VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

terça-feira, 27 de abril de 2010

QUEM VIVER, VERÁ
















QUEM VIVER VERÁ...

O que há de mais fácil senão condenar junto com os culpados, também justos e inocentes? Nesse caso faz-se uma generalização absurda e se comete um pecado ainda maior que o pecado dos culpados... E como ficam às vítimas dos culpados? E Como ficam as vítimas inocentes, condenadas como se fossem culpadas?

De fato, temos que separar o joio do trigo, para não cometermos tal injustiça. Ou seja, devem-se punir os verdadeiros culpados, mas preservar os inocentes e abnegados e assim repararmos solidariamente as percas das verdadeiras vítimas; sejam elas às que sofreram os danos dos culpados; sejam elas os inocentes que foram julgadas como se tivessem a mesma culpa. Pois, é o que está acontecendo atualmente.

“Uma cusparada atingiu o jovem padre de cheio no rosto. Transbordando ódio, um turista desconhecido lhe gritou: “Pedófilo asqueroso!”. Silêncio. Os outros visitantes da Acrópole de Atenas olham distraidamente para a perfeita fileira de colunas de mármore. Ninguém faz nada, enquanto o jovem padre, cabisbaixo, limpa o rosto. Por esses dias se escutam muitas histórias desse tipo. Ao descer de um trem, um padre que há quarenta anos serve abnegadamente o Evangelho é alvo das mesmas palavras de insulto. Uma casa de religiosas recebe telefonemas anônimos ofensivos...”(*)

Ora, na questão da pedofilia e do homossexualismo que assola pequena parte do clero, pois, somos cerca de 400.000 mil sacerdotes em todo o mundo, dos quais 0,1% se deixou conduzir pelos espíritos imundos da pedofilia e do homossexualismo...; não sejamos ingênuos e nem nos arvoremos em juízes condenatórios, como os “donos” da mídia querem que sejamos.

Porquê, como ficam os 99,99% dos abnegados sacerdotes que se dedicam dia e noite ao serviço da salvação das almas? E ainda. Que moral têm os “donos” da mídia mundial e do Brasil, para condenar a Igreja e todos os sacerdotes como se fossem farinha do mesmo saco; se dia e noite eles implantam no coração da sociedade as mais terríveis e abomináveis práticas de depravação e deturpação da convivência humana? São esses “donos” da mídia que pelo aumento de audiência divulgam as mais imorais cenas, a ponto de o governo criar vetos em certos horários para tais cenas por serem descabidas e aviltantes ao bom senso.
O que esses “donos” da mídia, com seus veículos de comunicação poderosos, estão espalhando por ai, é que a Igreja Católica é culpada por aqueles que trouxeram para dentro dela escândalos e podridões, que não existe na Igreja, mas que ela leva a culpa por aqueles que se deixaram (0,1%) seduzir e conduzir por espíritos imundos que nada tem a ver com a salvação dos homens. Eles fazem isso porque a Igreja Católica é uma das únicas instituições na face da terra que se opõe às suas práticas abjetas que ofendem a Deus e à humana criatura com o veneno perverso e malicioso de suas mensagens satânicas midiáticas. Aliás, a calúnia sempre foi a arma que esses “senhores” midiáticos usaram e usam para aumentar ainda mais seu poderio sobre as massas ingênuas, fazendo-lhes a cabeça, à ponto de se tornarem perseguidores até de inocentes que nada têm a ver com os culpados.

“Uma histeria coletiva se espalha, insuflada por esses poderosos da Televisão e pelos “intocáveis” papas de um jornalismo pseudointelectual. É lógico que algumas reações espontâneas sejam compreensíveis. A consequência, um sofrimento incrível. A vergonha se manifesta. Os abusos, o silêncio culposo, os erros estúpidos, o covarde desvio de atenção - tudo isso são fatos reais e muito graves. Jesus Cristo terá de lavar o rosto de sua Igreja. Todos nós teremos de redescobrir a audácia de Deus ao confiar a homens tão fracos um dom tão grande como é o sacerdócio”. (*) Todavia, nada disso justifica essa perseguição esdrúxula por parte dos “senhores” midiáticos, tão e até mais culpados que os ditos “padres” pedófilos ou homossexuais de plantão.

Quem viver, verá todo esse lixo podre de nossas televisões e imprensa falada e escrita; como também as práticas malditas de homens escolhidos para fazerem o bem e optaram pelo mal, escorrendo pelo ralo do inferno onde encontrarão os demônios à quem sempre serviram. Pois, ai daqueles que tentam trazer para dentro da Igreja o que Ela não é e o que Ela não tem, ou seja, escândalos e podridões; quer pela desobediência às Leis de Deus; quer pelas acusações generalizadas não poupando, por causa dos poucos culpados, a maioria de inocentes e santos homens que dedicam a vida inteira à Deus pela salvação de todos.

