VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

EXISTE UMA NECESSIDADE PERMANENTE EM MIM...


Dessa vida só levamos os valores eternos que são as virtudes do Espírito Santo, presentes em nossas almas...Paz e Bem!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A QUEM ESTÃO SERVINDO AS REDES DE TELEVISÃO DESTE PAÍS?


A QUEM ESTÃO SERVINDO AS REDES DE TELEVISÃO DESTE PAÍS?


Ultimamente temos constatado que toda espécie de lixo do inferno tem sido despejado nos lares brasileiros e até do mundo, pelas redes de televisão abertas e privadas brasileiras. Nada mais asqueroso do que o suprassumo infernal que advém das novelas e programas da televisão brasileira. De fato, elas têm sido porta vozes do inferno há muito tempo, só não vê quem se deixou prender por seus conteúdos satânicos. Antigamente suas ações eram de cunho sublimares, veladas, sorrateiras, de tal modo que só as pessoas com discernimento apurado, liam nas entrelinhas de suas mensagens sublimares o veneno satânico nelas contido; mas, nos últimos tempos, o mal vem mostrando sua farsa nitidamente como que, querendo dizer que já está no comando das mentes a ele subjugadas, especialmente dos executivos e diretores das redes de comunicação em massa e de suas programações. Por exemplo: ontem (27/10/2013), o Fantástico da Rede Globo, fez uma chacota tão vergonhosa da última ceia de Cristo, algo tão baixo e doloso contra a fé cristã, que deixa pasmo até os demônios do inferno. Ou ainda, o personagem gay de uma de suas novelas atuais, cujos bordões são extremamente nocivos à fé cristã, tais como: “Será que eu soltei rojão no Sermão da Montanha?”... ”Já tenho outros motivos pra acreditar que lavei minhas cuecas na manjedoura”... ”Será que eu fiz um skate com a tábua dos dez mandamentos pra sofrer tanto assim?”... ”Será que eu salguei a santa ceia para você me achar com cara de idiota?” Ou seja, são provocações contra a fé em horário nobre do império da globalização, são sátiras perversas com intuitos nitidamente blasfematórios...

Podem me acusar do que quiserem, mas a verdade precisa ser dita para que tomemos consciência e não nos deixemos dominar pelo o mal que está arrebanhando milhares e milhões de pessoas para as suas pretensões diabólicas, a saber: a destruição da fé católica, a deturpação e banalização do cristianismo, a destruição da fé em Deus, a destruição da família como célula mãe da sociedade, para assim trazer o desequilíbrio social e a perca do sentido da vida. Para isso, os porta-vozes televisivos das trevas, defendem as seguintes bandeiras: a legalização do aborto e das drogas ilícitas; as experiências com células tronca de embriões; a banalização dos relacionamentos; a ditadura do homossexualismo; a negação do pecado e do demônio, ou seja, querem negar que o pecado e o demônio existem. Os roteiros usados para estas maléficas intenções são: promoção do liberalismo sexual; promoção da reencarnação e das religiões espiritualistas; uso de personagens gays e lésbicas como protagonistas para que se implante a ditadura homossexual; banalização dos símbolos religiosos, especialmente os ligados à Igreja Católica; e outros tantos temas polêmicos com o fim de desviar as mentes da fé em Deus e em Jesus Cristo, Salvador da humanidade.

Atenção: vejam a vida de quem está por trás dos textos e roteiros das telenovelas, talks shows, reality shows tipo BBB, a Fazenda, etc. Com quem e com que eles têm ligação; vejam também a vida de seus protagonistas, atores, atrizes, diretores, etc. Há neles algum exemplo de vida a ser seguido? E os programas de auditório? Quanta bobagem e perversão nas tardes e noites de sábados e domingos, quanta perca de tempo. E os humorísticos? Os mais terríveis venenos do inferno. Com esse bombardeio infernal, vemos a fé de muitos arrefecer; e poucos são os que vão às igrejas para rezar. Porém, muitos só pensam nesse tipo de diversão e por isso, não têm tempo para viver a fé e muito menos a religiosidade como deve ser vivida; e assim, temos uma sociedade extremamente violenta, dissipada pelas drogas, pela corrupção, pelo tráfego de armas e de gente; e por toda espécie de perversão sexual e desvios comportamentais em todas as esferas de nossa sociedade.

