respeito: “Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade”. (2Tim 3,1-5).

O que precisamos fazer em meio a tudo isso? “Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus”. (Miq 6,8). “Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco”. (Fil 4,8-9).

Nossa vocação é céu por isso não podemos perder o sentido eterno do nosso viver, porque é aqui em meio às pequenas coisas deste mundo que plantamos as sementes do bem que colheremos na eternidade quando daqui partirmos. O tempo é curto e passa rápido, ele nos foi dado como instrumento para nos dedicarmos a Deus e ao Seu Reino de Amor e Paz. É seguindo os passos de Jesus, o Seu Filho amado, que chegaremos à Felicidade Plena, ao Bem Supremo que Ele nos oferece em seu discipulado.

Pedro começou a dizer-lhe: "Eis que deixamos tudo e te seguimos." Respondeu-lhe Jesus. "Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições e no século vindouro a vida eterna”. (Mar 10,28-30).

Paz e Bem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...