Que fiquem certos, se não houver sincero arrependimento por parte de todos esses, a justiça divina não faltará no julgamento dos verdadeiros culpados por todo o mal semeado; pois, tudo o que é necessário para a salvação humana Deus já dispôs em Seu Filho Amado, Jesus Cristo, Senhor dos vivos e dos mortos. Agora, o não se arrependimento e a não mudança de vida, equivale ao pecado contra o Espírito Santo, ou seja, equivale a dizer não à salvação eterna.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

(*) Associação Brasileira Ajuda à Igreja que Sofre Caixa Postal 66051 - CEP: 05311-970 - São Paulo - SP - www.ais.org.br /

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO

















A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO

O pecado é uma herança de origem espiritual, por isso, São Paulo afirma: “Como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram...” (Rm 5,12). E ainda: “Com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus, e são justificados gratuitamente por sua graça; tal é a obra da redenção, realizada em Jesus Cristo”. (Rm 3,23-24).

O Catecismo da Igreja Católica define o pecado como sendo uma falta grave contra Deus e é traduzido por “uma palavra, um ato ou um desejo contrários à Lei Eterna”. (CIC 1849-50). Por isso, o pecado é a ausência do verdadeiro bem, visto que deixa-se o Bem Eterno pelo bem passageiro, fugaz, incapaz de satisfazer a quem o comete; o resultado nefasto de tal distorção é o vazio existencial e a morte; a não ser que haja arrependimento sincero, para se obter o perdão divino pela absolvição sacramental e assim voltar ao convívio sagrado, à perfeita comunhão com o Senhor.

Vede o que São João escreve sobre isso: “Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei. Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado.Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu”. (1Jo 3,4-6).

Ora, a Lei de Deus é um remédio, uma proteção, uma força divina contra o pecado e todo o mal. Quem a cumpre se encontra protegido porque permanece em estado de graça, isto é, de felicidade, e vive a realidade da plena comunhão com a Vontade de Deus; por isso, é intocável pelo mal por causa da inocência que carrega em si; e mesmo que passe por diversas provações, sai ileso, porque essas provações lhe servem de mérito e não de pesar.

Vejamos um exemplo disso: “Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Ordenaram-lhes então que não pregassem mais em nome de Jesus, e os soltaram. Eles saíram da sala do Grande Conselho, cheios de alegria, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus. E todos os dias não cessavam de ensinar e de pregar o Evangelho de Jesus Cristo no templo e pelas casas”. (At 5,40-42).

Também São Tiago escreve sobre isso: “Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma”. (Tiag 1,2-4).

O pecador que experimenta em sua alma a misericórdia de Cristo Jesus, experimenta a verdadeira libertação espiritual, porque Cristo é o cumprimento de toda a lei e veio da parte do Pai para nos dar a salvação. Ser salvo por Ele significa ser livre do pecado, do demônio, autor e princípio do pecado e da morte.

Sabemos por experiência natural do livre arbítrio de que somos dotados, mas isso não significa que não somos dependentes. Porém, a pior de todas as dependências é a escravidão do pecado, pois, nela se encontra a força tenebrosa demoníaca a que o ser humano se prende quando sede sua liberdade natural ao mal. Vejamos como isso acontece.

Ninguém em sã consciência comete qualquer pecado sem que, primeiro venha a tentação; segundo, ela seja aceita; terceiro, se decida pelo pecado; e quarto, se cometa o mesmo. Ou seja, ninguém em sã consciência é culpado de qualquer mal sem que aconteça esse processo; em outras palavras, pode-se muito bem, pela liberdade e autoridade de existir, dada por Deus às suas criaturas, se evitar o mal.

Aliás, São Tiago já nos alertou sobre isso:Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados”. (Tiag 1,12-16).

Também São Paulo assim discorre a esse respeito:Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela”. (1Cor 10,13).

Por acaso, da parte do Senhor, faltará para seus filhos e filhas prazer, satisfação, salvação, santidade, alegria, paz, vida eterna? Nunca. O problema é que os homens buscam esses bens em si mesmos e não em Deus, seu criador, que é a Fonte de todo Bem. Ora, fomos criados por Deus para vivermos em perfeita união com Ele pela obediência aos seus mandamentos. E mesmo os homens se desgarrando da proteção divina; o Senhor não nos deixou escravos de nossos pecados, mas veio em nosso socorro, enviando o seu Filho amado para nos resgatar e livrar de todo o mal, por sua morte e ressurreição; logo, quem vive em Cristo, vive a realidade de ser nova criatura à caminho da santificação eterna.

Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor... Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar. Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida”. (Fil 2,12a-16a).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.




sexta-feira, 23 de abril de 2010

DA PUREZA DA MENTE E DA RETA INTENÇÃO




















DA PUREZA DA MENTE E DA RETA INTENÇÃO

Com duas asas se levanta o homem acima das coisas terrenas: simplicidade e pureza. A simplicidade deve consistir na intenção, a pureza, no afeto. A simplicidade procura a Deus, a pureza o alcança e frui. Em nenhuma boa obra acharás estorvo, se estiveres interiormente livre de afeições desordenadas.

