VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

FALANDO AINDA SOBRE AS EVIDÊNCIAS DA FÉ...


FALANDO AINDA SOBRE AS EVIDÊNCIAS DA FÉ...

A fé evidente é dom do Espírito Santo, pois é ele quem nos dá essa evidência nos fazendo participar diretamente dela. Ter a evidência da presença de Deus em nossa vida é ter a certeza de que é Deus quem está agindo em nós e por meio de nós, por acreditarmos no seu amor para conosco. Por isso temos a convicção de que Ele nunca nos deixa sozinhos, pois até nos dá um anjo da guarda para nos acompanhar sempre (cf. Sl 33,8), e só precisamos dar ouvidos ao que ele nos fala (cf. Ex 23,20-23a), mas tudo isso acontece pelas graças abundantes do Senhor em cada um de nós.

São Paulo ao falar da evidência da fé, diz: “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados. Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível”. (Hb 11,1-3). E ainda: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram”. (Hb 11,6). Ou seja, é por meio de nossa fé que os acontecimentos de nossa vida ocorrem em conformidade com a vontade de Deus, isto é, segundo o seu plano de amor para a nossa salvação, como nos ensina o profeta Habacuc: “O meu justo viverá da fé” (Hab 2,3a). Também o Senhor Jesus nos ensinou a esse respeito, dizendo: “Tudo é possível ao que crê” (Mc 9,23b).

Existem vários episódios nos Evangelhos que bem demostram a mudança dos acontecimentos pela fé, vejamos alguns deles: a cura da mulher com fluxo de sangue (cf. Mc 5,25-34); o paralítico transportado numa maca por sobre uma brecha da casa onde Jesus se encontrava (cf. Mc 2,1-12); a cura do servo do oficial romano (cf. Lc 7,1-10); a cura do menino epiléptico (cf. Mt 17,14-18); a libertação da filha da Cananéia (cf. Mt 15,22-28); a cura do cego de nascença (cf. Jo 9); a ressurreição da filha de Jairo, chefe da sinagoga (cf. Mc 5,22-24;34-43); a ressurreição de Lázaro (cf. Jo 11), e tantos outros. Todos esses acontecimentos foram mudados por meio da fé, assim, percebemos a importância deste dom do Espírito Santo para a nossa vida e para a nossa salvação.

De fato, todo dom precisa ser alimentado, desenvolvido, cultivado até que dê os frutos esperados. E como fazemos isto com o dom da fé? Com efeito, nossas almas são terrenos férteis onde brotam as sementes dos dons do Espírito Santo; e com a fé não pode ser diferente, ela é graça transbordante que nos faz enxergar além do nosso entendimento, e nos faz alcançar as graças que Deus dispõe a nosso favor. Mas, como todo dom, a fé precisa de outros dons para crescer e se multiplicar, assim, os dons que alimentam a fé são: piedade (vivência da fé ou a expressão da fé); oração (dom de comunhão com Deus Altíssimo); confissão (sacramento do arrependimento e do perdão dos pecados); eucaristia (o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de nosso Senhor Jesus Cristo, alimento da vida eterna); leitura e meditação da Palavra de Deus (Lectio Divina); e a prática das obras de misericórdia ou caridade, também chamadas obras da fé (cf. Ef 2,10). Quem vive alimentando a fé por meio desses dons, poderá até dizer a uma alta montanha, caso seja necessário para a salvação das almas, atira-te ao mar, e ela se nos obedecerá.

Portanto, o que é preciso para a vivência da fé nós já o recebemos em nosso batismo, pois ele é o início da nossa vida em Deus, como nos ensinou São Paulo: “Porque é em Deus que nós vivemos, nos movemos e somos” (At 17,28a). Além disso, temos o testemunho dos santos que viveram em tudo a vontade de Deus, professando a fé em Cristo Ressuscitado; muitos deles derramaram o próprio sangue, como os justos das Sagradas Escrituras e tantos outros mártires da fé, que ao longo dos séculos, sacrificaram suas vidas e por esse sacrifício se tornaram exemplos vivos de fé e de amor a Deus e aos seus irmãos na fé. Assim, viver da fé requer de nós o empenho de toda a vida, para nunca nos afastarmos do Senhor, que nos dá a vida eterna.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria,OFMConv.
Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...