Existe um texto de São Paulo que identifica o momento atual que estamos atravessando, pois vivemos a última batalha espiritual da humanidade, e não nos surpreende constatar a ferocidade do inimigo de Deus e de nossas almas, visto ser este o fim de suas maquinações e aparente reinado: “Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!” (1Tm 1,1-5).

E ainda:Ninguém de modo algum vos engane. Porque primeiro deve vir a apostasia, e deve manifestar-se o homem da iniquidade, o filho da perdição, o adversário, aquele que se levanta contra tudo o que é divino e sagrado, a ponto de tomar lugar no templo de Deus, e apresentar-se como se fosse Deus. Não vos lembrais de que vos dizia estas coisas, quando estava ainda convosco? Agora, sabeis perfeitamente que algo o detém, de modo que ele só se manifestará a seu tempo. Porque o mistério da iniquidade já está em ação, apenas esperando o desaparecimento daquele que o detém. Então o tal ímpio se manifestará. Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca e o aniquilará com o resplendor da sua vinda”.

A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores. Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar. Por isso, Deus lhes enviará um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro. Desse modo, serão julgados e condenados todos os que não deram crédito à verdade, mas consentiram no mal”. (2Tss 2,3-12).

Quanto ao mais, preparemo-nos para a perseguição, pois, “O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão. Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao pai de família, quanto mais o farão às pessoas de sua casa! Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber. O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados. Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena”.

Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós. Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus”. (Mt 10,24-33).

Por fim, escutemos ainda mais o Senhor: “Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor. Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes”. (Mt 24,42-44).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria,OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

VIVENDO DA PROVIDÊNCIA DIVINA...



VIVENDO DA PROVIDÊNCIA DIVINA...


Caríssimos, aprendi que nada tenho, pois tudo o que sou e tenho só a Deus pertence. Nasci sem nada, dependente de tudo, e quanto tempo ainda aqui estiver, continuarei dependendo de tudo, a começar dos bens naturais, ar, água, comida, sono... E quando partir daqui também nada levarei deste mundo, a não ser os bens eternos que aqui cultivei: amor, caridade, bondade, justiça, fidelidade, misericórdia, castidade, paz, alegria, etc., como bem ensinou nosso Senhor, Jesus Cristo: Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os corroem e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós tesouros nos céus (...); pois onde está  o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mt 6,19-20a.21).

Então, como é que o Senhor revela sua Providência em nossa vida? Todo Pai amoroso, atencioso e bondoso cuida de sua prole com desvelo. Deus, nosso Pai, é amor infinito e nos ama perfeitamente, por isso, nos dedica plena atenção e carinho; é Ele o nosso Supremo Bem e o Perfeito realizador de nossa vida... Ocorre que raramente deixamos que Ele exerça sua providência para conosco; isto se dá porque, no mais das vezes, deixamos que os apegos, os medos, as inquietações e as preocupações exageradas ocupem nossos pensamentos e nossas ações, arrefecendo nossa fé Nele; ou ainda, quando pomos nossa confiança nos bens materiais, no poder temporal, no dinheiro, e com isto nos tornamos egoístas, avarentos, corruptos, incrédulos, e por consequência, inimigos de nós mesmos e do Senhor. “E disse, então, Jesus ao povo: guardai-vos escrupulosamente de toda a avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas”. (Lc 12,15).

Ora, a providência divina nunca falha, sobretudo com aqueles que buscam em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça; porque esses não põem os interesses pessoais acima da vontade de Deus, mas procuram seguir a Cristo Jesus, pobre e obediente até a morte e morte de cruz. Nessas almas a providência divina se revela pela obediência à lei do trabalho: “ganharás o teu pão com o suor do teu rosto”, e ainda por uma vida de renúncia, generosidade e busca de santidade. Como nos ensina o salmista: “Fui jovem e já sou velho, mas jamais vi o justo abandonado, nem seus filhos a mendigar o pão. Todos os dias empresta misericordiosamente, e abençoada é a sua posteridade”. (Sl 36,25-26).

