VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

quarta-feira, 30 de maio de 2012

DISCERNIMENTO, DOM DO ESPÍRITO SANTO



DISCERNIMENTO, DOM DO ESPÍRITO SANTO


A ciência do discernimento dos espíritos vem da percepção da inteligência. A luz da verdadeira ciência está em discernir sem errar o bem e o mal. Feito isto, a via da justiça que leva a mente a Deus, sol da justiça, introduz então a inteligência naquele infinito fulgor do conhecimento, que lhe faz procurar daí em diante, com segurança, a caridade.

Os que combatem precisam manter sempre o espírito fora das agitações perturbadoras para discernir os pensamentos que surgem: guardar os bons, vindos de Deus, no tesouro da memória; expulsar os maus e demoníacos dos antros da natureza. O mar, quando tranquilo, deixa os pescadores verem até o fundo, de sorte que quase nenhum peixe lhes escape; mas, agitado pelos ventos, ele esconde na turva tempestade aquilo que se via tão facilmente no tempo sereno. Assim, toda a perícia dos pescadores se vê frustrada.

Somente, porém, o Espírito Santo tem o poder de purificar a mente. Se o forte não entrar para espoliar o ladrão, nunca se libertará a presa. É necessário, portanto, alegrar em tudo o Espírito Santo pela paz da alma, mantendo em nós sempre acesa a lâmpada da ciência. Quando ela não cessa de brilhar no íntimo da mente, conhecem-se os ataques cruéis e tenebrosos dos demônios, o que mais ainda os enfraquece sendo eles manifestados por aquela santa e gloriosa luz.

Por esta razão diz o Apóstolo: Não apagueis o Espírito, isto é, não causeis tristeza ao Espírito Santo por maldades e maus pensamentos, para que não aconteça que ele deixe de proteger-vos com seu esplendor. Não que o eterno e vivificante Espírito Santo possa extinguir-se, mas é a sua tristeza, quer dizer, seu afastamento que deixa a mente escura sem a luz do conhecimento e envolta em trevas.

O sentido da mente é o paladar perfeito que distingue as realidades. Pois como pelo paladar, sentido corporal, sabemos discernir sem erro o bom do ruim quando estamos com saúde e desejamos as coisas delicadas, assim nossa mente, começando a adquirir a saúde perfeita e a mover-se sem preocupações, poderá sentir abundantemente a consolação divina e conservar, pela ação da caridade, a lembrança do gosto bom para aprovar o que for ainda melhor, conforme ensina o Apóstolo: Isto peço: que vossa caridade cresça sempre mais na ciência e na compreensão, para discernirdes o que é ainda melhor.
Paz e Bem!

Fonte: Dos Capítulos sobre a Perfeição Espiritual, de Diádoco de Foticéia, bispo (Cap.6,26.27.30: PG65,1160.1175-1176). (Séc.V).

***
Bendize em todo o tempo ao Senhor Deus e pede que oriente os teus caminhos. E teus planos permaneçam sempre nele. Empenha-te em fazer o que lhe agrada fielmente e com toda a tua força. (Tb 4,19a; 14,8b.).
***

sábado, 26 de maio de 2012

CRÔNICAS DE MINHA ALMA: VIVENDO A VERDADE QUE SOMOS



CRÔNICAS DE MINHA ALMA: VIVENDO A VERDADE QUE SOMOS

A vida que Deus nos deu não teria sentido algum se fosse vivida apenas para este mundo, e depois perdermos ela e tudo o que vivemos, com a morte temporal. Creio que este seria o pior fim para a criatura mais eminente que Deus criou na face da terra. Ora, nós que temos consciência de todos os atos e decisões que tomamos, precisamos toma-las, de fato, para que o bem prevaleça e a vida permaneça num para sempre feliz.

Creio firmemente que o que fazemos de bom gera um bem infinito, porque todo bem que vem de Deus é eterno, seja para quem o pratica aqui, seja para o devir permanente que desponta logo após nossa morte natural. É como reza o ditado popular: “Quem planta, colhe” o que foi plantado para muito além do que foi semeado. Assim, precisamos viver a verdade que somos, para que ela se perpetue em Deus, e tenhamos como Ele prometeu, a vida eterna em seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Logo, consagrados a Deus pelo batismo que recebemos, já não somos mais os mesmos, porque Deus nos fez renascer da água e do Espírito Santo, na ordem da graça, para uma vida nova. Vida nova esta que consiste na permanência em Cristo Jesus pela vivência do nosso batismo, isto é, em total obediência aos santos mandamentos e plena fidelidade ao Pai de nossas almas, como Cristo mesmo viveu. (cf. 1Jo2,6).

