VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SÃO JOSÉ













SÃO JOSÉ

“Ah! São José, homem casto, homem fiel, a tua pureza eu quero ter pra agradar a Deus...” Uma alma transparente é uma alma que vive permanentemente na presença de Deus, comungando de todas as suas graças; assim é o testemunho de São José, pai adotivo de Jesus, que assumiu conscientemente pela fé a missão revelada por Deus em sonho, crida e aceita por ele, esse extraordinário homem de Deus, simples em tudo, por isso mesmo não duvidou de nada, mas manteve-se em estado de graça guardando o depósito da revelação divina em seu coração.

De fato, quem vive neste mundo fazendo a vontade de Deus não perde nenhuma de suas graças, porque humildemente sabe cooperar com o Senhor em seus desígnios de amor e salvação e isso o faz pela obediência amorosa, participando diretamente da história da Redenção de toda humanidade.

São José é esse homem que quer ver a Deus, morar com Deus, viver tudo o que Deus quer que ele viva, por isso, o Senhor o escolheu para recebê-lo em sua humanidade e viver intensamente com ele, o “Filho do Homem”, como Jesus dizia-se de si mesmo, concedendo-lhe tão sublime privilégio. E mesmo em sua fragilidade e pobreza, José soube viver como ninguém sua vocação, que recebeu juntamente com Maria, de cuidar do Filho de Deus neste mundo. José e Maria presenciaram também o primeiro milagre na vida de Jesus, sua concepção e nascimento pela ação do Espírito Santo, Ele, o Deus conosco, Emanuel, princípio e fim de todas as coisas.

Deus não precisa aprender nada, pois é Onisciente, mas a humildade do Seu Filho Jesus, quis aprender de José, o humilde carpinteiro de Nazaré, sua profissão, pois era chamado, “o filho do carpinteiro”. E assim na humilde carpintaria numa convivência pura de quem do céu desceu para fazer-se um de nós, conviveu na companhia de José e de sua Mãe, a Virgem Maria, nos dando a certeza que podemos viver o céu ainda aqui na terra como família santa, onde a graça de Deus Pai tudo comanda...

Jesus, Maria e José nossa família vossa é...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO












EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

A perfeição é uma dádiva de Deus para a nossa vida, tudo em nós aponta para ela a todo instante, de tal modo que isso exige de nós uma luta constante contra nós mesmos, uma vez que somos tentados a não vivermos tal perfeição desejada por Deus por causa de nossa contingência. Por isso, não devemos ceder nunca aos apelos de nossos instintos ou das nossas paixões desordenadas, isto porque nada neste mundo preenche a necessidade que temos de vivermos segundo os desígnios do Senhor para a nossa salvação, ou seja, de chegarmos à plenitude da Perfeição Eterna no Reino dos Céus.

É como nos ensina a Carta aos Hebreus: “Vós, irmãos, vos aproximastes da montanha de Sião, da cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial, das miríades de anjos, da assembleia festiva dos primeiros inscritos no livro dos céus, e de Deus, juiz universal, e das almas dos justos que chegaram à perfeição, enfim, de Jesus, o mediador da Nova Aliança, e do sangue da aspersão, que fala com mais eloquência que o sangue de Abel”. (Heb 12,22-24).

Então, quais são as tentações que nos induzem ao erro ou a não atingirmos a estatura de Cristo? Complexo de superioridade é uma delas. Por essa imperfeição passam aqueles que deixam a humildade pela presunção de se acharem maiores ou melhores que os outros e com isso desprezam os mais simples, pelo fato de se acharem em melhores condições existenciais. O contrário dessa imperfeição é também outra imperfeição chamada complexo de inferioridade, onde homens e mulheres, à margem do convívio social, sentem-se potencialmente seres inferiores, incapazes, sem chances; ora, mas isto se dá pela não vivencia da devida estima que o Criador nos concedeu naturalmente.

Outra tentação ainda é o perfeccionismo, onde a perfeição é buscada, não como dádiva dos céus, mas como exigência impertinente, causadora de distúrbios inconcebíveis, por causa de atitudes ditatoriais que geram mágoas, rancores, ressentimentos, divisões, etc. Logo, como vimos nos exemplos citados, os extremos comportamentais não fazem parte da vontade de Deus para os seus filhos e filhas, por isso, precisamos evita-los prontamente na certeza de que assim estamos vencendo a nós mesmo e a todo mal que se levanta contra os desígnios de Deus a nosso respeito.

