VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SACRIFÍCIO VIVO DE AMOR













SACRIFÍCIO VIVO DE AMOR

A carne mais desejada...
é a carne que nos salva...
Com efeito, diz o Senhor:
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue...
permanece em mim e eu nele.” (Jo 6,56).

Antes, profanados pelo pecado...
Agora, redimidos por seu Sacrifício de Cruz...
Antes, perdidos para sempre...
Agora, iluminados e salvos...
por sua morte e ressurreição...
Sacrifício de redenção,
Pão de vida eterna...

Ó Santa Comunhão dos humildes...
Ó dádiva dos inocentes...
Onde Deus se faz presente...
Mistério infinito de amor...
Ó Corpo e Sangue do Senhor...
De quem somos tabernáculo...

Maná Puro, Santo e Divino...
Que vem do céu para nos alimentar...
Quem o comunga nunca anda sozinho...
Porque por Ele e com Ele segue a caminho...
Do Reino de Deus...

Quem o comunga...
Dignamente...
Legitimamente...
É isento do inferno...
e livre de todo mal...
Porque nele brilha ...
O brilho de sua Luz divinal...
que jamais se apagará...

Por isso...
Vem, Senhor Jesus, vem...
Vem nos iluminar...
Faz de nós o teu altar...
Sacrifício vivo de amor...
Onde contigo ó Senhor...
Oferecemos-nos ao Pai...
Agora e por toda a eternidade...
Amém!
...
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo”. (Jo 6,51).

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,54).

“Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.” (Jo 6,58).

“Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” (Rom 12,1-2).
...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"VONTADE DE DEUS ÉS MEU PARAÍSO..."
















“VONTADE DE DEUS ÉS MEU PARAISO...”

Verdadeiramente Deus nos criou com um propósito eterno, por isso, precisamos compreender qual é a Sua vontade para a nossa vida, isto por que, no mais das vezes, colocamos Deus no centro de nossas discussões sejam elas teológicas ou não e agimos a partir daí, como se o Senhor estivesse presente apenas como mero espectador de nossos discursos e de nosso viver, mas não interagindo conosco numa relação paterna filial íntima pela ação do seu Espírito.

Bem nos testemunhou Jesus, falando de sua intimidade com o Pai aos apóstolos: “Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta. Respondeu Jesus: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai... Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.     Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras. Eu e o Pai somos um”. (Jo 10,8-11.30).

Ora, o batismo nos liga diretamente ao Senhor, pois, por ele nos tornamos templos do Espírito Santo, filhos de Deus, por isso, todas as ações do cristão são em Cristo e para Cristo, visto que o Senhor é a videira verdadeira e nós somos os seus ramos. Todavia, quando essas ações não são conformes a vontade de Deus, logo sentimos os efeitos negativos do mal praticado, ou seja, nos tornamos galhos improdutivos ou secos que precisam ser podados - pelo arrependimento sincero, o perdão sacramental e a reconciliação - para que produzam bons frutos; ou extirpados, isto é, lançados fora, mas isto só acontecerá no fim de tudo se não houver arrependimento de nossa parte, pois a misericórdia do Senhor é infinita...

Destarte, tenhamos em conta que o que fazemos para a eternidade é que fazemos, tal qual escreveu São Lucas nos Atos dos Apóstolos, relatando o que dissera São Paulo: "É em Deus que vivemos, nos movemos e somos..." (Cf. At 17,28). Porque, de fato, a vontade de Deus para nossa vida, nós a encontramos em Jesus Cristo, modelo perfeito de obediência, como nos ensina a carta aos hebreus: “Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade. Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, porque Deus o proclamou sacerdote segundo a ordem de Melquisedec.” (Heb 5,7-10).