Se nada mais desejares que o beneplácito de Deus e o proveito do próximo, gozarás de absoluta liberdade interior. Se teu coração for reto, toda criatura te será um espelho de vida e um livro de santa doutrina. Não há criatura tão pequena e vil, que não dê testemunho da bondade de Deus. Se fosses interiormente bom e puro, logo verias tudo sem dificuldade e compreenderias bem.

O coração puro penetra o céu e o inferno. Cada um julga segundo seu interior. Se há alegria neste mundo, é o coração puro que a goza; se há, em alguma parte, tribulação e angústia, é a má consciência que as experimenta. Como o ferro metido no fogo perde a ferrugem e se faz todo incandescente, assim o homem que se entrega inteiramente a Deus fica livre da tibieza e transforma-se em novo homem.

Quando o homem começa a esfriar no fervor, logo teme o menor trabalho e, aceita, de bom grado, as consolações exteriores. Quando, porém, começa, perfeitamente, a vencer-se a si mesmo e a caminhar varonilmente pelas vias do Senhor, tem por leves as coisas que dantes lhe pareciam pesadas.
...

“Para os puros todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas. Proclamam que conhecem a Deus, mas na prática o renegam, detestáveis que são, rebeldes e incapazes de qualquer boa obra”. (Tit. 1,15-16).
...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Fonte: http://www.culturabrasil.pro.br/imitacao.htm (19/04/2010.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

DEIXAI-VOS CONDUZIR PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS




















DEIXA-VOS CONDUZIR PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS

“Sede santos como o vosso Pai do Céu é Santo” (Mt 5,48). Caríssimos, Jesus jamais proclamaria essa verdade se não fossemos capazes de atingir sua plenitude. A santidade é uma vocação universal, Deus nos criou para sermos santos em todos os sentidos do nosso viver.

De fato, o ser humano, criado à “imagem e semelhança” de Deus, precisa compreender e viver essencialmente o que é; sem essa compreensão e vivência, há uma distorção dos valores humanos e eternos que estão gravados em nossas almas e essa distorção se torna empecilho para permanência da vida humana e, em consequência, para tudo o que existe na criação.

Sabemos por experiência própria que não podemos contrariar as leis naturais e divinas que nos regem, pois, se o fizermos, perdemos o que somos, o que temos e vivemos, porque perdemos a vida e tudo o que a compõe. Ora, quando analisamos o comportamento humano, não podemos esquecer que é dele que depende o equilíbrio da natureza; visto que, basta um deslize comportamental, para que vidas sejam destruídas e haja transtornos e desequilíbrios de toda espécie.

Ultimamente, vemos a nossa sociedade atordoada por comportamentos sub-humanos onde vidas são dissipadas, crianças e adolescentes vilipendiados e famílias dilaceradas pelo mal causado por seres que foram criados para viver e fazer somente o bem. Caríssimos, não somos ingênuos e nem é esse o nosso intento, mas sabemos muito bem quem está por trás desses comportamentos, ou seja, o espírito da pedofilia, do homossexualismo e outros espíritos maléficos.

Tudo o que Deus criou é bom, mas é preciso que essa bondade criada permaneça ligada à fonte que a criou; logo, qualquer um que se deixe conduzir pelo espírito da pedofilia ou do homossexualismo, contraria a própria natureza, distorce a bondade recebida de Deus, causando uma série de transtornos à si mesmo e aos demais; visto que não existe satisfação permanente no desejo sexual fora do Plano de Deus para a nossa Salvação.

É como São Paulo escreve:

“Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito. Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é a vida e a paz. Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à lei de Deus, e nem o pode. Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.

Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, em verdade, está morto pelo pecado, mas o Espírito vive pela justificação. Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.

Portanto, irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne. De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados". (Rm 8,5-17).

Não condenamos ninguém porque não somos juízes; no entanto, cada um se condena ou não por aquilo que está vivendo. Jesus veio para salvar a todos, mas é preciso que todos queiram ser salvos por ele; ora, o espírito da pedofilia e do homossexualismo não vem de Deus porque Deus é inacessível ao mal.

Portanto, quando a Sagrada Escritura exclui o espírito da pedofilia e do homossexualismo do viver humano, Ela o faz com a intenção da satisfação que o Espírito Santo nos dá aqui e eternamente no Reino dos Céus.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

terça-feira, 20 de abril de 2010

PADRES PEDÓFILOS E A PEDOFILIA: PONDERAÇÕES















PADRES PEDÓFILOS E A PEDOFILIA: PONDERAÇÕES

Dom Henrique Soares da Costa (Bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju).

“Caro Leitor, em algumas partes do mundo – também no nosso País – têm surgido escândalos provocados por padres pedófilos (há também outros vários escândalos ligados à vida sexual dos sacerdotes). Na Europa, sobretudo, a imprensa e certos ambientes da Igreja ditos progressistas vêm procurando associar esses tristes e inaceitáveis casos ao celibato. Eis algumas ponderações que gostaria de fazer:

1. Há, sim, na Igreja, sacerdotes pedófilos. É triste, é vergonhoso, mas é verdade. Eles não estão nela porque a Igreja os promove e os acolhe... Há sacerdotes pedófilos, como há pastores evangélicos pedófilos, pais de família pedófilos, professores pedófilos, juízes pedófilos, médicos, psicólogos, militares e jornalistas pedófilos... Nem mais nem menos! Aliás, como já acenei, a grande maioria dos abusos de menores dá-se no recinto do próprio lar.Quando era padre, acompanhei muitos desses dramas dolorosos e de difícil resolução...

