VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

segunda-feira, 31 de maio de 2010

DESVENDANDO O MISTÉRIO DA VIDA


















DESVENDANDO O MISTÉRIO DA VIDA

Nada se compara ao Mistério da Vida...
Aliás, sabemos o começo desse Mistério,
mas não alcançamos o fim...
Porque esse mistério é assim...
Sabemos Dele...
Vivemos Nele e Dele...
Mas não o conhecemos ainda...

Ora, o maior de todos os mistérios...
é o Mistério da Santíssima Trindade...
Verdade indiscutível porque inatingível...
Porém, esse Mistério tem em Jesus Cristo,
Senhor do céu e da terra,
A mais Perfeita Revelação...

Por Ele conhecemos quem é Deus...
Deus é Pai...
É Filho...
É Espírito Santo...
Deus é Amor...

Agora, vejamos, então,
o mistério da criação...
Nele tudo é verdade...
Porque, tudo o que existe é...
Até que não exista mais aos olhos deste mundo...

Nele tudo é bondade...
Porque a vida é boa...
Não obstante a maldade que muitos cultivam...
Contradizendo a si mesmos e toda criação...

Nele tudo é liberdade...
Porque tudo e todos têm o poder de existir e decidir...
Têm o poder de escolher...
Têm o poder de permitir ou não permitir...
Têm até o poder de perder ou manter a própria liberdade...

Então, quem é, na verdade, a força que nos move?
Quem está a nos sustentar na existência?
E, qual é o sentido último da vida?
Não há resposta definitiva nas criaturas...
Porque tudo e todos que vivemos, dependemos...

Ora, o que desejamos transpõe o que somos...
Porque nenhum de nós é feliz em si e por si mesmo...
Porém, muitos e muitos não admitem isso...
Por isso, caem no egoísmo...
No subjetivismo...
E em tantas outras armadilhas perversas...
Que a si mesmos se impõem...

Logo, precisamos entender que,
a maior de todas as necessidades que temos...
é a necessidade de Deus...
Porque Nele nos sentimos seguros...
Nele, nada nos falta...
Nele a vida é farta...
Porque é para sempre...

Assim podemos concluir...
Deus É Amor e sempre Será...
Ele é a nossa única esperança...
E é pondo nossa confiança em Jesus Cristo, Seu Filho,
que alcançamos o que por nós mesmos não podemos alcançar...
A ressurreição dos mortos...
A vida do mundo novo que há de vir...
E a Glória que se seguirá...
...
Leia: Efésios 1,3-14
...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.



sexta-feira, 28 de maio de 2010

A MÃE DE DEUS É TAMBÉM MÃE DA IGREJA






















A MÃE DE DEUS É TAMBÉM MÃE DA IGREJA

Deus não tem princípio nem fim porque Deus é e sempre será, ou seja, Deus é Infinito; porém, ao assumir a natureza humana, na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo, segunda Pessoa da Trindade Santa, em Seu Mistério de Amor, Deus quis nascer, quis ter uma Mãe; e na nova economia da salvação, pela qual fez novas todas as coisas, no-la deu como a nova Eva, isto é, a mãe de todos os filhos do Reino, que tem na visibilidade da Igreja sua estadia neste mundo.

Ora, a primeira providência divina na economia da salvação da humanidade foi exatamente a gestação da Igreja, nascida do coração de Jesus, tendo Pedro como sua pedra fundamental: “E eu te declaro, disse Jesus à Céfas: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 16,18-19). Visto que, Jesus é o Filho de Maria (Cf. Jo 19, 26-27), logo, a Mãe do Filho de Deus é também Mãe da Igreja, Seu Corpo Místico, do qual Ele é a Cabeça e nós somos os membros, conforme nos ensina São Paulo (Cf. Col 1,18.24).

Vejamos como foi dado esse título à Virgem Santíssima: “Mãe da Igreja é um título, oficialmente dado a Virgem Maria durante o Concílio Vaticano II pelo Papa Paulo VI”. (*) Em seu discurso, o Santo Padre dizia: "Para a glória da Virgem e para nosso conforto, proclamamos Maria MÃE DA IGREJA, isto é, de todo o povo de Deus, tanto dos fiéis quanto dos Pastores que lhe chamam de Mãe Amorosíssima; e queremos que com esse título suavíssimo seja a Virgem doravante honrada e invocada por todo o povo cristão". (Paulo VI, discurso de 21 de novembro de 1964).