Muito se discutiu e se discute ainda em nossos dias sobre o livre arbítrio humano em relação à vontade de Deus, mas isso é fácil de entender, porque a vontade de Deus é livre, soberana, santa e eterna e é a nossa única Fonte de felicidade; a nossa vontade existe em função da Vontade do Senhor. Desse modo, só existe liberdade verdadeira em Deus, porque fora do Altíssimo tudo é escravidão ("Em verdade em verdade vós digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo" Jo 8,34), ou seja,"O Senhor é Espírito e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade". (2Cor 3,17).

Ora, a lei de Deus é como um código genético escrito na alma humana e na criação como um todo, a que chamamos lei natural; temos ainda os santos mandamentos, expressos por revelação nas Sagradas Escrituras à toda humanidade; por essas leis entramos em comunhão com a vontade do Senhor diretamente em nossa vida, como o fez Jesus, o Filho de Deus muito amado; Ele é o ápice de toda a lei. Basta que lhe sejamos fiéis, amando-o com todo o nosso ser, guardando os seus santos mandamentos para que se realize em nossa vida a plenitude de sua vontade, que é a nossa salvação eterna.

Portanto, somos filhos de Deus e precisamos viver como filhos de Deus neste mundo para sua maior glória, para isto é que o Senhor permanece conosco até o fim do mundo, pois, aqui tudo passa, mas aquele que permanece no Senhor, permanece para sempre... Quanto às discussões teóricas, não passam de vãs filosofias e ridículos solfismos, porque “a realidade é Cristo” e é com Ele, Nele e para Ele que devemos viver nossos dias neste mundo até que nos leve consigo para sua glória eterna.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SEXUALIDADE & VONTADE DE DEUS















SEXUALIDADE & VONTADE DE DEUS

Nunca confundir os próprios instintos com a vontade de Deus, pois seria insensatez; o instintivo pelo instintivo não passa de uma porta aberta para os vícios e toda espécie de mal “justificável”; só faz a vontade de Deus na área da sexualidade quem na verdade se deixa conduzir pelo Espírito Santo; exatamente como nos ensina São Paulo: “Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade, porque toda a lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18).

“Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis. Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!

“Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito”. (Gal 5,13-25).

Portanto, o sexo é bom, muito bom, porque é dom de Deus, porém, quando vivido como sacramento de salvação para a maior glória de Deus, pois santifica tanto o homem quanto a mulher, porque “o que Deus uniu o homem não separe”. Logo, isto requer, de ambas as partes, amor e fidelidade como expressão da vontade de Deus que os une; fora dessa verdade, a prática sexual torna-se deturpação do dom de Deus.

Paz e Bem!

Frei Fernando


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PRESENÇA DE MARIA NA PATRÍSTICA





















PRESENÇA DE MARIA NA PATRÍSTICA

“E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo”. (Lc 1,46-49).

Desde toda a eternidade, Deus em sua infinita bondade escolhera Maria como Mãe de Jesus, Salvador dos homens, para ser também a mãe da nova criação. Em seu desígnio de amor, o Pai Eterno, quis que a Virgem, pela ação do Espírito Santo, concebesse aquele que nos libertaria do pecado, da morte e de todo o mal, como revelou o Anjo Gabriel na anunciação. (Cf. Lc 1,30-33).

Ora, após a morte do último apostolo, o Espírito Santo deu continuidade à obra salvífica por meio dos primeiros padres da Igreja que sucederam os apóstolos, estes assimilaram e transmitiram com perfeição os ensinamentos recebidos de Jesus e dos apóstolos, conforme a Palavra do Senhor: “Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito”. (Jo 14,25-26); desse modo, refutaram todas as heresias de então, proclamando as verdades da fé tal qual acreditamos e vivemos hoje; dentre essas verdades, sem dúvida alguma, a devoção a Maria, Mãe de Jesus.