Então, por que aparecem muito mais os casos de padres pedófilos? Por vários motivos. Eis alguns: (1) É muito mais difícil para um sacerdote se esconder; (2) os casos com padres são mais divulgados pelo potencial de escândalo e de atrair atenção; (3) há o contato de muitos padres com jovens coroinhas e jovens educandos nas escolas católicas; (4) em alguns países há uma indústria mafiosa para arrancar dinheiro da Igreja com casos de pedofilia verdadeiros ou forjados...

2. Associar a pedofilia ao celibato é pura má fé! Uma coisa é totalmente independente da outra. Um pedófilo pode mascarar-se por baixo do ministério sacerdotal como pode encapar-se num casamento! E são tantos! O celibato é um dom de Deus para a Igreja e, que fique bem claro: não há nenhuma propensão do Papa e do episcopado de suspender a disciplina atual, que exige o celibato dos sacerdotes! A crise de vocação não é motivada pelo celibato, como também a crise de fidelidade não tem no celibato sua causa! A crise é de fé, não de celibato!

3. É preciso deixar claro o seguinte: o atual processo de secularização, de banalização do sagrado, da redução do sacerdócio a uma profissão e do padre a um fazedor de pastoral - esquecendo a ontologia mesma do sacerdócio, isto é, a essência, o ser mais profundo do padre, que pelo sacramento da Ordem torna-se um homem de Deus, um outro Cristo, um homem inteiramente consagrado “às coisas de Deus” -, é isto, precisamente, que leva ao relaxamento e ao enfraquecimento da vida moral de tantos padres.

Há uma tendência, até mesmo em certos setores da Igreja, de ver o padre de modo secularizado, tirando-lhe todo o sentido sagrado e místico. Até na nomenclatura, quantas vezes, em tantos ambientes teologicamente doutos, evita-se chamar o padre de sacerdote para denominar-lhe simplesmente presbítero... É de fé católica e é indispensável recordar: o padre deve ser um homem de Deus, um homem sagrado e consagrado, um homem cujo modo de ser e de viver deve trazer claramente as marcas do Eterno!

4. Nunca nos esqueçamos: somos pecadores! O padre, como qualquer outro ser humano, é membro de uma humanidade ferida, com falhas, com más tendências, com fraquezas. Os padres são assim, os casados são assim, a humanidade toda é assim! O cristianismo ensina claramente que todos somos marcados pela ferida do pecado original. Não somos certinhos, bonzinhos, cheirosinhos! Somos lavados por Cristo, salvos por Cristo, recuperados, curados pela cruz de Cristo!

Não é por acaso e não é jogo de cena que ao início de toda Missa comecemos por bater no peito pedindo perdão. O pecado é uma realidade concreta, forte, próxima, presente na nossa existência. Contra o pecado é necessária a vigilância, a oração, a mortificação, uma profunda adesão ao Senhor. Nunca nos deveríamos assustar com o pecado, mas olhar para o remédio, que é Cristo, e dele fazer uso!

Sempre houve padres com más tendências na área sexual-afetiva. Muitos desses conseguiram superar e integrar suas misérias com uma vida espiritual séria e devota. Com a oração, a sincera busca da direção espiritual, a confissão e os demais meios que a Igreja nos oferece para buscar a santidade; é possível ir superando as feridas e quedas e ser um santo sacerdote, um verdadeiro homem de Deus. O padre, o cristão não são uns impecáveis, mas pessoas a caminho no seguimento de Cristo, olhando para ele, nele colocando a esperança, nele procurando o perdão e nele crescendo dia por dia, até o Dia eterno.

O problema é que com a secularização e o relativismo atuais, tudo parece permitido, tudo é jogado na conta da misericórdia de Deus, tudo é resolvido psicologicamente! Penso que um dos maiores problemas para uma verdadeira e leal vivência do celibato dos padres é, precisamente, a secularização, isto é, a mundanização; a perda da consciência e dos sinais de uma clara identidade que mostra que o sacerdote é um homem de Deus.

Muitos na Igreja alegam que os sinais de uma identidade (no agir, no rezar, no modo de viver, no vestir, no modo de se divertir...) são uma capa para esconder insegurança e vida dupla... Não concordo de modo algum! Há, realmente, aqueles, que se prendem de modo exagerado e patológico a sinais externos, como as vestes eclesiásticas e paramentos, descuidando-se de outros aspectos importantes e até mesmo do cultivo de uma piedade profunda, madura e integrada, de um zelo pastoral verdadeiro, de uma simplicidade de vida, sem ostentações ou luxos e sem excessivas preocupações materiais.