Deste modo, compreendemos que Deus nos deu o seu Espírito para que nós convivêssemos com Ele em plena harmonia como quando criou o primeiro homem; pois, pelo estado de graça que sua unção divina e salutar nos dá, transpomos nossa naturalidade e experimentamos o significado de sermos filhos de Deus, comungando com o Senhor sensivelmente por meio dos Santos Sacramentos, da vida de oração e da prática das virtudes do Espírito Santo que habita em nós.

Portanto, viver a verdade que somos é assumirmos nossa filiação divina e convivermos com Deus, nosso Pai, tal como Cristo nos ensinou; assim como Ele conviveu com o Pai, mesmo estando neste mundo, e isso era perceptível aos nossos olhos, do mesmo modo, ele quer que convivamos com ele e o Pai e o Espírito Santo naturalmente sem hesitação alguma.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CRÔNICAS DE MINHA ALMA: QUEM É O ESPÍRITO SANTO?


CRÔNICAS DE MINHA ALMA: QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

Nome próprio, Espírito Santo, Deus com o Pai e o Filho; Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é Adorado e glorificado, Ele que falou pelos profetas. Aprendemos também no Catecismo que o Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, formando com o Pai e o Filho a unidade perfeita da Natureza Divina; assim, Deus é Uno e Trino, isto é, um só Deus em pessoas Três.

“O termo "Espírito" traduz o termo hebraico "Ruah", o qual em seu sentido primeiro, significa sopro, ar, vento. Jesus utiliza justamente a imagem sensível do vento para sugerir a Nicodemos a novidade transcendente daquele que é pessoalmente o Sopro de Deus, o Espírito divino. Por outro lado, Espírito e Santo são atributos divinos comuns às três Pessoas Divinas. Mas ao juntar os dois termos, a Escritura, a Liturgia e a linguagem teológica designam a Pessoa inefável do Espírito Santo, sem equívoco possível com os outros empregos dos termos "espírito" e "santo". (CIC).

Bem, “ao anunciar e prometer a vinda do Espírito Santo, Jesus o denomina o "Paráclito", literalmente: aquele que é chamado para perto de, "advocatus" (cf. Jo 14,16.26; 15,26; 16,7). "Paráclito" é habitualmente traduzido por "Consolador", sendo Jesus o primeiro consolador. O próprio Senhor chama o Espírito Santo de Espírito da Verdade". (CIC).

Existem ainda outras denominações pelas quais é designado o Espírito Santo. São Paulo em suas cartas usa as seguintes: o Espírito da promessa (cf. Gl 3,14; Ef 1,13), o Espírito de adoção (cf. Rm 8,15; Gl 4,6), o Espírito de Cristo (cf. Rm 8,11), o Espírito do Senhor (cf. 2Cor 3,17), o Espírito de Deus (cf. Rm 8,9.14;15,19; 1Cor 6,11;7,40); e, São Pedro, usa a denominação, o Espírito de glória (cf. 1Pd 4,14). E ainda, a fé da Igreja afirma, outrossim, a ação criadora do Espírito Santo: Ele é o "doador de vida", "o Espírito Criador" ("Veni, Creator Spiritus"), a "Fonte de todo bem".

Porém, para conhecer e conviver mais intimamente com o Espírito Santo que habita em nossas almas, vejamos o que diz o Livro da Sabedoria: “Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo, e ele, que tem unidas todas as coisas, ouve toda voz”. E ainda a carta aos Romanos: “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus”. (Rom 8,26-27).

Portanto, precisamos assumir que somos templos do Espírito Santo para identifica-lo em nós e identificarmos suas ações em nossa vida. Porque quem assume que é templo do Espírito Santo, também ver os outros como um templo sagrado de Deus e assim procede em todos os sentidos da vida. Desse modo, é o Espírito quem nos ensina tudo a respeito de Deus Pai, de Jesus, de Maria, da Igreja, dos santos e de tudo o que diz respeito à fé que professamos. “Por ele, os corações são elevados ao alto, os fracos são conduzidos pela mão, os que progridem nas virtudes chegam à perfeição. Ele ilumina os que foram purificados de toda mancha e torna-os espirituais pela comunhão consigo. E como os corpos límpidos e transparentes, sob a ação da luz, se tornam também extraordinariamente brilhantes e irradiam um novo fulgor, da mesma forma também as almas que recebem o Espírito Santo e são por ele iluminadas tornam-se espirituais e irradiam sobre os outros a graça que lhes foi dada”. (São Basílio Magno).