De fato, “a devoção à Santíssima Virgem Maria começou com a própria Igreja e vem se desenvolvendo desde os primeiríssimos tempos do Cristianismo. Foram, com efeito, os Santos Padres que lançaram as pedras fundamentais para a construção do grande edifício da [devoção mariana]. Em seus escritos encontram-se em gérmen os elementos doutrinários que - desenvolvidos ao longo dos séculos pela especulação teológica e pelo sensus fidelium, sob inspiração do Espírito Santo - facilitaram mais tarde a proclamação dos diversos dogmas marianos, como a maternidade divina (Theotokos) no concílio de Éfeso (431), o dogma da Imaculada Conceição (1854), e o da Assunção de Nossa Senhora aos céus (1950)”. Vejamos, a seguir, alguns dos mais importantes textos mariológicos dos primeiros séculos do Cristianismo”. *

Santo Inácio de Antioquia

“Discípulo do Apóstolo João, Inácio foi o terceiro Bispo de Antioquia, sucedendo ao Apóstolo Pedro e a Santo Evódio. Após reger sua diocese durante quase 40 anos, Santo Inácio foi preso, levado para Roma e entregue às feras, no Coliseu, no ano 107. Em suas cartas, sente-se o amor ardente de um santo que faz frequentes alusões à Virgem Maria: "Jesus, nosso Deus, o Ungido, foi levado por Maria em Seu seio, conforme o plano salvador de Deus; era em verdade da linhagem de Davi, engendrado, sem embargo, por obra do Espírito Santo. Ele foi dado à luz e foi batizado a fim de santificar a água com Seus padecimentos".*

Santo Irineu de Lyon

“Irineu nasceu com toda probabilidade em Esmirna (hoje Izmir, na Turquia), entre os anos 135 e 140. Em sua juventude, frequentou a escola do Bispo São Policarpo, o qual por sua vez havia sido discípulo do Apóstolo João. Eis o que escreveu Santo Irineu: "Assim como o gênero humano foi levado à morte por uma virgem, foi libertado por uma Virgem".*

Orígenes de Alexandria

“Uma das maiores inteligências da antiguidade cristã é Orígenes, filho do mártir São Leônidas, catequista. Escritor de grande profundidade cristológica, é, ao mesmo tempo, um dos primeiros a declarar que a Mãe de Jesus foi sempre Virgem: “Jesus Cristo, O que veio ao mundo, nasceu do Pai antes de toda criatura. Depois de ter coadjuvado, como ministro do Pai, na criação do universo - ‘tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito' (Jo 1, 3) -, humilhou- Se nos últimos dias, fez-Se homem, encarnou- Se (cf. Fl 2, 7-8), sem deixar de ser Deus. Assumiu um corpo semelhante ao nosso e foi diferente de nós somente enquanto nascido da Virgem e do Espírito Santo".*

Enfim, como vimos, a presença da virgem Maria na patrística é evidente, pois foi do agrado do Filho amado que sua santa Mãe tivesse um lugar de destaque em sua obra redentora e por inspiração do Espírito Santo assim se fez por meio dos apóstolos e da tradição dos santos padres da Igreja.

Ó Onipotência suplicante, rogai por nós que recorremos a vós, diante Daquele que é que era e que vem, diante do Todo Poderoso de quem recebestes todas as graças e favores, à Ele a glória por toda a eternidade! Amém!

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O JUSTO, O INOCENTE, VENCE SEMPRE...













O JUSTO, O INOCENTE, VENCE SEMPRE...

“Quem a Deus tem nada lhe falta”, disso nós temos plena certeza, porque Deus e somente Deus a tudo satisfaz perfeitamente; por isso, podemos afirmar com São Paulo: "Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus". (Rom 8,28).

Ora, nada neste mundo é por acaso, tudo tem um sentido, uma finalidade; e pelo fato de Deus está no comundo do plano da salvação, mesmo aquilo que agora não entendemos, se transformará em ressurreição, por vivermos neste mundo segundo a sua vontade. Para tanto, nos espelhamos no exemplo de Jesus, o seu Filho amado; em nenhum momento de sua trajetória existencial ele foi desamparado por Deus Pai, mesmo quando enfrentou a cruz, ele nos deixou o exemplo da obediência perfeita: “Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua”. (Lc 22,42).