Com efeito, o nosso seráfico pai São Francisco de Assis, por sua vida de renúncia e por seu amor à pobreza, nos ensinou como viver da Providência Divina:Quando os irmãos lhe perguntaram um dia qual era a virtude que nos torna mais amigos de Cristo ele respondeu abrindo-lhes, por assim dizer, o segredo do seu coração: “Sabei, irmãos, que a pobreza espiritual é o caminho privilegiado para a Salvação (cf. Mt 5,5), visto que é a seiva da humildade e a raiz da perfeição; os seus frutos são incontáveis, embora escondidos. Ela é esse «tesouro escondido num campo», do qual nos fala o Evangelho, pelo qual é necessário vender tudo o resto e cujo valor deve impelir-nos a desprezar todas as outras coisas”.  E ainda: Filhos meus, grandes coisas prometemos a Deus: mas muito maiores Deus nos prometeu. Observemos o que prometemos; e esperemos com certeza as que nos foram prometidas. Breve é o deleite do mundo, mas a pena que se lhe segue é perpétua. Pequeno é o sofrimento desta vida, mas a glória da outra vida é infinita”. (I Fioretti de S. Francisco).

Também Santa Teresa de Jesus, certa feita, disse:

Nada te perturbe, nada te espante,
Tudo passa, Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem, nada lhe falta:
Só Deus basta.

Eleva o pensamento, ao céu sobe,
Por nada te angusties, nada te perturbe.
A Jesus Cristo segue, com grande entrega,
E, venha o que vier, nada te espante.
Vês a glória do mundo? É glória vã;
Nada tem de estável, tudo passa.

Deseje às coisas celestes, que sempre duram;
Fiel e rico em promessas, Deus não muda.
Ama-o como merece, Bondade Imensa;
Quem a Deus tem, mesmo que passe por momentos difíceis;
Sendo Deus o seu tesouro, nada lhe falta.
Só Deus basta...

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria, OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O QUE É O INFERNO? O INFERNO EXISTE?



O QUE É O INFERNO? O INFERNO EXISTE?

Para responder a estas perguntas temos que perguntar antes, o que é o pecado?  Quais as suas consequências para aqueles que se deixam dominar por ele? (cf. Jo 8,34; Rm 6,23a). Em verdade, o pecado é a total rejeição ao amor de Deus, ele surge da livre e soberana decisão do ser humano (cf. Tg 1,12-16). Por isso, o seu resultado é a morte e a perdição eterna (cf. Ap 22,8). Mas, para entender isto, façamos a seguinte meditação: Deus tudo criou como expressão de Seu amor. Por isso, tudo nos revela esse seu infinito amor. Desse modo, só pode ser feliz quem ama de verdade, porque o amor é o fundamento que gera a vida e a mantém. Não podemos simplesmente conceituar o amor pondo-o numa redoma de palavras, porque o amor não é um simples conceito ou apenas um sentimento, mais do que isto, o amor é um atributo divino que nos leva à perfeição eterna. Ele é profunda afeição do Espírito Santo em nossas almas, e santifica todo o nosso ser. Em suma, o amor é a essência da vida e da salvação. Nenhum ser humano pode dizer que ama seu semelhante ou as demais criaturas se não ama a Deus acima de todas as coisas, porque Deus é amor e o único autor e Senhor de toda a criação. Logo, não amar a Deus e não amar seus filhos e filhas e suas criaturas; resulta no desligamento Dele, tendo como consequência a autodestruição, porque tudo o que não permanece em Deus, se destrói por si mesmo.

Ora, jamais pensaria ou falaria no inferno se ele não estivesse já presente aqui neste mundo. Pois, muitos o cultivam por seus pecados, por isso, o experimentam por meio de todo tipo de malícia, perversão, violência, dependência química, opressão, depressão e outras doenças psicossomáticas que têm causado tantos danos e a morte de incontáveis pessoas. Com efeito, assim nos alertou São Paulo: “Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade” (2Tm 3,1-5a). E ainda: “São insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia. Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem os que as cometem”. (Rom 1,31-32).