“Além disso, por meio dos sacramentos e ministérios, o Espírito Santo não apenas santifica e conduz o povo de Deus e o adorna com virtudes, mas ainda distribui a cada um seus dons conforme quer (1Cor 12,11), e concede também graças especiais aos fiéis de todas as condições. Torna-os assim aptos e disponíveis para assumir deveras obras ou funções, em vista de uma séria renovação e mais ampla edificação da Igreja, conforme foi dito: A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum (ICor 12,5). Estes carismas devem ser recebidos com ação de graças e consolação. Pois todos, desde os mais extraordinários aos mais simples e comuns, são perfeitamente apropriados e úteis às necessidades da Igreja”. (LG).

Enfim, é do Espírito Santo que “procede a previsão do futuro, a inteligência dos mistérios, a compreensão das coisas ocultas, a distribuição dos carismas [como foi dito acima], a participação na vida do céu, a companhia dos coros dos anjos. Dele nos vem a alegria sem fim, a união constante e a semelhança com Deus; dele procede, enfim, o bem mais sublime que se pode desejar: o homem é divinizado”. (São Basílio Magno).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

PARA QUE TODOS SEJAM UM


PARA QUE TODOS SEJAM UM

Se o amor expulsa completamente o temor, de tal modo que o temor se transforma em amor, então compreenderemos que a salvação nos é obtida pela unidade. Pois a salvação consiste em estarmos todos unidos, na íntima adesão ao único e sumo bem, pela perfeição que está representada naquela pomba de que nos fala o Cântico dos Cânticos. É o que parece depreender-se das seguintes palavras: Uma só é a minha pomba, uma só é a minha perfeita; é a única filha de sua mãe, a predileta daquela que lhe deu à luz. (Ct 6,9).

No evangelho, a palavra do Senhor no-lo diz ainda mais claramente. Jesus abençoa seus discípulos, dá-lhes todo o poder e concede-lhes os seus bens. Nestes bens incluem-se também as santas expressões que dirige ao Pai. Mas entre todas as palavras que ele diz e as graças que concede, há uma que é a mais importante e como que a fonte e a síntese de tudo o mais. É aquela em que adverte os seus para nunca mais se separarem por divergência alguma no discernimento das atitudes a tomar; mas, pelo contrário, sejam um só coração e uma só alma, procurando acima de tudo a união com aquele único e sumo bem. Deste modo, unidos no Espírito Santo pelo vínculo da paz, como diz o Apóstolo, serão todos um só corpo e um só espírito, animado pela mesma esperança a que foram chamados.

Entretanto, será melhor referir textualmente as divinas palavras do evangelho: Que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós (Jo 17,21). O vínculo desta unidade é a glória. Nenhuma pessoa sensata poderá negar que este nome “glória” é atribuído ao Espírito Santo, se recordar as palavras do Senhor: Eu dei-lhe a glória que tu me deste (Jo 17,22). Foi esta glória que o Senhor deu aos discípulos quando lhes disse: Recebei o Espírito Santo (Jo 20,22).

Ele sempre possuiu esta glória, antes mesmo que o mundo existisse; mas recebeu-a também ao assumir a natureza humana. E uma vez que a natureza humana de Cristo foi glorificada pelo Espírito Santo, a glória do Espírito foi comunicada a todos os que participam dessa natureza, a começar pelos apóstolos.

Por esta razão diz: Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita (Jo 17,22-23). Por isso, todo aquele que vai crescendo desde a infância até alcançar o estado de homem perfeito, chega àquela maturidade espiritual que somente a inteligência, iluminada pela fé, pode compreender. Então será capaz de receber a glória do Espírito Santo, através de uma vida pura, livre de toda mancha. Esta é aquela pomba perfeita a que se refere o esposo quando afirma: Uma só e a minha pomba, uma só é a minha perfeita.

Paz e Bem!

Fonte: Das Homilias sobre o Cântico dos Cânticos, de São Gregório de Nissa, bispo. (Hom. 15: PG44,1115-1118) (Séc.IV)



quarta-feira, 16 de maio de 2012

CRÔNICAS DE MINHA ALMA: QUEM É DEUS?