Logo, qualquer que seja a provação porque passamos neste mundo é um desafio de fé, porque por ela exercitamos nossa filiação divina e nossa obediência ao plano da salvação de nossas almas. É como nos ensinou São Tiago em sua carta: “Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma”. (Tiag 1,2-4).

De fato, quando um cristão é desafiado em sua fé, tem como resposta um amor incondicional a Deus e ao seu desígnio, capaz de vencer toda mentira e ódio que se levanta contra sua integridade, desse modo, vence todas as batalhas que trava, por viver segundo a vontade de Deus integralmente, por isso, fiquemos firmes e escutemos o que diz o Senhor:

“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.

Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência.  Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele”. (Eclo 2,1-6a).

Portanto, aumentemos a nossa confiança no poder do Altíssimo e no seu amor para conosco, porque o justo, o inocente, vence sempre...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


sábado, 15 de janeiro de 2011

DESABAFO CONTRA A TELEVISÃO E OS OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO














DESABAFO CONTRA A TELEVISÃO E OS OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO...

E agora me apresso em desfazer os enganos desta vida...
Porque a vida, vivida a cada instante,
é uma construção de eternidade...
Porém, são tantas as ilusões e veleidades tentando nos corromper...
Tentando nos invadir, nos subverter...
como se fantoches maleáveis fôssemos...
Esgotados, maltrapilhos, maltratados...
pelo opressão dos manipuladores midiáticos...
que só se satisfazem quando a depravação é a bola da vez...
assumida pela insensatez de nossas autoridades...
com contornos de legalidade...

E assim caminha essa nossa triste humanidade...
Dominada pela violência e o medo que a segue...
Pelas inverdades todos os dias propagadas,
pelas vias atraentes da telinha idolatrada
e os outros meios de comunicação...
A fim de manterem seus séquitos sob suas rédeas...
como animais cativos incapazes de se desligarem de suas teias,
cheias de atrações malévolas, dominantes, mirabolantes...
Perversamente postas para enganar...

É triste constatar a decadência dos valores humanos e cristãos...
em programas e novelas, telejornais e outras esferas ideológicas...
Vis malefícios, com o poder de confundir e embair aos tolos de plantão...
É como procurar o chão debaixo dos pés e não encontrá-lo...
Porque é doloroso perceber tantas vidas perdidas para os maus costumes...
Para os estercos, estrumes da podridão que anda solta como louca depravada, buscando os restos de prazer que não mais satisfaz...
E tudo isso se torna um tédio, um imenso lixo...
um inferno de insones deprimentes, decadentes,
incapazes de reagir à escravidão que os sufoca...

E assim, Senhor, perdem a paz e o bem viver...
Por cultivarem e inculcarem sementes de morte, insumos danosos...
Capazes de destruir e perverter a sociedade inteira...
Com sua eira absurdamente esburacada que não serve mais pra nada...
a não ser para estender seus imundos produtos...
frutos da inércia que os acompanha...
nas entranhas da comunicação do nada que oferecem...

São por causa desses insultos contra os filhos teus...
que clamamos perseverantemente aos céus...
Vem, Senhor Jesus, não te demores mais...
Vem trazer a tua paz que este mundo perdeu...
Vem, ó Filho de Deus, vem sem demora...
Vem, apressa a tua hora...
Dá um basta nessa história de perdição...
que os perversos de plantão estão construindo...

Vem, Senhor Jesus, seja bem vindo...
Aqui estamos à tua espera...
Crer em Ti não é quimera...
É ressurreição...
É vida eterna...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CONVÍVIO ETERNO



















CONVÍVIO ETERNO

Quero ver-te em constante festa...
Toda abrasada ó minha alma...
Quero cantar as mais belas canções de amor...
E saber que estou cantando para Deus...
Contemplando com os olhos meus sua glória...
Transformando meu viver numa linda história de salvação...