Mas, daí, a se afirmar, como é costume hoje em muitos meios da Igreja, que valorizar o sagrado do sacerdócio é sinal e sintoma de hipocrisia, de carreirismo, de exibicionismo, de autoafirmação e mascaramento, é realmente um passo muito comprido e serve somente para justificar o outro extremo: a secularização, a vida sem piedade, uma compreensão do sacerdócio de modo simplesmente humano, funcional e mesmo profissional...

5. Vivemos num mundo complexo, paganizado, em crise de valores... Os jovens que entram no seminário não vêm do céu, mas do mundo. É fácil tirar o menino do “mundo”, mas tirar o “mundo” do menino, como é difícil. Aqui a urgência de uma formação seminarística que dê mística sacerdotal sólida, madura e profunda aos candidatos ao sacerdócio, também a necessidade de conhecer a dinâmica afetiva dos seminaristas.

É preciso ter bem claro: um rapaz que não consiga ser casto no celibato não pode, de modo algum, ser padre! Um rapaz com tendências pedófilas tem que ser imediatamente mandado embora do seminário. Do mesmo modo, um sacerdote que se mostra incapaz de viver seu celibato deve ser aconselhado a deixar o exercício do ministério e, no caso de pedofilia, deve ser realmente excluído do exercício do sacerdócio: deve ser demitido do estado clerical.

Quanto à tão propalada condescendência de Igreja com padres pedófilos no passado, é bom não esquecer que não se tinha nem de longe ideia da extensão e da gravidade da situação dessas pessoas pedófilas... O problema da pedofilia na sociedade é uma realidade que emergiu há poucas décadas atrás e ainda nos surpreende a todos!
6. É bom também que se saiba que na Igreja há o Direito Canônico: ninguém pode ser condenado sem uma acusação formal, sem ser antes advertido, sem o direito de defender-se. Não é justiça e é contra a caridade promover pura e simplesmente uma caça às bruxas. Como também é pecado grave de omissão por parte da autoridade eclesiástica simplesmente fechar os olhos para os escândalos e delitos dos sacerdotes: é necessário tomar corajosamente as medidas cabíveis!

7. Uma coisa importante: a infidelidade de muitos não pode deixar na sombra a fidelidade heroica e silenciosa de muitos e muitos tantos que, no dia-a-dia, sem aparecer em jornais, dão um esplêndido testemunho de amor a Cristo e aos irmãos. Que ninguém duvide: a grande maioria de nossos padres vive com alegria e amor a Cristo o seu celibato e é digna de todo o respeito e toda a confiança de nossa parte!

Os católicos devem ter muito cuidado com uma imprensa em geral anticristã e sensacionalista, preocupada não com a verdade, mas com o escândalo. Quanto já se tentou incriminar o Santo Padre dos mais variados modos! Quanto já se deturpou atitudes e palavras do Papa! Que inferno fizeram os meios de comunicação com o caso da menina do aborto de Alagoinha, em Pernambuco... Até quando seremos ingênuos, achando que os meios de comunicação transmitem a mais pura verdade, sem escusos interesses por trás da notícia?

8. Uma última observação: nos momentos de glória e beleza da vida da Igreja (como, por exemplo, no sepultamento de João Paulo II) é fácil estufar o peito e declarar-se católico. O católico verdadeiro, o verdadeiro filho da Igreja, é aquele que nos momentos de dor e de escândalo, quando a Igreja é apedrejada, chora com sua Mãe católica, crava os olhos em Cristo, reza e permanece fiel.

Para este, vale a palavra do Salvador: “Fostes vós que permanecestes comigo em todas as minhas tribulações!” Nunca esqueçamos: o mundo não está preocupado com o bem da Igreja ou das vítimas da pedofilia, mas com o escândalo, o sensacionalismo e a imposição hipócrita do politicamente correto. É só!”

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Fonte: From: jacksonjufra@hotmail.com
Date: Mon, 12 Apr 2010 20:33:36 +0000
Subject: [JUFRABrasil] FW: Padres pedófilos e a pedofilia: ponderações

sábado, 17 de abril de 2010

FILHINHOS, NINGUÉM VOS SEDUZA




















FILHINHOS, NINGUÉM VOS SEDUZA...

Vivemos em um mundo...
confuso, barulhento...
Repleto de intentos...
e de peripécias humanas descabidas...
Fruto de práticas pervertidas...
que nos cercam por todos os lados...

E o descaso eminente das autoridades constituídas...
Se faz presente bem à nossa vista,
sem nenhuma reação consistente...
E ao que parece, ficamos impotentes,
creio por falta de cultivo...
dos verdadeiros valores da vida...

Na realidade,
fazemos a leitura de fatos acontecidos...
ou que estão acontecendo...
Mas, o que são eles senão frutos de decisões...
Tomadas no mais íntimo de cada um de nós?
Assim, tocamos o viver a todo custo...
Porque, infelizmente, o pecado...
tornou-se o objeto mais desejado e praticado...
pela maioria de nossa população...

E o que vemos é um reflexo do que é praticado...
Eivado de “prazer” aparente...
tomado pela consistente presença do mal...
E como estão deixando o mal no comando...
sua primeira esperteza,
é negar a si nas ações maléficas praticadas...
para que possa assim,
agir ocultamente...