Destarte, como vivermos a perfeição querida por Deus para a nossa vida? A palavra perfeição pode ser entendida de duas formas; a primeira diz respeito à perfeição natural dos organismos, isto é, tudo em nós funciona perfeitamente quando não há anomalias, a isso chamamos lei natural, impressa inatamente por Deus em tudo que criou; a segunda e mais importante é a per-feição (onde per-feição = aquilo que é trabalhado artesanalmente) de nossas almas, isto é, a vivência das virtudes que nos levam a profunda harmonia interior, fazendo-nos evitar as doenças psicossomáticas* e o desequilíbrio do nosso ser; em suma, é a nossa profunda comunhão com a vontade de Deus em todos os sentidos de nossa vida. Vejamos como isso se dá, analisando os seguintes exemplos:

“Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me! Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens”. (Mt 19, 16.21-22). Ora, aqui vemos num primeiro momento a exortação de Jesus ao despojamento, à vivência da virtude da pobreza como bem aventurança, isto é, como adesão perfeita no seu seguimento; num segundo momento, vemos a não adesão, o desequilíbrio, apego, egoísmo daquele jovem, causando tristeza, dependência material e a não comunhão com a vontade de Deus. Daí vem a pergunta: em que patamar ou que em nível de adesão a Cristo nos encontramos? Peçamos ao Senhor sua ajuda no discernimento a esse respeito para não fazermos a mesma interpretação errônea que o jovem do evangelho fez, por achar radical demais o que Cristo lhe propusera.

Outro exemplo de perfeição, a nossa consagração a Deus: “Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.”. (Rom 12,1-2). Ou seja, estamos aqui, mas não somos daqui, por isso mesmo, precisamos viver a nossa consagração a Deus neste mundo, visto que estamos no tempo à caminho da eternidade, pois, para aqueles que vivem em Deus a vida já é eterna.

Só mais um outro exemplo, a vivência dos carismas como fonte de perfeição: “Mas a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo... A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo”. (Ef 4,7.11-13). Ou seja, ninguém se salva sozinho, isoladamente, porque somos Um em Cristo, isto é, somos sua Igreja, seu Corpo Místico do qual Ele é a Cabeça e nós somos os membros, pois, a sublime perfeição do Senhor é uma dádiva para todos, por isso, Deus não faz distinção de pessoas, mas a todos trata como filhos e filhas no amor.

Paz e Bem!

Frei Fernando, OFMConv.





terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A ORAÇÃO DO CORAÇÃO




















A ORAÇÃO DO CORAÇÃO

A oração do coração não é constituída apenas de pedidos, porque seria muito pouco para um dom tão precioso; se a nossa oração se constituí apenas de pedidos, ela é como que uma espécie de balcão caritativo e não uma via de perfeição; mais que pedir, precisamos interagir com o Senhor na intimidade do coração pela via constante da oração; precisamos sentir, no mais íntimo de nós, que a nossa oração agrada ao Senhor, e por isso é acompanhada de graças imediatas, porque Ele, em seu infinito amor, tudo dispõe à nosso favor e nunca nos deixa sem respostas, porque quer que gozemos sempre de sua companhia e proteção.

Então, como fazemos a oração do coração? De fato, a oração do coração é um refazer-se em todos os sentidos da vida diante do Altíssimo, ou seja, é uma transformação que amplia os horizontes do nosso entendimento da vontade de Deus para a situação que estamos vivendo e para toda a nossa vida e demais circunstâncias da criação. Nesse sentido, não podemos fazê-la como se o Senhor não estivesse presente nela a nos ouvir e responder, a nos fazer compreender que somos os seus filhos e que Ele cuida pessoalmente de cada um de nós.

Vejamos o exemplo de Moisés: “Moisés ficou junto do Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água. E o Senhor escreveu nas tábuas o texto da aliança, as dez palavras. Moisés desceu do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas da lei. Descendo do monte, Moisés não sabia que a pele de seu rosto se tornara brilhante, durante a sua conversa com o Senhor.” (Ex 34,28-29).