CRÔNICAS DE MINHA ALMA: QUEM É DEUS?

Quem pode responder essa pergunta? Jesus e o Espírito Santo, somente, ninguém mais. Qualquer outro que responda, não é, nunca foi e nunca será. Nós podemos, sim, por graça de Deus, viver, interagir e dizer Dele, mas todas as nossas ações ou respostas, não são suficientes e nunca haverão de ser, porque Deus não se prende à conceitos humanos ou à qualquer conceito; Deus É infinitamente Além de tudo que há, e tudo o que existe, só existe porque Deus É. Então, conhecer e amar a Deus como Deus É, constitui nosso maior desejo ou tarefa.

Entretanto, a partir da convivência com o Senhor, por meio do Seu Filho Jesus Cristo, e do Espírito Santo que habita em nós, podemos ensaiar algumas respostas à pergunta posta. Vamos primeiro aos exemplos de relacionamentos com Deus ao longo da história da salvação, para assim, podermos atualizar nossa convivência com o Senhor e obtermos as respostas que mais se aproxima satisfatoriamente de nossos anseios do conhecimento de Deus.

Sem dúvida todos os nossos antepassados na fé, conviveram com Deus; a única coisa que os separava do Senhor era o pecado, porque em Deus não há pecado. Logo, entendemos que conviver com Deus é viver em Deus e Deus viver em quem com Ele convive, em uma união humano-divina e que chamamos união mística, isto é, união espiritual de nossa alma com Deus; é por isso que nossa alma é imortal e infinita. Pois bem, tudo isso faz parte do conhecimento do Mistério de Deus e é insondável à razão humana em si e por si mesma, porque conhecer a Deus neste sentido significa experimentar quem Deus é, mas não em toda a sua Plenitude, porque isto é impossível nesta nossa condição existencial, ou seja, sujeitos à morte temporal.

A primeira experiência real de Deus, o primeiro contato direto, teve o homem quando de sua criação; passou a ser e a conviver com Deus num paraíso cheio das delícias do amor do Senhor, mas em sua condição de criatura dependente, isto para nunca ficar ausente da presença divina; e quando essa ausência aconteceu, aconteceu porque o homem se escondeu no pecado deixando de experimentar as delícias da presença e da convivência divina. Ora, esta foi e é a maior tragédia humana e consistiu e consiste em o homem, por causa do pecado, não mais se alimentar diretamente da Fonte Inesgotável de Vida que alimenta toda criatura que existe. 

Deus, porém, em sua Bondade Infinita, em Seu designío de Pai Criador, traçou seu Plano de salvação, dando ao homem as condições de arrependimento e perdão, enviando para isto o Seu Unigênito Filho, Jesus Cristo, Árvore da Vida, Fonte Infinita de Amor; que por Seu Sacrifício de Cruz, nos concedeu o perdão dos pecados, a remissão pelo seu Sangue, a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir e que desde aqui permanece naqueles que Ele redimiu e que Nele vivem por meio da Eucaristia, que é Seu Corpo e Sangue, Sua Alma e Divindade, memorial permanente de nossa redenção.

Paz e Bem!

QUEM É DEUS? CONTINUAÇÃO...

Vejamos alguns exemplos bíblicos de conhecimento e convivência de Deus, pois, são dessas experiências acumuladas e transmitidas por nossos antepassados, que se fez a história da salvação humana. Porque tudo o que conhecemos de Deus vem de sua revelação divina, vivida e transmitida por aqueles que Deus escolheu para que por eles chegasse até nós a mesma graça que tinham recebido. Então, nos detenhamos nesses exemplos e os sigamos como fonte de inspiração da revelação divina.

O exemplo de Abraão

Um exemplo vivo que fez Deus conhecido no meio dos homens é Abraão. Abraão acreditou, isto é, se uniu ao Senhor e nele permaneceu até o fim dos seus dias neste mundo; e nunca, por nada, quis outra vida fora da vida de fé que Deus lhe concedeu. E foi assim que Abraão conviveu com o Senhor e a partir dessa sua convivência, conviveu também com os homens testemunhando que é possível viver em conformidade com a vontade de Deus neste mundo, por isso, ficou conhecido na história humana até o fim dos tempos como o pai da fé.