Com isso...
Não estou tirando a culpa dos culpados...
Mas, apenas digo que estão contaminados,
por livremente tomarem decisões perversas,
adversas ao bem viver...

E por quê isso acontece?
Por causa do pecado cultivado...
que torna a vida um fardo pesado...
Isto é, um verdadeiro tormento...

Ora...
O mesmo ser que assassina pra roubar...
podia muito bem praticar atos de puro amor...
Mas, vindo de um lar violento...
reproduz esse mesmo intento em igual ou maior proporção...
E assim se torna um indivíduo perdido,
perturbado, enlouquecido....
invadido por toda espécie de opressão...

Logo, se assim se deixam contaminar...
Como esperar que a nossa sociedade...
Viva uma vida harmoniosa...
Esplendorosa...
Detentora somente do bem?

Cá pra nós, por nós mesmos...
isso é praticamente impossível...
Porque o inimigo com quem lutamos...
não é visível, mas invisível...
Porém, previsível...
E por isso mesmo pode ser vencido...
Por meio da fé em Jesus Cristo...
E essa fé nasce da verdadeira conversão...
...
Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado. Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu.

Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também (Jesus) é justo. Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio.

Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus. É nisto que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão. (1Jo 3,5-10).
...

S. Miguel Arcanjo,
defendei-nos no combate
contra os principados e as potestades,
contra os chefes deste mundo de trevas,
contra os espíritos malignos
espalhados pelos ares (Ef. VI, 10-12).

Vinde em auxílio
dos homens que Deus fez
à sua imagem e semelhança,
e resgatou com grande preço
da tirania do Demónio (Sab. II, 23-24; I Cor. VI, 20).

É a vós que a Santa Igreja venera
como seu guardião e patrono,
vós a quem o Senhor confiou as almas resgatadas
para as introduzir na felicidade celeste.

Suplicai, pois, ao Deus da Paz,
que esmague Satanás sob os nossos pés
a fim de lhe tirar o poder para prejudicar a Igreja.

Apresentai ao Altíssimo as nossas orações
para que depressa desçam sobre nós
as misericórdias do Senhor.
E sujeitai a antiga serpente
– que não é outro senão o Diabo ou Satanás –
para o precipitar encadeado nos Abismos,
de modo que não possa,
nunca mais, seduzir as nações. (Apoc. XX, 3).
...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.


quinta-feira, 15 de abril de 2010

ACIMA DE TODOS OS LIMITES











ACIMA DE TODOS OS LIMITES

O verbo é Deus...
E mantém na existência toda a criação...
E assegura o bem de tudo quanto existe...
Por isso, todos nós que fomos batizados,
Eleitos segundo a presciência de Deus,
nos rejubilamos com a sua ressurreição...
e a nossa participação na sua natureza divina...

A ressurreição de Jesus,
o Verbo de Deus humanado...
foi a primeira certeza...
gravada por Deus em nossas almas,
quando do nosso batismo...
Além, é claro, de nossa filiação...
e da realização da vontade do Senhor...
a nosso respeito...

Logo, a ressurreição de Cristo Jesus...
é também a maior graça que recebemos,
porque por ela sabemos que a vida não tem fim...
E que a morte não é a rainha da terra...
porque a justiça divina é imortal...
O que antes era impossível à humanidade...
agora se tornou, na realidade, sua maior vitória...
Cristo em nós ressuscitado,
verdadeira esperança de glória...

Onde já se viu tamanha novidade?
Onde já se viu a verdade natural...
elevada à plenitude da perfeição?
De fato, não tem em si tal convicção...
aqueles que trilham a senda da maldade...
Estes, jamais verão a luz...
porque abandonaram a cruz de Jesus...
Para viverem em meio às trevas da solidão...
dos pensamentos vãos...
e das práticas nefastas...

Ora, quem contesta a lei do amor...
vive a dor de não ter saída...
para os imbróglios daquilo que cultiva...
Porque vive sem razão alguma...
A não ser as razões da incredulidade...
que os torna, na verdade,
inimigos de Deus...

Não pode ter razão verdadeira...
quem nega sua origem divina...
Porque vive a triste sina...
da negação de si mesmo...
e de toda a vida...

Insensatos...
A razão é limitada.
A Sabedoria do Senhor...
Não tem limites...
E porque é Eterna...
não cabe nos caprichos...
nem nos corações depravados,
airados e cheios de si mesmos...

Pobres mortais...
Até quando permanecereis cultivando o nada?
Será que é pouca a liberdade que vos é oferecida...
para além desta vida;
no todo sempre do Reino dos Céus?
Por que não acreditais?
Porque a verdade foge dos vossos limites...
E vai muito além do que pensais...
E como não quereis crer, a combateis...
mesmo sabendo que jamais a vencereis...

Ó ledo engano humano...
De nós mesmos pouco ou nada podemos...
Na verdade a Sabedoria divina...
só tem lugar nos corações humildes...
naqueles que não vivem para si...
mas para Quem os criou...