De fato, analisando atentamente esse nosso mundo, constatamos que existem dois tipos de infernos, o temporal e o escatológico; um resulta no outro, e os dois se entrelaçam. O primeiro se revela pelo sofrimento advindo dos pecados cometidos; o segundo é a extensão eterna do primeiro. Pois o tempo está para eternidade; assim como o corpo está para a alma. Ora, toda causa gera um efeito; se a causa é boa, o efeito também é; se a causa é má, o efeito é igualmente mau. É claro, vivemos no tempo, mas se só existisse o tempo, diríamos que tudo é temporal e se resume somente ao que vivemos no tempo, e com o tempo tudo se acaba. Mas não é isto que experimentamos em nossas almas, visto que elas são atemporais e imateriais. Pois, uma vez ocorrida a morte natural, do corpo só resta o pó para o pó de onde veio; todavia, o que é atemporal e imaterial não se torna pó; mas, porque eterna permanece o que é, como nos ensina o Senhor em Sua Palavra (cf. Gn 1, 26-27; 3,19; Mt 10,28). Assim podemos afirmar: o que vivemos no tempo, para a eternidade é que vivemos, pois tudo o que pensamos, falamos e fazemos ficam gravados em nossas almas (cf. Sb 1); e como um filme, no dia eterno, tudo passará diante de nós e de nosso Criador no juízo pessoal e final (cf. Hb 9,27; Mt 25,31-46).

Com efeito, a evangelização não consiste na pregação sobre o inferno ou sobre a condenação a ele; mas sim no anúncio da salvação realizada por Jesus Cristo, o Filho de Deus (cf. Mt 28,19-20; Rm 8,1-4). É como o Senhor mesmo disse: "Há mais alegria no céu por um só pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." (Lc 15,7). Todavia, não podemos nos esquivar desse assunto doloroso, mas sim alertar os homens para que não caiam na terrível condição eterna em que são precipitadas as almas condenadas (cf. Jo 3,16-21; Lc 16,19-31). Pois o inferno é uma realidade que infelizmente já se faz presente neste mundo. E todos aqueles que o cultivam por suas maldades já o experimentam interiormente aqui mesmo, porém, não sem a chance de se arrependerem. (cf. 1Cor 6,9-12; Mc 1,15;3,17).

Por fim, deixo este relato de São João, que nos faz exultar de alegria, mas ao mesmo tempo nos faz tremer e temer por causa dos acontecimentos que virão:

Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia. Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo. Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição. Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Novamente me disse: Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva. O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte”. (Ap 21,1-8).

Eis que venho em breve! Felizes aqueles que põem em prática as palavras da profecia deste livro. Disse ele ainda: Não seles o texto profético deste livro, porque o momento está próximo. O injusto faça ainda injustiças, o impuro pratique impurezas. Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais. Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim”. (Ap 22,7.10-13).

Felizes aqueles que lavam as suas vestes para ter direito à árvore da vida e poder entrar na cidade pelas portas. Fora os cães, os envenenadores, os impudicos, os homicidas, os idólatras e todos aqueles que amam e praticam a mentira!” (Ap 22,14-15).

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã. Aquele que atesta estas coisas diz: Sim! Eu venho depressa! Amém. Vem, Senhor Jesus! A graça do Senhor Jesus esteja com todos”. (Ap 22,16.20-21).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria,OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

COMO DESCREVER O PARAÍSO? EXISTE UM PARAÍSO?



COMO DESCREVER O PARAÍSO? EXISTE UM PARAÍSO?

Caríssimos, compreender as coisas eternas sempre foi um desejo humano, pois por mais perfeito e belo que seja esse nosso habitat natural, ele é transitório como a vida que vivemos por pouco tempo, porque tudo o que há com o tempo se esvai, para onde (?) só a fé em Deus nos responde; isto porque, existe o pecado dos homens que a todo instante tenta estragar esse lindo paraíso terrestre que habitamos. Por toda bondade que há nas coisas que vemos, pelo amor com que amamos, pelo desejo de vida eterna que temos, pela felicidade que cultivamos, e pela paz que tanto queremos, entendemos que, sem dúvida alguma, há um lugar ou estado de perfeição onde todos esses valores eternos permanecerão com os que nele habitam. Não precisamos de nenhum esforço para entender que os dons de Deus, que estão em nossas almas, nos levam a experimentar a felicidade e paz de Sua divina presença; basta vivermos em estado de graça, isto é, na perfeita obediência aos seus mandamentos, para constatarmos isto.

Com efeito, o paraíso que almejamos não é aqui, mas começa aqui com a nossa existência, pois tudo em nós aponta para ele, por isso, será grande a surpresa de nossa humanidade logo que daqui partirmos; nós que estamos acostumados com o limite e a fragilidade de nossa condição, participaremos do ilimitado divino em todos os sentidos. Como seria bom que esse nosso mundo fosse sem maldade, sem injustiça, sem vícios, sem violência, sem discórdias, sem ganância, sem guerras, doenças ou morte. Creio que este seja o sonho de todo ser humano que vive em meio às contradições desta vida. Um mundo onde a verdade e o amor estejam em todos e com todos sempre; onde a bondade, a justiça e paz, não sejam apenas palavras, mas o que significam para a unidade de toda a humanidade. É esse o verdadeiro paraíso que Deus sempre quis em seu desígnio para todos nós.