O exemplo de Moisés

Moisés é aquele que falava com Deus “face a face” como relata a Sagrada Escritura. Tudo em sua vida e em sua missão de conduzir os filhos de Abraão, da terra da escravidão até a terra prometida, nasceu sempre do seu convívio permanente com Deus. Homem de oração, penitência, humildade, profunda obediência e temor do Senhor, procurou ouvi-lo sempre para depois agir, impulsionado pelo Espírito Santo e assim poder cumprir os desígnios do Senhor para com seu povo.

Moisés é aquele homem que ficou na história como alguém que nunca quis fazer sua vontade própria, porque sabia que a obra da redenção humana não era sua, mas de Deus. Por isso, pôs a vida integralmente a serviço do Senhor, para que tudo o que vivesse ou ordenasse fosse de fato plena vontade de Deus e nada mais fora dela. Com isso, nos deu o belo exemplo do que é ser um homem conduzido pelo Espírito Santo em todos os sentidos da vida.

O exemplo de Maria de Nazaré, a mãe de Jesus

Creio que ninguém mais aqui neste mundo conheceu Deus como a Virgem Maria; esposa do Espírito Santo, Mãe carnal de Jesus Cristo; Sacrário vivo da Santíssima Trindade. Maria viveu em tudo a Vontade do Senhor, disse sim ao Seu querer e agir e se tornou desse modo, a serva humilde do Altíssimo Pai Criador; a primeira e única humana a conceber Deus e tornar-se uma só com Ele em sua humanidade, ou seja, a primeira e única que foi divinizada ainda em nossa naturalidade pelo Filho que concebeu pela ação do Espírito.

Em Maria, a primeira redimida, Deus por seu Filho, realizou a redenção de toda humana criatura, nascida da água e do Espírito Santo, na ordem da graça. Assim como Eva é a mãe de todos os viventes, Maria é a mãe de todos os redimidos por Cristo seu Filho amado. Por isso, ela é a nova Eva, sem a mancha do pecado, ou seja, imaculada, porque, de fato, convinha que a mãe do Filho de Deus tivesse essa dignidade, em vista do Seu Filho, segunda Pessoa da Trindade Santa, e da redenção dos homens como primeira redimida.

Por isso, Maria se encontra agora em corpo e alma na glória da Santíssima Trindade, e por essa graça que de Deus recebeu, todas as gerações a proclamam, Bem-aventurada, porque o Senhor fez grandes coisas por sua serva, que jamais a mente humana poderá compreender, a não ser por uma revelação direta do Senhor.

Paz e Bem!

***

“Virgem Imaculada, minha mãe Maria Santíssima, eu renovo hoje e sempre a consagração a ti de todo o meu ser para que disponhas de mim para o bem de todos, somente te peço que eu poça, minha Rainha e Mãe da Igreja, cooperar fielmente com a missão de construir o Reino do teu Filho Jesus no mundo, para isso eu te ofereço minhas orações, meus sacrifícios e minhas ações”.

“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós e por todos quantos a vós não recorrem, de modo especial pelos inimigos da Santa igreja e por aqueles que a vós estão recomendados. Amém”!

***

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

terça-feira, 15 de maio de 2012

UNIDOS EM CRISTO NUM MESMO ESPÍRITO



UNIDOS EM CRISTO NUM MESMO ESPÍRITO

Cada vez que participamos do corpo sagrado de Cristo, unimo-nos a ele corporalmente, como afirma São Paulo ao falar do mistério do amor misericordioso de Deus: “Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo”. (Ef 3,5-6).

Ora, se todos nós formamos um só corpo em Cristo, não apenas uns com os outros, mas também com aquele que habita em nós pela sua carne, por que não vivemos plenamente esta união existente entre nós e com Cristo? Com efeito, Cristo é o vínculo da unidade, por ser ao mesmo tempo Deus e homem.

Seguindo o mesmo caminho, podemos falar da nossa união espiritual, afirmando que todos nós, ao recebermos o único e mesmo Espírito Santo, nos unimos uns com os outros e com Deus. Embora estejamos separados, somos muitos e, em cada um de nós, Cristo faz habitar o Espírito do Pai que é também o seu. Todavia, o Espírito é um só e indivisível e, com a sua presença e ação, reúne os que individualmente são distintos uns dos outros, fazendo com que em si mesmo todos sejam um só. Assim como a virtude do corpo sagrado de Cristo transforma num só corpo os que dele participam, parece-me que o único e indivisível Espírito de Deus, habitando em cada um, vincula a todos numa unidade espiritual.