Portanto...
Se quisermos atingir a plenitude da perfeição...
Temos que abrir o coração...
para amarmos o Senhor...
Acima de todas as coisas...
Acima de nós mesmos...
e de todos os limites...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

domingo, 11 de abril de 2010

OS PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO















OS PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO

Catecismo Maior de São Pio X.

“Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro”. (Mt. 12,32)

“Quanto pior castigo julgais que merece quem calcar aos pés o Filho de Deus, profanar o sangue da aliança, em que foi santificado, e ultrajar o Espírito Santo, autor da graça!” (Hb. 10,29)

O pontificado do Papa São Pio X de 1903 a 1914 – em seu Catecismo Maior, ensinou que são seis os pecados contra o Espírito Santo:

O pecado contra o Espírito Santo consiste na rejeição da graça de Deus; é a recusa da salvação. Implica numa rejeição completa à ação, ao convite e à advertência do Espírito Santo.

1º – Desesperar da salvação: quando a pessoa perde as esperanças na salvação, achando que sua vida já está perdida e que ela se encontra condenada antes mesmo do Juízo. Julga que a misericórdia divina é pequena. Não crê no poder e na justiça de Deus.

2º – Presunção de salvação, ou seja, a pessoa cultiva em sua alma uma idéia de perfeição que implica num sentimento de orgulho. Ela se considera salva, pelo que já fez. Somente Deus sabe se aquilo que fizemos merece o prêmio da salvação ou não. A nossa salvação pode ser perdida, até o último momento da nossa vida, e Deus é o nosso Juiz Eterno. Devemos crer na misericórdia divina, mas não podemos usurpar o atributo divino inalienável do Juízo.

O simples fato de já se considerar eleito é uma atitude que indica a debilidade da virtude da humildade diante de Deus. Devemos ter a convicção moral de que estamos certos em nossas ações, mas não podemos dizer que aos olhos de Deus já estamos definitivamente salvos.

Os calvinistas, por exemplo, afirmam a eleição definitiva do fiel, por decreto eterno e imutável de Deus.

A Igreja Católica ensina que, normalmente, os homens nada sabem sobre o seu destino, exceto se houver uma revelação privada, aceita pelo sagrado magistério. Por essa razão, os homens não podem se considerar salvos antes do Juízo. (Cf. 1Cor 4,5).

3º - Negar a verdade conhecida como tal pelo magistério da Santa Igreja, ou seja , quando a pessoa não aceita as verdades de fé (dogmas de fé), mesmo após exaustiva explicação doutrinária. É o caso dos hereges.

Considera o seu entendimento pessoal superior ao da Igreja e ao ensinamento do Espírito Santo que auxilia o sagrado magistério.

4º – Inveja da graça que Deus dá aos outros. A inveja é um sentimento que consiste em irritar-se porque o outro conseguiu algo de bom. Mesmo que você possua aquilo ou possa ganhar um dia. É o ato de não querer o bem do semelhante. Se eu invejo a graça que Deus dá a alguém, estou dizendo que aquela pessoa não merece tal graça, me tornando assim o juiz do mundo. Estou me voltando contra a vontade divina imposta no governo do mundo. Estou me voltando contra a Lei do Amor ao próximo. Não devemos invejar um bem conquistado por alguém. Se este bem é fruto de trabalho honrado e perseverante, é vontade de Deus que a pessoa desfrute daquela graça.

5º – A obstinação no pecado é a vontade firme de permanecer no erro mesmo após a ação de convencimento do Espírito Santo. É não aceitar a ética cristã. Você cria o seu critério de julgamento ético. Ou simplesmente não adota ética nenhuma e assim se aparta da vontade de Deus e rejeita a Salvação.

6º – A Impenitência final é o resultado de toda uma vida de rejeição a Deus: o indivíduo persiste no erro até o final, recusando arrepender-se e penitenciar-se, recusa a salvação até o fim. Consagra-se ao Adversário de Cristo. Nem mesmo na hora da morte tenta se aproximar do Pai, manifestando humildade e compaixão. Não se abre ao convite do Espírito Santo definitivamente.

Paz e Bem!

Fonte:
http://www.derradeirasgracas.com/2.%20Segunda%20Página/Documentártio%20da%20Igreja/OS%20PECADOS%20CONTRA%20O%20ESPÍRITO%20SANTO.htm (11/04/2010).

sábado, 10 de abril de 2010

UM RELATO SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL















UM RELATO SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL

A DAMA DE FERRO versus QUASEMORTO versus OS DEMAIS...

Perfil dos futuros candidato(a)s :

A DAMA DE FERRO: parece fria e severa como o próprio ferro...
O QUASEMORTO: pelo poder, vende a alma ao Dono da Mídia – “fazemos qualquer negócio”...
+ OU – COTADO: tem moral sombria, fala muito sem olhar o próprio rastro...
- COTADA: falta fôlego; seus sequazes não a abonam...
OS DEMAIS: sem comentários – faz de contas que serei presidente...