Quero permanecer sempre contigo Senhor...
Porque somente assim é que me sinto seguro...
Fora dos apuros deste mundo...
que me atormentam só em pensar neles...
Porque o mundo, os homens e todas as criaturas...
nada são sem a ternura dos favores teus...
Por isso meu Senhor e meu Deus,
guarda-nos em teu amor...

Como são lindas as manhãs vistas com os olhos da fé...
Por meio delas contemplo também as manhãs eternas...
As manhãs do Teu Reino em esperança...
E com isso sustentas em mim inabalável confiança...
a cada passo dado em tua direção...
Porque o teu querer, Senhor, é dinâmico...
e não nos deixa ficar parados...
Porque este mundo não é mais nosso legado...
nem nosso habitat definitivo...

Por isso, Senhor, livra-nos do perigo do pecado...
Livra-nos de todo o mal...
Mantém em nós tua benção santificante...
Conduz a nós, o teu povo irradiante, ao Reino dos Céus...
Morada definitiva dos teus eleitos...
Convívio eterno dos homens e dos anjos com Deus...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SEM TI NÃO SEI VIVER

SEM TI NÃO SEI VIVER

AUTOR: FREI FERNANDO,OFMConv.


Sinto-me em Ti Senhor, grande é o teu amor...
Sinto-me aparado, profundamente amado...


SEM TI NÃO SEI VIVER 
NASCI PARA TI AMAR
CRIADOR E CRIATURA
FORTALEZA E BRANDURA
RIO PARA  O MAR


Tudo em Ti é tão bonito que brilho ao meu olhar...
Contemplar o Infinito do esplendor do teu altar...


Vem Senhor não te demores, estamos a tua espera...
Crer em ti não é quimera, é ressurreição é vida eterna...



domingo, 9 de janeiro de 2011

APENAS UM SOPRO, NADA ALÉM DE UM SOPRO













APENAS UM SOPRO, NADA ALÉM DE UM SOPRO...

Além de mim, por mim mesmo...
Nada sou, Senhor, nada...
O nada que minhas malfadadas entranhas intelectuais...
teimam em tecer por nunca entender tua sabedoria eterna...
O que é isso? Podem até perguntar...
É o que sou por mim mesmo...
É o que somos sem Deus...

Muitas vezes do alto de nossa soberba...
Relegamos a fé,
por nos atermos seguros em nossa liberdade de existir no tempo...
Mas, que feitos fizemos para isso?
Na verdade não passamos de um respiro momentâneo...
Ou seja, apenas um sopro, nada além de um sopro...
Mesmo assim, prepotentemente nos exaltamos...
como se donos da vida fossemos...

Ah, meu Deus...
Que faço eu para sair desse marasmo que vivo?
De imediato sentencio...
Crer no teu Infinito Amor...
Despojar-me de tudo que sou...
e de tudo que me prende a este mundo...
E deixar de olhar a dor como punição...
e vê-la mais como sintoma,
como prevenção que evita um mal maior...

Desse modo,
farei tudo de bom para que somente o bem aconteça...
E prevaleça sobre todo mal...
Mal advindo daqueles que só enxergam a si mesmos...
e suas riquezas materiais acumuladas...
Fazendo-os compreender que tais seguranças são desastradas...
Porque os verdadeiros fundamentos da vida...
Não são os fugazes valores temporais,
mas os valores eternos que infundistes em cada um de nós por tua graça...
Porque quando cultivamos esses valores com nosso viver...
multiplicamos os teus favores por toda a terra e para todo ser vivente...
Visto que nos comportamos como teus filhos muito amados...
Integrandos ao habitat natural sem praticar mal algum...