Mais ainda o exemplo do Senhor Jesus: “Passados uns oitos dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar. Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias, que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém. Enquanto ainda assim falava, veio uma nuvem e encobriu-os com a sua sombra; e os discípulos, vendo-os desaparecer na nuvem, tiveram um grande pavor. Então da nuvem saiu uma voz: Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o”. (Lc 9,28-31.34-35).

Por estes exemplos, percebemos que a oração é uma ligação permanente com Deus, é uma graça que nos leva a ser conduzidos pelo Espírito Santo, uma vez que estamos a caminho do Reino dos Céus e nunca podemos nos esquecer disso. Porquanto, o que há de se cumprir em nossa vida é a vontade do Senhor e nunca a nossa vontade, porque nós participamos do plano da salvação traçado por Deus, por meio do Sacrifício do Seu Filho Jesus, que nos resgatou do pecado e da morte para uma vida de santidade na Sua Presença aqui e por toda a eternidade.

São Paulo falando sobre a oração do coração, escreveu: “Orai sem cessar”. (1Tess 5,17). E ainda: “Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.” (Fil 4,6-7).

Portanto, a oração do coração, antes de tudo, é fruto de nossa obediência aos desígnios do Senhor que nos criou e nos conduz com a Sua Sabedoria Eterna, por isso, nos deu esse dom de comunicação para falarmos a Ele e para o ouvirmos no íntimo do coração, numa sintonia perfeita segundo nossa filiação divina, recebida no batismo para testemunharmos a ressurreição de Cristo Jesus, que nos deu ressuscitarmos com Ele para a vida eterna. Amém!

Marana tá! Vem, Senhor Jesus, vem!

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

QUANDO A FELICIDADE É O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA













QUANDO A FELICIDADE É O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA...

A felicidade é o sublime objetivo querido por Deus para nós...
e também impresso por Ele em nossas almas desde toda a eternidade...
Creio que em tudo o que fazemos,
o fazemos para atingir esse sublime objetivo...
mesmo que não tenhamos plena consciência de fé nele...

Todavia, não é o bastante apenas desejá-la...
Na verdade, precisamos tê-la como sentido de vida...
Para que o nosso viver...
seja em conformidade com a vontade de Deus...
Porque sem a vontade de Deus...
todo e qualquer querer não prevalece...
por causa da finitude que nos alude ao fim...

Porém, com a vontade de Deus em nós,
tudo em nossa vida, aponta para o Infinito do seu Amor...
Para o além da temporalidade...
presente na felicidade que aspiramos atingir...
Aqui e no Reino dos Céus...
Preparada por Deus como herança eterna...
para todos nós que Nele esperamos...

Sem essa esperança o viver é escasso e perdido...
Porque quem nada espera,
se isola longe do abrigo da graça de Deus,
se desespera com a desgraça do próprio eu,
por saber que um dia vai morrer...
Por isso, precisamos cultivar o axioma:
“Onde há vida há esperança,
porque quem espera em Deus...
sempre alcança”...

E nós, por graça divina,
esperamos a vida infinda...
que o Senhor nos prometeu ...
Pois, somos filhos Seus...
e aqui estamos para testemunhar essa verdade...
Vivida na intimidade de nossas almas...
como aprouve ao Senhor nos revelar...

Por isso, felicidade rima com vida infinda...
Isto é, com eternidade, verdade que nos satisfaz...
Resposta para todos os ais que aqui sofremos...
e que hora nos incomodam...
Mas que no devir,
não incomodarão mais...

Destarte, nada a temer,
mas em tudo sempre confiar...
Porque Deus é fiel e não nos abandonará,
visto que nos ama com Amor Infinito...
e cumprirá tudo o que foi dito por Seu Filho...
Nosso Senhor Jesus Cristo...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.
...
“Aliás, sabemos que todas as coisas...
concorrem para o bem daqueles que amam a Deus,
daqueles que são os eleitos,
segundo os seus desígnios”. (Rom 8,28).
...


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MARIA NA IDADE MÉDIA


















MARIA NA IDADE MÉDIA

A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. Na Idade Média, a Igreja detinha o poder espiritual e influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia. A população, na sua maioria analfabeta, tinha na cultura dos monges em volta dos mosteiros a sua formação catequética e intelectual, de tal forma que em volta dos mosteiros surgiram as grandes universidades.