Plataforma Político Partidária:

A DAMA DE FERRO: tem um partido que defende entre outras bandeiras: a legalização do aborto; o casamento de pessoas do mesmo sexo; o banimento dos símbolos religiosos das repartições públicas e estados; a morosidade da justiça no julgamento das invasões de terra, etc.etc.etc...
O QUASEMORTO: Tem um partido com bases fincadas na Maçonaria, de cujas fileiras saem os piores vilões do poder neste país – desde muito ocupam todas as esferas do poder – e é por isso mesmo que esse “nosso” País nunca foi pra frente...
+ OU – COTADO: sem plataforma, é só peso morto...
- COTADA: ecologia...ecologia...eco...Será mesmo?
OS DEMAIS: são só os demais... e nada mais...

Alianças Políticas:

A DAMA DE FERRO: seu partido aliou-se a uma das piores corjas partidárias que existe atualmente na política nacional...
O QUASEMORTO: seu partido é velho aliado dos filhotes da ditadura que nunca largou o poder e quando o perdeu, fez de tudo para esse que país não desse certo; em outras palavras, eles são um câncer sem cura...
+ OU – COTADO: não sabe direito se vai ser candidato... Só está testando os institutos de pesquisa pondo o seu nome no páreo...
- COTADA: sabe que não tem chance alguma, mas quer manter a moral...
OS DEMAIS: aceito qualquer migalha do tempo de TV... Quem quer me dá esse tempo? Alie-se a mim...

Governos Anteriores:

A DAMA DE FERRO, vem montada no maior presidente, via índice de aprovação, que esse país já teve, porém, com sérias ressalvas...Creio que a nação tem saudades do sindicalista dos anos oitenta...

O QUASEMORTO é também quase cópia fiel do sociólogo ateu que quase vendeu esse País com o dinheiro do próprio País aos empresários, seus correligionários, e olha que faltou pouco. Hoje em dia a triste criatura apoia a legalização da maconha, mas creio que é porque ficou esquecido e desprezado pelos seus “páreas” e quer chamar a atenção sobre si de alguma maneira... “Falem mal, mas falem de mim”... Risos... Essa frase lembra uma outra raposa velha bem conhecida do público...

OS OUTROS: desculpem-me, pegaram carona ou continuam andando a pé...

Moral da história:

Em quem votar? Na Dama de Ferro, no Quasemorto ou nos Demais que também não são flor que se cheire?...

Eis o grande dilema...

Observações finais:

1ª) Obs: E como ficam os fichas sujas? Será que vão jogar mais de um milhão de assinaturas da emenda contra eles no lixo?

Esses políticos chamados fichas sujas – 40% dos parlamentares do atual Congresso Nacional e mais um outro tanto nos Estados da Federação, ou seja, ao todo cerca de 60% dos futuros candidatos – um verdadeiro mar de lama – foram eleitos fraudando as eleições por meio da compra de eleitores corrompidos ou por eleitores que deram ouvidos aos conselhos da Mídia velha de guerra, acostumada a mandar e desmandar neste país, cujo Chefe se chama MENTIROSO...
2ª) Obs: Um desses fichas sujas (Mestre Maçônico), cujo nome uma pobre planta lhe cedeu, se encontra detido por milagre; sim, por milagre, porque político corrupto neste País não fica preso, mas apenas detido e isso por pouco tempo. Aliás, já viram, fora os Demos do DF, algum político corrupto preso? Perguntem à Suprema Corte... Ela, para estes casos, continua cega e surda como a (in)justiça... Eis a saudação mais corrente em suas decisões políticas: HABEAS CORPUS...

Indagação final:

Chamo a atenção de todos...
Este é o relato de uma tragédia previsível, DA ATUAL POLÍTICA BRASILEIRA...
Por favor, leiam novamente e respondam se possível...

Pra que mãos está indo o poder político deste “nosso” País? Ou seja, a administração de cerca de 186.690.583 de vidas - habitantes, 2008 (fonte: IBGE)?
...

PS: O Chefe da Mídia, chamado MENTIROSO, fará de tudo pra que QUASEMORTO ganhe o pleito; caso perca para a DAMA DE FERRO, ele fará de tudo pra que ela governe seguindo seus padrões; e caso ela se negue a isso; ele fará de tudo, até dar cabo de sua vida, para que seu subalterno, o chefe da Corja, governe, porém, conforme os seus ditames... Como fez antes com o Mamulengo de Minas e colocou no seu lugar o fantoche Bigodudo, aquele dos lençóis maranhenses... Lembram do primeiro governo pós ditadura? Assim, o “Dono” da Mídia, manterá todos eles no inferno, inclusive a própria Mídia, sua arma mais poderosa...
...
VADE RETRO SATANÁS...
...

Paz e Bem!

Aos cidadãos de bem deste País...

Aos que não compreendem e nem vivem sua cidadania, lamento, mas estão indo pelo mesmo caminho que dá na “porta larga” da perdição... Só existe uma saída pra que haja mudança de rumo neste País, tomar consciência de todos esses pecados e se converter...

Frei Fernando,OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...