Por isso, novamente São Paulo se dirige a nós: “Suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. Aplicai-vos em guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. Há uma só fé, um só Senhor, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de
todos e permanece em todos”. (Ef 4,2-6). Se efetivamente é um só Espírito que habita em nós, também o único Deus e Pai de todos estará em nós por seu Filho, unindo entre si e consigo todos os que participam do mesmo Espírito.

Desde agora, torna-se evidente que, de alguma maneira, estamos unidos ao Espírito Santo por participação. De fato, se de uma vez por todas abandonamos a vida puramente natural e obedecemos às leis do espírito, é claro que, deixando de lado a nossa vida anterior e unindo-nos ao Espírito Santo, adquirimos uma configuração espiritual e, até certo ponto, transformamos em outra a nossa natureza. Assim já não somos simplesmente homens, mas filhos de Deus e habitantes do céu, pelo fato de nos termos tornado participantes da natureza divina.

Todos, portanto, somos um só no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Um só, repito, pela identidade de condição, um só pela união da caridade, pela comunhão do corpo sagrado de Cristo e pela participação do único Espírito Santo.

Paz e Bem!

Fonte: Do Comentário sobre o Evangelho de João, de São Cirilo de Alexandria, bispo - (Lib. 11,11: PG 74,559-562) (Séc.V)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

EU ACREDITO...




Eu acredito é o grito bendito de todos os que são batizados...
Eu acredito em Deus, Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra...
De todas as coisas visíveis e invisíveis...
Porque acreditar em Deus é amá-lo, é respeitá-lo...
É ser fiel aos seus mandamentos...
Que nos livra dos tormentos que o pecado traz...

Eu acredito em Jesus Cristo...
Filho Único de Deus, enviado para nossa salvação...
Nascido da Virgem Maria pela ação do Espírito Santo...
Ele, o Princípio e o Fim de todas as coisas...
Ele, a Cabeça da Igreja que é o seu Corpo,
A parte visível do Reino de Deus, presente no tempo,
à caminho da eternidade...

Eu acredito no Espírito Santo, Senhor que dá a vida...
E procede do Pai e do Filho...
E com o Pai e o Filho é adorado e glorificado...
Ele que falou pelos profetas...
Ele, o doador dos sete dons e de todos os outros dons de Deus...
Santificador de nossas almas, e alento dos nossos corações...
Aquele que habita em nossos corpos mortais,
para fazer-nos imortais pela ressurreição de Jesus Cristo...

Eu acredito na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica...
Professo um só batismo para a remissão dos pecados...
E espero a ressurreição dos mortos
e a vida do mundo que há de vir...
E que está presente aqui onde estamos agora...
Para a maior glória de Deus...
Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Creio, porque a fé é um dos dons do Espírito Santo...
Ela é o fundamento da esperança,
É certeza a respeito daquilo que não se vê ainda...
Ou seja, a herança eterna que Deus preparou para aqueles que o amam...

Crer é também viver na intimidade divina,
contemplando a Beleza Infinda de Deus...
Por quem e para quem fomos criados...
E amados até a última gota do Sangue de Jesus,
que pendente do madeiro da cruz, perdoou os nossos pecados...
Para que perdoados, tivéssemos a vida eterna...
Fruto de sua misericórdia infinita...

Eis é o Grande Mistério da invisibilidade divina que nos envolve...
Esta é a fé que da Igreja recebemos...
E sinceramente professamos...
Razão de nossa alegria em Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém!

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

CRÔNICAS D MINHA ALMA: PERMANECEI EM MIM




Aqui neste mundo tudo passa, nossa realidade é transformada a todo instante, e esse dinamismo se dá para o bem ou para o mal, dependendo das decisões que tomamos, porque em se tratando do comportamento humano, tudo é possível dentro de nossas possibilidades. Quanto à realidade natural que nos cerca, esta sofre as consequências de nossas decisões. Assim sendo, trazemos no mais íntimo do ser, aquilo que cultivamos com o nosso viver de cada dia, como resposta ao dom da vida que recebemos de Deus.

Ora, sabemos que somos seres dependentes, e essa dependência é a razão pela qual sobrevivemos nesse nosso habitat natural. Todavia, existe algo em nós que nos faz conspirar contra nós mesmos, é o que chamamos de interesses pessoais. É uma espécie de egoísmo mórbido que leva o ser humano à destruição, pois, as coisas materiais, são postas acima de tudo e de todos; e esse apego exagerado tem levado muitos a cometerem terríveis maldades, capazes de dissipar vidas inocentes sem poupar ninguém.