Ó Bondade Esplendida de Deus...
Que nos concedeu tão brilhantes valores...
Amor, castidade...
Desapego, honestidade...
Justiça, inocência...
Fidelidade, união...
Bondade, humildade...
Obediência, salvação...
Paz, alegria...
Felicidade, ressurreição...
E tudo aquilo que nos faz ser santos...
Ou seja, que nos faz viver aqui e eternamente...
na tua presença Senhor...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

E DEUS CRIOU O HOMEM, SIM, PARA O LOUVOR DE SUA GLÓRIA










E DEUS CRIOU O HOMEM, SIM, PARA O LOUVOR DE SUA GLÓRIA

De fato, Deus é único autor da obra da criação, nem tem como duvidar disso, pois, seu Amor e Sabedoria não têm limites e a tudo e todos sustenta com o seu Poder Eterno; e mesmo se duvidarmos nem assim deixamos de fazer parte de sua obra, porque Ele sempre espera uma resposta nossa. Porém, contemplar e acolher essa graça inefável, é reconhecer a quem de direito nos dá a vida e nos sustenta nela, é amá-lo com o devido amor com que fomos criados; mais ainda, é viver a dimensão da filiação divina neste mundo, isto é, viver como filhos de Deus com todos os atributos que tal reconhecimento nos dá.

Por isso, precisamos entender, pelo dinamismo que move todas as coisas, que a vida humana é um crescente para Deus, ou seja, estamos aqui, mas não somos daqui e nem ficaremos aqui por muito tempo, haja vista que esse dinamismo sagrado nos impulsiona, atraindo-nos para Si a todo instante de nosso viver até atingirmos a plenitude do que somos em Deus. Aí sim, o Senhor terminará a obra que em nós começou (Cf. Sl 137,8). Em outras palavras, de nossa parte, só há um caminho a ser percorrido, é o de vivermos, nos movermos e sermos para Deus; porque isso já acontece conosco, mesmo se não percebemos pela fé, como disse São Paulo: “Porque é em Deus que temos a vida, o movimento e o ser...” (At 17,28a).

É interessante notar que todos os ensinamentos da Lei e dos profetas, são advindos do exemplo da vivência do ser humano em geral e do povo de Deus, e dizem respeito à atitude de alma que tinham em relação ao Senhor. E mesmo nessa nossa sociedade secularizada, Deus ocupa e sempre ocupará o centro da vida e não tem como não ser assim, porque a nossa pratica existencial nos leva impreterivelmente à comunhão com Ele ou não; mesmo que alguém afirme, seja por palavras ou atitudes, que não é assim, tal afirmação não muda em nada o propósito divino, visto que somos dependentes cem por cento e essa nossa dependência requer de nós uma fé incondicional em Deus. É por isso que o ser humano nunca encontra respostas para os grandes por quês que nos questiona, porque está sempre buscando essas respostas na finitude que “somos” e sentimos ao nosso redor, negando como isso sua origem divina, implicando na sua relação e comunhão com Deus. Eis o real de nossa vida, fomos criados para vivermos em comunhão permanente com Deus, não viver isso é perdemos o sentido eterno da vida.

CONCLUSÃO

E Deus criou o homem, sim, para o louvor de sua glória, queira o homem ou não, sua história de vida é e será sempre uma saga que naturalmente termina aqui com a morte temporal, mas que tem seu desenrolar além-túmulo, devido à imortalidade de sua alma, feita à imagem e semelhança de Deus. A alma humana, falando numa linguagem cibernética, é uma espécie de HD (disco rígido) onde nela fica gravado tudo o que o homem vive, pensa e faz acontecer; é algo inusitado, obra excepcional das mãos do Criador; de modo que, no dia eterno, Deus assistirá conosco todo o nosso viver sem escapar nada do que foi vivido, algo que só a Sabedoria do Senhor é capaz. Assim somos nós, a humanidade inteira, em nossas relações entre nós e com Deus.