A evangelização dessa época é marcada pela arte visual e o cântico, pois era a forma mais simples e direta de evangelização. As pinturas, esculturas e livros eram distinguidos pela temática religiosa. Os vitrais das igrejas traziam cenas bíblicas, pois era uma forma didática e visual de transmitir o evangelho para uma população quase toda formada por analfabetos. Neste contexto, o papa São Gregório (papa entre os anos de 590 e 604) criou o canto gregoriano. Também uma forma linda e agradável de transmitir a fé através da música.

Nessa época era comum a devoção à Virgem Maria em seus ícones e imagens, assim, a Virgem era sempre representada com Jesus em seus braços, mostrando, com isso, a forte ligação entre o Filho de Deus e sua Mãe, pois, já antes o Concílio de Éfeso (431), decretara dogmaticamente a doutrina da Theotokos (Mãe de Deus), que hoje a Igreja celebra no primeiro dia do ano juntamente com o dia mundial da paz.

Com o surgimento das Ordens Mendicantes (franciscanos, dominicanos, carmelitas e agostinianos), nos séculos XI e XIII, a devoção mariana cresceu consideravelmente, pois, estes seguiam de cidade em cidade, especialmente franciscanos e dominicanos, ensinando os cidadãos a seguirem o exemplo da Virgem Maria no seguimento de Nosso Senhor Jesus. Data da Idade Média a devoção do Santo Rosário de nossa Senhora. “Segundo uma [antiga] tradição a Igreja católica recebeu o Rosário em sua forma atual em 1206 quando a Virgem teria aparecido a Santo Domingo de Gusmão e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados”. (*)

Nosso Seráfico pai, São Francisco de Assis, também muito contribuiu para a devoção mariana com o seu exemplo de fé na Mãe de Deus e das Ordens que fundara. “Seu amor para com a bem-aventurada Mãe de Cristo, a puríssima Virgem Maria, era de fato indizível, pois nascia em seu coração quando considerava que ela havia transformado em irmão nosso o próprio Rei e Senhor da glória e que por ela havíamos merecido alcançar a divina misericórdia. Em Maria, depois de Cristo, punha toda sua confiança. Por isso, a escolheu para advogada sua e de seus irmãos e jejuava com muita devoção em honra dela desde a festa dos apóstolos Pedro e Paulo até à festa da Assunção.” (LM 9,3,1-2). Logo, seu amor e devoção à Santíssima Virgem, tornou-se uma fonte de exemplo para toda a Ordem e os fiéis em geral que o escutava e seguia seus passos devocionais fielmente.

Não podemos esquecer a nossa querida e amada Coroa Franciscana, que trata da oração em honra das sete alegrias que Maria Santíssima viveu aqui na terra. Segundo o irmão Luke Wedding,(**) historiador franciscano, essa devoção começou em 1422 com um jovem noviço muito piedoso que por uma visão recebeu a incumbência de divulgá-la a pedido da Mãe do Senhor, e logo se difundiu tal devoção por toda a Família Franciscana. Esta devoção é favorecida com muitas indulgências concedidas pelos Papas, são ganhas pelos Franciscanos e os fiéis devotos que rezarem a Coroa Franciscana.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

(*) http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ros%C3%A1rio (14/02/2011).

(**)http://www.pvsantoantonio.com.br/oracaocatolica/corm10.html (14/02/2011).


sábado, 12 de fevereiro de 2011

"CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIVRARÁ" (Jo 8,32)
















“CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIVRARÁ” (Jo 8,32).

“Trata-se de uma liberdade espiritual”, visto que, estamos presos a nós mesmos, ao mundo e muitas vezes ao pecado que cometemos e somente a verdade nos liberta de tudo isso totalmente. Com efeito, escreveu São Paulo: “Ora, o Senhor é Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” (2Cor 3,17).

A Verdade é e nunca deixa de ser o que é; porque é Única, Infinita, Transparente, Insubstituível, Imutável, Permanente. A Verdade é a fonte de todo o bem, o Sumo Bem, a Verdade é o próprio Deus. É por isso que nada neste mundo se sustenta quando não se fundamenta na verdade. A verdade está em toda parte, nada nem ninguém escapa de sua presença; ela desvenda tudo, até mesmo o inaudito, isto é, o que jaz escondido nos segredos dos corações.