Como escrevi acima, a fé que Deus pôs em nossas almas, quando nos criou, é um dom especial com o qual podemos comungar perfeitamente com Sua vontade que nos leva a experimentar o paraíso por nossa adesão a esse seu desígnio de amor. De fato, “Deus nos colocou no mundo para conhecê-lo, servi-lo e amá-lo e, assim, chegar ao paraíso. A bem-aventurança nos faz participar da natureza divina (cf. l Pd 1,4) e da vida eterna. Com ela, o homem entra na glória de Cristo e no gozo da vida trinitária”. (CIC 1721). “Este mistério de comunhão bem-aventurada com Deus e com todos os que estão em Cristo supera toda compreensão e toda imaginação. A Escritura fala-nos dele em imagens: vida, luz, paz, festim de casamento, vinho do Reino, casa do Pai, Jerusalém celeste, Paraíso. "O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam" (1Cor 2,9). (CIC 1027).

Mas, como viver desde já as virtudes que nos qualificam para a vida em Deus definitivamente? Jesus no santo evangelho nos ensina: “Bem aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus” (Mt 5,8). Ora, essa “prometida bem-aventurança nos coloca diante de escolhas morais decisivas. Convida-nos a purificar nosso coração de seus maus instintos e a procurar o amor de Deus acima de tudo. Ensina que a verdadeira felicidade não está nas riquezas ou no bem-estar [aparente deste mundo], nem na glória humana ou no poder [temporal], nem em qualquer obra humana, por mais útil que seja, como as ciências, a técnica e as artes, nem em outra criatura qualquer, mas apenas em Deus, fonte de todo bem e de todo amor”. (CIC 1723).

Infelizmente, não é isto que vemos no mundo de hoje; pelo contrário, é como escreveu o Cardeal Newman: “A riqueza é o grande deus atual; a ela prestam homenagem instintiva a multidão e toda a massa dos homens. Medem a felicidade pelo tamanho da fortuna e, segundo a fortuna, medem também a honradez... Tudo isto provém da convicção de que, tendo riqueza, tudo se consegue. A riqueza é, pois, um dos ídolos atuais, da mesma forma que a fama... A fama, o fato de alguém ser conhecido e fazer estardalhaço na sociedade (o que poderíamos chamar de notoriedade da imprensa), chegou a ser considerada um bem em si mesma, um sumo bem, um objeto, também ela, de verdadeira veneração”. “Mas, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?” (Mc 8,36).

Por fim, como descrever o verdadeiro paraíso? São Paulo nos deixou um relato comovente sobre este, vejamos: Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado até o terceiro céu. Se foi no corpo, não sei. Se fora do corpo, também não sei; Deus o sabe. E sei que esse homem - se no corpo ou se fora do corpo, não sei; Deus o sabe - foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis, que não é permitido a um homem repetir”. (2Cor 12,2-5). E São João, assim o descreve: “Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia. Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo. Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição.

Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Novamente me disse: Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva. O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”. (Ap 21,1-7).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria,OFMConv.
Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

POR QUE EXISTE O MAL NO MUNDO? É POSSÍVEL O MUNDO SEM O MAL?


POR QUE EXISTE O MAL NO MUNDO? É POSSÍVEL UM MUNDO SEM O MAL?


O “mistério da iniquidade” ou o mal que está no mundo, ao que parece, quer torna-se uma espécie de obstáculo para um melhor entendimento da fé, do amor, da verdade, da bondade e do justo relacionamento da humanidade com Deus. Ora, mas isto se dá porque racionalmente não entendemos porque Deus, que se nos revela em suas obras, tão magnânimo e perfeito, permite que o mal, como que se sobressaia, à margem de sua vontade e perfeição. De fato, se procurarmos por nós mesmos e em nós mesmos respostas para as indagações referentes ao mal, nunca chegaremos ao entendimento desse intento sem acreditarmos que o Sumo Bem, que é Deus, vence sempre todo e qualquer mal que há. Logo, precisamos nos manter unidos ao Senhor, por meio de Seu Filho, Jesus Cristo, que é Deus-conosco, para vencermos o mal que está no mundo, e extirpá-lo totalmente pela raiz.