“Esse título foi utilizado pela primeira vez por Santo Ambrósio de Milão (338 - 397) e redescoberto por Hugo Rahner, um jesuíta irmão do teólogo Karl Rahner. Maria é vista como mãe da Igreja e de todos os seus membros, ou seja, todos os cristãos, pois os cristãos na Bíblia são parte do corpo de Cristo, a Igreja, [como foi dito acima]. Eles, portanto, compartilham com Cristo a paternidade de Deus e também a maternidade de Maria”. (*)

O Catecismo da Igreja Católica afirma: "A Virgem Maria... É reconhecida e honrada como a verdadeira Mãe de Deus e do Redentor... Ela é também verdadeiramente ‘Mãe dos membros de Cristo... porque cooperou pela caridade para que na Igreja nascessem os fiéis que são os membros desta Cabeça’. (LG 53)... Maria, Mãe de Cristo, Mãe da Igreja”. (CIC 963).

Portanto, vemos que Deus, sem princípio nem fim, “o Pai de nossas almas” (Cf. Hb 12,9), quis uma mãe para Si neste mundo e nos deu essa Mãe para formarmos sua Família divina, presente em Seu Corpo Místico, a Igreja que caminha a passos largos rumo à plenitude do Reino dos Céus.

Oração: “Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte”. Amém! (Liturgia bizantina, Tropário da Festa da Dormição).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.




quarta-feira, 26 de maio de 2010

COMO ACONTECERÁ ISSO, SE NÃO CONHEÇO HOMEM?






















“COMO ACONTECERÁ ISSO, SE NÃO CONHEÇO HOMEM?” [Lc 1,34]

A Encarnação do Verbo é obra do poder, da caridade e da misericórdia de Deus.

Chamamos de milagre o acontecimento que ultrapassa a nossa compreensão racional e não podemos explicar a partir de nosso conhecimento acumulado; quando, porém, não compreendemos, mas podemos explicar, chamamos a essa explicação de teoria porque falta à ela a comprovação devida, isso para os fenômenos naturais. Quando tratamos da fé religiosa, todo acontecimento para além de nossa compreensão racional, chamamos revelação, isto é, graça inefável concedida por Deus àqueles que o amam e obedecem às suas leis; porque, como disse são Paulo (Cf. 1Cor 2,12-16), “as coisas espirituais só podem ser compreendidas em termos espirituais”. Ora, para nós que vivemos a fé católica, a Encarnação do Verbo, mais que revelação, é uma “Teofania”, isto é, uma ação direta de Deus na natureza, especificamente na natureza humana na pessoa de Maria, a Mãe de Jesus.

Vejamos o relato:

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus”. (Lc 1,26-35).

Logo, a partir dessa revelação da Sagrada Escritura, compreendemos que o Senhor Deus Misericordioso e Todo Poderoso, nos visitou diretamente na pessoa de Seu Filho Jesus que assumiu a nossa natureza humana pela “Teofania” do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, nos dando a compreensão, pelo mesmo Espírito, do Seu Plano Salvífico para a nossa Redenção. Assim, entendemos que por Sua Vontade, Deus criou todas as coisas por meio do Seu Filho Jesus e do Espírito Santo; e agora, leva à plenitude essa sua obra criada, porém, com o participação direta da humana criatura. Desse modo, “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade”. (Jo 1,14).

Caríssimos irmãos e irmãs, Maria é a Mãe de Jesus, o Filho de Deus humanado, e foi por meio dela que Ele entrou no mundo e o redimiu nos dando o Seu Espírito para nos conduzir à glória da ressurreição; portanto, ela, a Virgem Santíssima, é a primeira redimida e a primeira que recebeu a vida eterna ainda neste mundo. Felizes de nós que cremos e recebemos tão grande graça e participamos dela diretamente, pois, por meio da Encarnação do Filho de Deus, recebemos a divinização de nossa natureza, visto que, nossa carne está glorificada com Cristo e Maria lá nos céus, morada definitiva de todos nós que fomos redimidos por Ele em seu amor.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.



segunda-feira, 24 de maio de 2010

VIVA ESTÁ A PALAVRA, QUANDO FALAM AS OBRAS























«VIVA ESTÁ A PALAVRA, QUANDO FALAM AS OBRAS»

Pentecostes é a palavra grega que quer dizer «quinquagésimo». Este quinquagésimo dia, que o povo judaico festejava, contava-se a partir do dia em que tinham imolado o cordeiro pascal; e isto porque, cinquenta dias depois da saída do Egito, a Lei foi dada no cume incendiado do monte Sinai. Assim também, no Novo Testamento, cinquenta dias depois da Páscoa de Cristo, o Espírito Santo descia sobre os apóstolos e aparecia-lhes sob a forma de fogo. A Lei foi dada sobre o monte Sinai, o Espírito sobre o monte Sião; a Lei foi dada no cume da montanha, o Espírito no Cenáculo.