Dizendo em detalhes como devemos nos portar diante da verdade, o hagiógrafo do Livro da Sabedoria, assim se expressou: “Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração, porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança; com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus, e o seu poder, posto à prova, triunfa dos insensatos. A Sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado; o Espírito Santo educador (das almas) fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos, e a iniquidade que sobrevém o repelirá.” (Sab 1,15).

Ora, por sermos filhos da verdade nunca se ache no meio de nós mentira alguma, pois será uma ofensa terrível para a nossa alma, criada tão somente para ser e existir em Deus e nunca fora Dele. Jesus, o Filho amado de Deus, assim nos ensinou: “Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno.” (Mt 5,37). E desse ainda àqueles que vivem na mentira: “Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (Jo 8,44).

A verdade é tão resistente que nada teme nem mesmo a pior das torturas impostas, porque ela é inabalável e não perde nunca, porque nada tem a esconder e com a sua inocência, faz cair por terra toda e qualquer forma de aparência ou subterfúgios. É como nos disse o Senhor: “Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena. Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós.” (Mt 10,28-31). Ora, isto porque, na vida é a verdade quem nos sustenta mesmo se não notamos ou a negamos, porém, ela exige de todos nós coerência impecável para que nossa existência seja eterna nela, do contrário até mesmo o que julgamos ter, perderemos...

Nada neste mundo se compara à verdade, porque é dela e somente dela que brota o amor. Por isso, Deus, nosso Pai, nos revelou no ato da transfiguração do Senhor: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o”. (Mt 17,5). Portanto, a verdade tem nome, único nome que nos dá a salvação. A verdade se chama, Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo, nascido da Virgem Maria por obra e graça do Espírito Santo, ela que é a Mãe de Deus e nossa Mãe.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

LEMBRA-TE...


















LEMBRA-TE...

Lembra-te, tuas palavras são eternas e quando inspiradas por Deus elas são vontade de Deus para a tua vida, por isso, fale sempre a verdade, pois quem fala a verdade nunca  está só, o Senhor é o seu amparo e proteção...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O QUE ACONTECE?














O QUE ACONTECE?

O que acontece dentro de uma pessoa que pratica o mal?

Tal pessoa foi criada para o Bem Eterno, todavia, se detêm nos bens transitórios, procurando neles uma felicidade que não existe por causa dos limites de nossa natureza. Desse modo, termina a vida presa à transitoriedade desses bens, amargando como ninguém a insatisfação dos mesmos, porque aqui, em nossa naturalidade é assim, nada nem ninguém permanece para sempre, e não há como contestar, porque tudo e todos se vão igualmente...
...

“E disse, Jesus, então ao povo: Guardai-vos escrupulosamente de toda a avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas”. (Lc 12,15).

Eis o que diz o Senhor: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína?” (Lc 9,25).

“Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados.” (Tiag 1,12-16).
...

O que acontece dentro de uma pessoa que faz o bem conforme a vontade de Deus?

De igual modo, tal pessoa também foi criada para o Bem Eterno, por isso, vê nos bens transitórios, dádivas de Deus para todos e desfruta dos mesmos sem apego algum, pois sabe que aqui tudo passa e nenhum desses bens levará consigo quando de sua partida deste mundo; por isso, sabe também que somente levará consigo os bens eternos: amor, bondade, fidelidade, paz, misericórdia, santidade, etc. Cultivados pela obediência, piedade, vida de oração e comunhão com a vontade de Deus pela prática dessas virtudes eternas...
...

“Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.     Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.” (Mt 6,19-21).

“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? “Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida”?

“E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?”

“Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt 6, 24-34).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.
...
Veredicto: “Ou dizeis que a árvore é boa e seu fruto bom, ou dizeis que é má e seu fruto, mau; porque é pelo fruto que se conhece a árvore. O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. O mau, porém, tira coisas más de seu mau tesouro”. (Mt 12,33.35).
...


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

E ASSIM, HUMILDEMENTE EM MINHAS MÃOS

















E ASSIM, HUMILDEMENTE EM MINHAS MÃOS

Todos os momentos da nossa vida precisam ser especiais...
Mas, existem momentos na vida em que Deus nos reserva surpresas...
que preenche nossa natureza do mais profundo bem estar...
São momentos marcantes...
que nos fazem viver por instantes o céu aqui na terra...
É com se todo o amor e toda paz,
Se fizesse presente em nós...