Desse modo, se criou uma cultura de autodestruição, divulgada amplamente pelos meios de comunicação em massa, em suas programações sectárias, onde difundem comportamentos vãos, desordenados e estranhos; vícios de toda espécie e atitudes totalmente anticristãs, procurando com isso, moldar a sociedade aos mais baixos calões existenciais. O resultado é a violência desenfreada que permeia todas as camadas sociais; é o abuso de poder, pelo mau uso de suas funções; corrupções e injustiças vindas dos mandatários de plantão, que estão à postos nos mais altos escalões das esferas governamentais e não governamentais.

E assim, estamos vendo esse nosso mundo afundando num mar de lama sem fim, e o pior de tudo, não tem volta, não tem conserto, porque os homens perderam o temor de Deus e se afastaram dele, por suas obras funestas, entregando-se ao mal que passou a tomar conta de tudo ou quase tudo. Então, o que fazer em meio a esse proceder infernal que assistimos cada dia? Como nos defender de tudo isso?

“Só em Deus a minha tem repouso, porque dele é que me vem a salvação. Só ele é meu rochedo, minha salvação; minha fortaleza: jamais vacilarei. Só em Deus repousa a minha alma, é dele que me vem o que eu espero. Só em Deus encontrarei glória e salvação. Ele é meu rochedo protetor, meu refúgio está nele. Ó povo, confia nele de uma vez por todas; expandi, em sua presença, os vossos corações. Porque nosso refúgio está em Deus”. (Sl 61).

“Os homens não passam de um sopro, e de uma mentira os filhos dos homens. Eles sobem na concha da balança, pois todos juntos são mais leves que o vento. Não confieis na violência, nem espereis vãmente no roubo; crescendo vossas riquezas, não prendais nelas os vossos corações. Numa só palavra de Deus compreendi duas coisas: a Deus pertence o poder, ao Senhor pertence a bondade. Pois vós dais a cada um segundo suas obras”. (Sl 61). (cf. Sl 2).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

***
"Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15,4-5)
***

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CRÔNICAS DE MINHA ALMA: A ORAÇÃO NO RITMO DA VIDA





Orar é gozar da intimidade divina, é permanecer na presença de Deus sem nunca sair dela e andar pelas estradas deste mundo acompanhado do Senhor que nos fala: “Vem e segue-me, porque eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.

De fato, seguir-te é gozar de tua intimidade Senhor, é viver do teu amor e conduzido por tua sabedoria todos os dias de nossa vida, passando por sobre tudo o que tenta nos apartar de Ti, ó divino mestre e redentor de nossas almas. Quem Te segue jamais erra o caminho, porque tu és o único caminho que nos leva à perfeição; quem vive em tua companhia, experimenta a verdade em toda a sua plenitude, por isso, nunca se deixa levar por mentira alguma; quem vive de ti, Senhor, tem a vida eterna, porque tu és a vida que não tem fim, vida esta que tanto almejamos.

Felizes os que ouvem e vivem segundo os teus preceitos, porque este é o modo de ser dos teus eleitos, daqueles que dão a vida por Ti. Por isso, não dão atenção ao mal nem praticam os seus desejos e seduções, porque sabem que os maus não entrarão no teu reino. Pois, assim escreveu São Paulo: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.” (1Cor 6,12).

Portanto, “Irmãos, pelas misericórdias de Deus, eu vos exorto, pois, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito. Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Amém. (Rom 1,1-2; Col 3,17).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

***
“Todos nós precisamos tomar uma ‘atitude de oração’, aquela que perpassa todo o nosso dia e nossas atividades. É a oração que brota espontaneamente daquilo que vivemos em cada momento. É um contínuo diálogo com Aquele com quem vivemos e para Quem trabalhamos. Esse diálogo é oração. É oração no ritmo da vida”. (Monsenhor Jonas Abib).
***

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CRÔNICAS DE MINHA ALMA: EXISTE UMA NECESSIDADE PERMANENTE EM MIM...




EXISTE UMA NECESSIDADE PERMANENTE EM MIM...

Como ser humano, alma vivente, como discípulo, existe em mim uma necessidade permanente de Ti, Senhor, e eu não posso me descuidar nem colocar nada em teu lugar, porque minha vida só será completa quando ocupares o lugar que te pertence nela, meu Deus. Creio firmemente, Senhor, que nos criastes com esta necessidade e ela só será saciada quando estivermos definitivamente em tua presença, ou seja, sem as barreiras de nossa naturalidade que ora nos faz seres limitados. Somente, desse modo, seremos totalmente saciados e teremos a plenitude da felicidade que é a herança eterna que nos reservastes em teu infinito amor.