«Todos os discípulos estavam reunidos no mesmo lugar. Subitamente fez-se ouvir um grande barulho». [...] Como diz o salmo, «o ímpeto do rio alegra a cidade de Deus» (Sl 45, 5). Um grande barulho acompanha a chegada Daquele que vem ensinar os fiéis. Notai como isso está de acordo com o que lemos no Êxodo: «Era já chegado o terceiro dia, e já tinha amanhecido, eis senão quando começaram a ouvir-se trovões, e o fuzilar de relâmpagos; e uma nuvem muito espessa cobriu o monte e um som de buzina muito forte atroava e todo o povo se atemorizou» (19, 16).

O primeiro dia foi a Encarnação de Cristo; o segundo dia foi a Sua Paixão; o terceiro dia é a missão do Espírito Santo. Chegou este dia: ouve-se o trovão, faz-se um grande barulho; brilham os relâmpagos, os milagres dos apóstolos; uma espessa nuvem – a compunção do coração e a penitência – cobre a montanha, o povo de Jerusalém (At 2, 37-38). [...]

«Apareceu-lhes então como línguas de fogo». As línguas, as da serpente, de Eva e de Adão, tinham aberto à morte o acesso a este mundo. [...] É por isso que o Espírito aparece sob a forma de línguas, opondo línguas às línguas, curando pelo fogo o veneno mortal. [...] «Eles começaram a falar.» Eis o sinal da plenitude; o vaso repleto transborda; o fogo não pode conter-se. [...] Estas línguas diversas são as diferentes lições que Cristo nos deixou, como a humildade, a pobreza, a paciência, a obediência. Falamos essas línguas diversas quando damos ao próximo o exemplo dessas virtudes. Viva está a palavra, quando falam as obras. Façamos falar as nossas obras!

Paz e Bem!

Santo António de Lisboa (c. 1195-1231), franciscano, Doutor da Igreja
Sermões para o domingo e as festas dos santos (a partir da trad. Bayart, eds. Franciscanas 1944, p. 170)

         ©Evangelizo.org 2001-2010

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A LÓGICA DO AMOR DE DEUS



















A LÓGICA DO AMOR DE DEUS

O livro de Gênesis revela que tudo o que Deus criou é bom e verdadeiro e que essa bondade e verdade não podem ser contraditas, tendo em vista as leis naturais e divinas que nos regem. Quando há contradição em relação à bondade e verdade que somos, contrariamos a essência de nosso ser e com isso causamos desequilíbrio em toda a criação a começar por nós mesmos.

Tudo em nós funciona perfeitamente desde que permaneçamos em comunhão com as leis que nos regem e que estão gravadas em nosso ser biológico e em nossas almas. De fato, somos um mistério a ser desvendado ainda, porém, somente sob a ação da Sabedoria Divina somos capazes de desvendar esse mistério natural e sobrenatural no qual estamos inseridos por graça de Deus, nosso criador e Pai de nossas almas.

Contudo, para vivermos sob a ação da Sabedoria de Deus e desvendarmos esse mistério que somos, nos foi enviado o Espírito Santo, penhor de nossas almas, com todos seus dons e virtudes a fim de que conheçamos a Deus e o amemos interiormente e transbordemos esse amor para permanecermos em seu caminho rumo ao infinito de Sua Glória, que é a divinização de nossa natureza humana, mistério esse bem acima do que podemos entender naturalmente.

É em Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo e verdadeiro, que encontramos todas as respostas para alcançarmos a graça da vida eterna, pois, ao assumir a nossa natureza humana sem deixar a sua natureza divina, Jesus revela quem é Deus Pai e como Ele age em relação a nós e a toda criação; e ao mesmo tempo revela também como devemos agir em total submissão à Sua Vontade amorosa, pois isto diz respeito ao Plano de Deus para a nossa Salvação.

Ora, Deus é Santo e Sua Vontade é que não cometamos nenhum pecado, pois, Ele nos criou para sermos santos no amor, por isso, nos garante todas as graças e bênçãos para nossa santificação. Escrevendo sobre isso disse são Paulo: “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos”. (Ef 1,3-4).

“Assim, continua são Paulo, meus caríssimos irmãos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor... Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar. Por isso, fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida”. (Fil 2,12a.13-16a).

Logo, a lógica do amor de Deus se faz presente na criação pela expressão infinita desse amor por cada um de nós; visto que, o Senhor nos mantêm na existência mesmo se não o amamos como deveríamos amar; porém, para permanecermos Nele eternamente, precisamos dar um autentico testemunho de fé em Jesus Cristo, nosso salvador; do contrário jamais veremos a Deus ou participaremos de Sua Glória Eterna.