Certa feita, uma jovem me procurou e disse: “Frei, eu não creio em Deus, e daí?”. Ao que respondi: querida irmã, seja sempre uma pessoa pura de corpo e alma; nunca minta nem faça o mal a ninguém, perdoe a todos que lhe ofenderem; seja humilde e nunca uma pessoa arrogante; seja justa com todos e faça o bem a todos; não julgue e não condene ninguém. Depois de ouvir-me, ela disse: “Ah! Frei, mas isso é muito difícil de praticar”. Então, jovem, lhe respondi: é por isso que você não crê em Deus. Pois, crer em Deus é amá-lo acima de todas as coisas, é obedecê-lo em tudo; é tratar bem a todos, até mesmo os inimigos; é seguir os passos de Jesus Cristo todos os dias aonde Ele nos conduzir; é ser fiel ao Senhor, pondo nele toda nossa confiança; e orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo.

Caríssimos, as Sagradas Escrituras nos dão milhões de razões para permanecermos fiéis e inabaláveis na luta contra o mal. Aliás, elas nos dão todas as razões necessárias para isto. Porque, na verdade, estamos em meio a uma batalha espiritual tremenda, a mesma que Jesus travou contra os seus algozes e nos ensinou como lutar para vencê-los, sem jamais nos afastar do amor e da misericórdia do Senhor que nos mantêm seguros na vida por sua presença e por suas graças inefáveis que tanto precisamos nessa luta. Vejamos: Deus nos criou “à sua imagem e semelhança” para vivermos em comunhão com Ele, o Sumo Bem de nossa vida (cf. Gen 2,4b-17). Assim, compreendemos que Deus nos criou para o bem e somente para o bem; criou-nos por amor e somente para o amor, e nunca para o ódio ou para o mal (cf. Mt 5,44-48). E mesmo os homens pecando e se afastando dos desígnios do Senhor, Ele não nos deixou à mercê de nossos pecados, mas enviou seu Filho amado, Jesus Cristo, para nos resgatar e voltarmos ao seu projeto original, um mundo sem pecado onde a verdade, o amor, a bondade, a paz e a felicidade permanecerão para sempre; e que o mal que hora ocorre à margem de sua vontade, não exista mais nem mesmo na lembrança dos redimidos. “É como está escrito: “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou” (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. (1Cor 2,9).

Por isso, nunca dê atenção ao pecado de ninguém, mas permaneça na comunhão com o Senhor pela obediência aos seus mandamentos, pela vida de oração, principalmente pela comunhão eucarística, para termos uma vida sem pecados, ou seja, repleta das virtudes eternas. Assim Ele se faz sempre presente aonde quer que estejamos e com quem quer que estejamos; pois deligar-se de Deus, pela desobediência aos seus mandamentos, é dar chance ao mal para que este nos destrua, e isso não nos convém. Com efeito, escreveu São Paulo: Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus. Ao menos alguns de vós têm sido isso. Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus. Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma”. (1Cor 6,9-12).

Portanto, posso afirmar sem medo de errar, tudo o que Deus criou é bom, belo e perfeito. Não viver o que somos é se pôr à margem da vontade divina, é desligar-se do Senhor por uma vida de pecados e desiquilíbrios, pois quando pecamos somos vítimas de nossos próprios erros e desenganos, porque pecar é não amar a Deus e muito menos nossos semelhantes nem as outras suas criaturas. Enfim, agora podemos responder por que o mal existe no mundo; porque, mesmo sendo uma obra prima de Deus, Lúcifer (o anjo decaído) decidiu ser mal, isto é, desligar-se de Deus, e levar consigo milhões de seres angelicais e humanos que a ele se aliarem pela prática nefasta dos mesmos erros que cometeu, afastando-se totalmente de Deus.

Ora, mas como o mal é mal, por si mesmo se destrói. Quanto a essa terra que o encerra (cf. Apo 12,7-9), na verdade, está destinada ao fogo eterno que renovará todas as coisas. É como está escrito: Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém. Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade, enquanto esperais e apressais o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados! Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça. Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz”. (2Ped 3,10-14).

Paz e Bem!


Frei Fernando Maria,OFMConv.
Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...