A esses momentos especiais, chamo: visita divina...
Onde a alma em plenitude de graça se fascina...
Inebriando-se da inefável presença do Senhor...
Sem mais nada pedir ou desejar,
por estar em plena comunhão de amor...

Para mim acontece todos os dias...
No momento em que celebro a Eucaristia...
Presença Real do meu Senhor e Salvador...
Que me dá experimentar o Seu Amor...
Fazendo-me servo de Seu Divino Mistério...
Coisa que homem algum poderá realizar...
Se por Deus não for chamado...

Neste Tão Sublime Sacramento...
Toda paz do céu se faz presente...
E assim, humildemente em minhas mãos,
Trago Deus, feito Pão da Vida Eterna...
Jesus Cristo, Seu Corpo e Sangue, Alma e Divindade...
Mistério Santo de Amor que só o Amor explica...

Sacrifício Incruento de Redenção...
Perdão e salvação de toda humanidade...
Verdade que transcende...
todos os limites de nossa natureza...
Dando-nos a certeza, neste exato instante sagrado...
Da libertação de todos os pecados...
e de todas as suas terríveis consequências...

Por isso, não hesito em afirmar...
Sem medo algum de errar...
Senhor, sou um dos homens mais feliz deste mundo...
Porque esta Felicidade, És Tu, Jesus de Nazaré,
“Doce Rabi da Galiléia”
Presente na Hóstia Santa Consagrada,
Em todas as missas por teus sacerdotes celebradas...
Nas Igrejas católicas do mundo inteiro...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

LIVRA-ME DE TODO MAL














LIVRA-ME DE TODO MAL

Senhor, eu preciso muito de Ti...
Livra-me de todo mal...
Confesso, às vezes não sei como combatê-lo...
e termino caindo em suas armadilhas...
Mas como o mal é mal,
não consegue deter-me por muito tempo...
Porque a pior coisa que existe é a vida sem alento...
E uma alma que experimenta o teu amor...
Ó Senhor, jamais consegue viver sem Ti...

Por isso estou aqui...
em meio à sofreguidão do meu nada...
Implorando o teu perdão, a tua estada em mim...
Pela dor do não amor a Ti acima de todas as coisas...
Por aquilo que ainda não alcancei...
Talvez, pela não fidelidade plena...
Ou quem sabe, porque não me venci a mim mesmo ainda...

Ó Senhor, dá-me alma serena...
casta, fiel e constante...
Perseverante até o fim...
Pois não posso me imaginar...
sem a tua presença em mim...
Sem tua verdade que nos sustenta...
Sem a tua paz que nos alenta...
E que nos faz permanecer puros...
Aqui e para sempre...

Senhor, que posso eu nas entranhas vazias do mundo...
sem a tua força divina que desbanca o infortúnio do mal?
Que posso eu fazer sem a tua orientação...
sem a tua salvação que me apraz?
Nada absolutamente nada...
Pois, é como Tu mesmo disseste:
“...sem mim nada podeis fazer”. (Cf. Jo 15,5).

Por isso te digo: sem ti não sei viver, não sei...
Porque o que sei é que a vida sem Te não é Vida...
O amor sem Te não é Amor...
E sem Te a dor permanecerá sempre dor...
Porque sem Te, Senhor,
tudo é morte, morte, morte...
Nada além da morte...

Ó Filho amado de Deus,
dá-me viver do teu amor tão somente...
Para que num de repente...
possa eu me abandonar no teu êxtase eterno...
Assim serei livre do inferno dos meus pecados...
Porque o teu perdão me atingirá...
E me livrará dos devaneios de minha louca insensatez...
Que por sua vez não me deixa enquanto perdoado não for...
pelo teu infinito amor...

Por isso, ó Senhor meu, tem piedade de mim...
Livra-me totalmente...
Para que nada mais experimente nesta vida,
fora de tua graça...
Assim vencerei as trapaças do inimigo de nossas almas...
Aquele mesmo que incentivou os pecadores a te pregarem na cruz...
Mas, Tu, Senhor Jesus, o fizestes provar do próprio veneno...
Pois, ao morreres sereno no teu leito de dor...
Pagaste com amor o preço da nossa salvação...
Da nossa redenção eterna...
Condenando à perdição perpétua...
o demônio e todos os seus seguidores...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...