Destarte, afirma são Paulo: “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios. Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos. E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou”. (Rom 8,28-30).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A ÚNICA RESPOSTA CONVINCENTE


















A ÚNICA RESPOSTA CONVINCENTE

Nascemos na ordem natural, sem dúvidas...
Mas não somente para a ordem natural...
Visto que, como seres viventes...
desejamos a vida e somente a vida...
E esta, eternamente...

Mas, onde e como encontramos a vida eterna...
se o tempo que nos envolve se esvai...
e com ele nos esvaímos também?
Com certeza somente na natureza e nas criaturas...
não encontramos resposta alguma convincente...

Porém, há de se convir que,
pela experiência existencial comprovamos...
Temos uma Origem além da naturalidade que nos sustenta...
Pois ao respiramos a cada instante...
Essa fonte invisível e inesgotável...
que nos envolve e nos dá vida,
não vem dela mesma...
porque é natural e todo natural tem fim...
Assim compreendemos e cremos...
que ela vem de Deus...
e é para Deus que nos esvaímos...

O Senhor é única resposta para tudo e para todos...
E não há outra resposta convincente para nós seres viventes...
profundamente desejosos de eternidade...
Porque a verdade é uma só...
e está presente em tudo o que vemos e até não vemos...
Porque o que importa não é o ver,
mas o ser verdadeiro em tudo...

A Verdade é transparente...
A mentira não...
A Verdade é convincente, contundente...
Por isso todos a procuram além de si mesmos...
A mentira não é nada disso...
Ela é só o lixo dos que morrem por não serem verdadeiros...
Porque os que são verdadeiros não morrem...
Mas permanecem em Deus com Deus e para Deus...
Que os livra da mentira e do pai da mentira...
e de todos os mentirosos...

Bem aventurados aqueles que evitam o pecado...
Estes comungam com a Verdade...
Permanecem na Verdade...
Por isso são e viverão felizes para sempre...
Porque buscam tão somente a Vontade de Deus...
acima de todas as coisas...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.



terça-feira, 11 de maio de 2010

HOMENS NOVOS A CAMINHO DO REINO DOS CÉUS





















HOMENS NOVOS A CAMINHO DO REINO DOS CÉUS

Caríssimos, o sacramento do batismo nos confere o dom do Espírito Santo, a filiação divina e a graça de vivermos neste mundo sem pecado, livres de todo o mal. Pois, conforme São Paulo: “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!” (2Cor 5,17).

Aliás, São Paulo fala com mais precisão ainda sobre esse assunto na carta aos Efésios: “Eis o que digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, que andam à mercê de suas ideias frívolas. Têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento de seu coração mantêm-nos afastados da vida de Deus. Indolentes, entregaram-se à dissolução, à prática apaixonada de toda espécie de impureza. Vós, porém, não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo,    se é que o ouvistes e dele aprendestes, como convém à verdade em Jesus”. (Ef 4,17-21).

Também São João fala do novo nascimento; quando discorrendo sobre a vinda de Jesus diz: “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus”. (Jo 1,12-13). De fato, uma vez que nascemos na ordem da graça segundo o Espírito Santo, precisamos viver conduzidos por Ele para fazermos em tudo a vontade de Deus Pai, isto é, viver em obediência à sua divina palavra para darmos os frutos da salvação realizada por Jesus.

No Evangelho de São João, Jesus nos ensina: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada”. (Jo 14,23). Ora, Deus é Infinito e só o que é Infinito é capaz de o acolher, logo, entendemos perfeitamente que o ser “imagem e semelhança” do Senhor, significa sermos Nele muito mais que a finitude natural que aparentamos ser; por isso, como homens novos conduzidos pelo Espírito Santo, experimentamos as coisas do alto em nosso viver para atingirmos a santidade que Deus de antemão preparou para nós em seu amor.

O REINO DE DEUS

"Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho." (Mc 1,15). Foi assim que Jesus começou sua vida pública, anunciando o Reino de Deus e indicando com isso que “faria novas todas as coisas”. E para nos livrar das preocupações exageradas disse:Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”. (Mt 6,31-34).

Portanto, a realidade do Reino de Deus está muito mais presente do que podemos imaginar, pois, quanto mais o tempo completado passa, mais e mais urge nossa adesão ao plano da salvação, traçado por Deus Pai e realizado por Seu Filho Jesus Cristo, que continua sua missão salvadora no meio de nós, agora, porém, presente no seio de sua Igreja, Sacramento de Salvação de todos os homens que desejam entrar para Vida Eterna.