Todavia, Senhor, enquanto esse santo dia não chegar, temos que lutar contra a tendência de pôr em teu lugar as coisas e as outras criaturas que nunca saciam, porque elas têm também a mesma carência da tua presença e por isso mesmo não nos bastamos. Creio que isto acontece Senhor, porque Te ignoramos e fazemos pouco caso de Ti; e assim caímos no precipício da indiferença e dos piores vícios, que nos tornam pecadores incorrigíveis e irreconhecíveis diante de Ti.

Sei que este mundo, Senhor, não é o nosso lugar definitivo, até poderia ser se não houvesse nenhum mal no meio de nós. Mas existe, e só estamos assim neste estado de miséria, por causa de nossos pecados que são tantos e insuportáveis. Infelizmente, Senhor, muitos e muitos insistem em cometê-los contra Ti, e contra tudo o que Te pertence, causando terrível alvoroço e tragédias que se sucedem uma após outra, tendo a morte como pano de fundo, neste imundo abismo infernal da desobediência humana.

Ah! Senhor! Quanta dor e sofrimento, quanto terror vem ocorrendo no meio de nós, porque não te damos o devido lugar que só a te pertence em nosso viver. E olha que nos ensinastes a nos defender contra as ciladas do mal, quando nos destes os teus mandamentos para evitarmos qualquer ligação com as forças do demônio, esse terrível inimigo de nossas almas, autor do pecado e de toda perdição que existe neste mundo.

Por isso, vem Senhor em nosso auxílio, socorre-nos sem demora, que a tua graça nos faça perseverantes até o fim. Assim, seguiremos teus passos com a segurança de ovelhas que te conhecem e escutam a tua voz, ó Bom Pastor; livra-nos por teu amor de tudo o que contraria a tua santa vontade em nossa vida; e que a Virgem Maria, tua e nossa mãe, nos conceda a graça de sua intercessão e o aconchego do seu amor materno, que nos livra do inferno e de toda perdição. Amém! Assim seja! Vem, Senhor Jesus, vem!

Paz e Bem!

Frei Fernanodo,OFMConv.


Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

terça-feira, 1 de maio de 2012

CRÔNICAS DE MINHA ALMA: TRABALHAI NA VOSSA SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR



CRÔNICAS DE MINHA ALMA: TRABALHAI NA VOSSA SALVAÇÃO 


Aqui neste mundo os homens se empenham em muitas obras, todavia, sempre motivados por algum tipo de interesse de ordem pessoal ou coletivo, pois a lei do trabalho existe para ser cumprida por todos. De fato, todas as oportunidades nos são dadas, à medida que as buscamos com empenho e determinação; no entanto, não podemos esquecer que o existir temporal só o é em vista da eternidade que faz sempre presente no meio de nós.

Ora, nós não somos matéria tão somente, mais do que isto, somos seres viventes dotados de alma imortal; assim sendo, estamos envoltos pela metafísica que nos sustenta; nossa atenção, então, se volta para ela na certeza de que aqui pomos o alicerce de nosso viver eterno, para o qual a natureza humana foi criada; porque se não pensarmos assim, a vida perde todo o sentido de ser, visto que ninguém se perpetua naturalmente aqui neste mundo, porque aqui tudo tem fim.

É claro que para pensar assim, precisamos da fé em Deus, como está escrito na carta aos Hebreus: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram". (Heb 11,6). Além do mais, “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê”. (Hb 11,1). Ou seja, experimentamos prontamente seus resultados, à medida que a concebemos como dom de Deus nas entranhas de nossas almas. Quanto a isto, ninguém pode dizer que não tem fé, porque ela é inata e só fazemos o que fazemos, porque acreditamos naquilo que buscamos com o nosso fazer.

Portanto, “Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração, porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança; com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus, e o seu poder, posto à prova, triunfa dos insensatos”. (Sab 1,1-3).

“Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência. Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar. Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida”. (Fil 2,12-16a).

Deste modo, sabendo que toda causa gera um efeito e que se a causa é boa, o efeito também o é: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção [e a morte]; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos”. (Gal 6,7-9).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

***
“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal”. (Jo 6,27).
***

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...