Uma vez que, ante cada ato humano, a partir do seu interior, está presente o amor e o ódio, a verdade e a mentira, a justiça e a injustiça, a honestidade e a desonestidade, a vida e a morte, a escolha é nossa, pois, tudo depende de nossas decisões. É importante salientar que todas essas escolhas são encontro e permanência em Deus ou não, porque tudo o que fazemos na vida tem relação direta ou não com a Fonte que nos gerou; é algo, digamos assim, que vai além do entendimento natural, porém, por causa dos resultados experimentados interiormente, sabemos de que lado nós estamos ou quais os frutos de nossas escolhas, isto é, com quem comungamos. Se comungarmos com Deus, nossas escolhas serão sempre baseadas nas virtudes eternas mencionadas; caso contrário, todo desajuste e confusão se impregnam na alma trazendo como resultado: insônia, depressão, agressividade, mal humor, doenças incuráveis e toda espécie de vícios e desequilíbrios, tornando a vida um abismo infernal...

Caríssimos, vale a pena repetir com o salmista: “Só em Deus a minha alma tem repouso, porque Dele é que me vem a salvação! Só Ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança! Todo homem a um sopro se assemelha, o filho do homem é mentira e ilusão; se subissem todos eles na balança, pesariam até menos do que o vento: não confieis na opressão e na violência, nem vos gabeis de vossos roubos e enganos! E se crescerem vossas posses e riquezas, a elas não pendais o coração! Uma palavra Deus falou, duas ouvi: “O poder e a bondade a Deus pertencem, pois pagais a cada um conforme as obras”. (Sl 61,2-3.10-12).

“Aguardemos, pois, a bendita esperança e a vinda gloriosa do Senhor”. (liturgia das Horas).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

sábado, 1 de janeiro de 2011

REFLETINDO...














REFLETINDO...

Prendo-me ao Infinito e sei que isso me é salutar...
Não posso me prender ao mundo nem à sua finitude...
Na verdade Deus nos criou no limite para o que não tem limite...
É por isso que Ele nos atrai a Si a todo instante...
Porque aqui ninguém fica por muito tempo...
Haja vista que o tempo nos impulsiona para a eternidade...
Sem dar trégua alguma...
E nem por isso reclamamos do tempo...
Porque se o fizermos, estaremos perdendo tempo...

É bom saber que estou indo como todas as outras criaturas...
É bom saber também que no limiar da vida...
encontrarei a Deus face a Face...
Porém, já aqui me valho dos pequenos encontros...
que tenho com Ele em minha oração...
Sei que a cada sopro vital Ele me faz ser o que sou diante Dele...
Porque é Ele quem nos dar a vida e a permanência nela...
E isso, mesmo que não percebamos...
ou não lhe damos a devida atenção...

Ora, a vida é e sempre será uma grande surpresa...
Seja por sua beleza pulsante...
Seja por sua natureza pujante...
A vida é sempre será vida...
Não tem como tirar o que ela é...
Uma vez que nem a morte consegue tal façanha...
Porque a vida é dom de Deus e somente a Ele pertence...
Por isso, nada nem ninguém a arrebatará de Si...
Porque Deus é assim...
Santo, Eterno, Senhor absoluto de todas as coisas...
Que nos livra do inferno de nossos pecados...
Dando-nos o perdão de que tanto precisamos...

Caríssimos, como não amá-lo se Ele é o Próprio Amor?
Como não adorá-lo se sem Ele nada somos?
Então, ledo engano querer dele se esquivar...
Querer achar-se autossuficiente...
Quando na verdade não passamos de dementes querendo negá-lo...
E isto pela nossa soberba e desobediência...

Mas não são todos que agem assim...
Visto que todos os atos humanos tem um fim...
e esse fim é um acerto de contas...
Por todo o bem que de Deus recebemos...
Pois, cada um receberá de Deus o louvor que merece...
Porém, nunca nos esqueçamos:
fomos criados por amor e para o amor...
Não viver isso,
É tornar a vida sem sentido...
Vazia, sem brilho...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...