Viver como homens novos é um imperativo que se nos impõe o amor de Deus, derramado em nossos corações pelo Seu Espírito que habita em nós. Pois, quando vivemos a realidade do Reino de Deus, sentimos os efeitos da proteção divina, ouvimos a voz do Bom Pastor e praticamos as virtudes do Espírito Santo que nos leva à perfeição de Sua Glória.
...

“Os fariseus perguntaram um dia a Jesus quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes: O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós”. (Lc 17,21-22).
...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.



sexta-feira, 7 de maio de 2010

PORQUE SEM O AMOR NADA PODE EXISTIR












PORQUE SEM O AMOR NADA PODE EXISTIR

Trazemos em nós o desejo da liberdade divina...
Porque não há liberdade verdadeira sem Deus...
Ser livre é uma escolha,
é uma decisão que tomamos...
a partir do somos e vivemos no mundo...

Mas aqui não me refiro à liberdade natural...
Essa só existe, na verdade,
em comunhão com a naturalidade que nos sustenta na vida...
Ou seja, o ar que respiramos,
a comida que comemos,
a água que bebemos...
e os outros elementos naturais...
que atuam em nosso ser biológico...

Desse modo, a liberdade natural...
Só é liberdade na unidade...
Ou seja, à medida que depende, comunga,
expressa e vive essa unidade na diversidade...

A liberdade de que falo...
é a liberdade eterna da alma...
Esta, na verdade,
depende diretamente...
da comunhão com a Vontade de Deus...
Vontade esta, expressa nos santos mandamentos...
Unguentos eternos...
que nos faz participantes da Natureza Divina...

Todo homem que vive em conformidade...
com a Vontade de Deus...
experimenta da parte do Senhor,
as delícias do Seu Amor aqui na terra...
Isto porque encerra em si o propósito divino...
Ou seja, a santidade que o faz ser um com Deus...

Ora, essa liberdade santificante...
é o anseio de toda criatura...
Porque em nossa finitude...
nada nem ninguém existe em si e por si mesmo...
Logo, reconhecemos que temos uma origem não natural...
porque todo natural tem fim...

Sendo assim, a liberdade de que dispomos seja natural ou não...
Depende diretamente Daquele que nos criou por amor...
Porque sem o amor nada pode existir...
E mesmo o que existe naturalmente...
depende do amor para continuar a existir...

Por fim...
O Amor de Deus é tudo que precisamos...
O amor à Deus e entre nós,
nos salva de todo engano...
Porque, é o único fundamento da vida...
e da liberdade verdadeira...
Seja no tempo ou para além do tempo...
isto é, seja aqui ou por toda eternidade...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

 

quarta-feira, 5 de maio de 2010

ONDE A VIDA EM TI... JAMAIS TERÁ FIM...






















ONDE A VIDA EM TI... JAMAIS TERÁ FIM...

Senhor,
vivo em meio a tantos ataques...
Sei que não és culpado...
porque conheço o teu querer que é santo...
e por ele sou santificado...
Por isso, sei quem me ataca constantemente...
É o terrível demente que luta contra Ti...
Mas, já me acostumei a me defender...

Ó meu Senhor...
Por teu querer que é infinito...
Grito do fundo de minha alma...
Não quero o pecado,
não aceito o mal, não aceito...
E é esse o meu jeito de ti dizer sim...
De ti amar e glorificar...

Por que, como posso Senhor,
deixar o infinito do teu amor...
pelo querer das criaturas?
Como deixar o aconchego de tua ternura...
para me entregar ao limite que bem conheço...
e por isso mesmo sei que nunca satisfaz?
Não, não posso deixar a tua paz bendita...
pela maldita carência dos apetites infernais...

Senhor, em Ti...
Somos homens novos...
à caminho dos novos céus e da nova terra...
que encerra infinitamente...
toda grandeza da obra de tuas mãos...

Ora, tudo isso para nós é revelação...
e não tem como duvidar...
Visto que, neste caso,
a dúvida ou é medo ou é teimosia...
Agonia de um coração que não sabe...
ou não quer te amar...

Aqui, não estou me referindo à dúvida sadia...
Ou seja, aquela com gosto de sabedoria...
que perscruta a verdade...
nascida da intimidade...
de quem quer saber...
para amar mais...

Por isso, Te peço meu Senhor...
Livra-nos dos ataques do inimigo...
Afasta de nós todo perigo que leva à perdição...
Dá-nos o teu perdão constantemente...
para que a semente da santidade,
plantada em nossos corações arrependidos...
Dê frutos que nos levem ao teu eterno convívio...
Onde a vida em Ti...
jamais terá fim...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...