VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Na presença do Senhor Jesus, somos curados de todas as nossas anfermidades...

 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 8,1-4)(26/06/26)


1. Caríssimos, existem dois tipos de enfermidades que atingem diretamente a saúde do corpo e da alma; umas e outras são males que nos invadem quando nos descuidamos e nos deixamos atingir por eles. No entanto, essa liturgia de hoje nos revela que diante da presença do Senhor Jesus todas as enfermidades dão lugar ao seu poder que nos cura e nos liberta de todos os males.


2. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus cura um leproso tocando nele e pronunciando as palavras de libertação, conforme narra são Lucas: "Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar". Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra." (Lc 8,2b).


3. Com efeito, analisando a atitude orante desse leproso, o seu jeito simples ao se aproximar do Senhor Jesus, sua fé e a sua humildade ao fazer sua oração, são exemplos a serem seguidos, como nos ensinou são Pedro: 


4. "Todos vós, em vosso mútuo tratamento, revesti-vos de humildade; porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes (Pr 3,34). Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós." (1Pd 5b.6-).


5. De fato, vivemos num mundo tão dividido e infestado de pecados, que se não fosse a pureza da fé dos que creem e seguem nosso Senhor Jesus Cristo, não existiria mais nenhuma criatura na face da terra. Decerto, do mesmo modo que Deus falou a Abraão no passado, Ele nos fala também hoje: “Eu sou o Deus Poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito”. (Gn 17,1b). 


6. Ora, a graça para vivermos na presença do Senhor não nos falta, basta pô-la em prática, como foi ensinado pelo Profeta Miquéias: "Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus." (Miq 6,8).


7. Portanto, caríssimos, peçamos humildemente ao Senhor Jesus que nos cure da lepra dos nossos pecados para que purificados o sirvamos em santidade e justiça todos os dias de nossa vida neste mundo.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Qual a condição para entrar no Reino de Deus?

 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,21-29)(25/06/26)

.

1. Caríssimos, as palavras não são só palavras, na verdade, elas são o que somos, ou seja, o conteúdo de nossa vida que expressamos por meio dos sons que saem do nosso interior em ondas sonoras que se expandem tempo adentro rumo à eternidade. 


2. De fato, somos filhos e filhas da Verdade e somente a verdade pode sair de nossos lábios, pois, sem esse fundamento tudo ruma para o caos infinito, para o nada eterno; e para que isso não aconteça sigamos, então, esta exortação de são Paulo: 


3. "A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Cl 3,16a-17).

.

4. No Evangelho de hoje disse o Senhor Jesus: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus." (Mt 7,21). Então, como entender essas palavras do Senhor? 


5. De fato, ou o que falamos é o que praticamos como vontade de Deus, ou tudo não passa de um engano que só pode ser corrigido quando nos arrependemos, confessamos e somos perdoados no Sacramento da reconciliação. 

.

6. Caso contrário, não entraremos no Reino de Deus, porque neste caso as nossas palavras nos puseram fora dele, como nos ensina o Senhor: "O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. O mau, porém, tira coisas más de seu mau tesouro. Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado."

(Mt 12,35-37).

.

7. Portanto, caríssimos, escutemos atentamente as Palavras do Senhor para po-las em prática, pois, é isto o que Ele diz: "Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha."(Mt 7,24-25).

.

8. Destarte, quando "pela fé, julgamos todas as coisas como Deus as vê, as julga e as avalia, participando da infalibilidade, da imutabilidade e da estabilidade divinas," é sinal de que a nossa casa está fundada sobre a Rocha da salvação eterna que é nosso Senhor Jesus Cristo.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

São João Batista, rogai por nós...

 Sol. Da Natividade de São João Batista (Lc 1,57-66.80)(24/06/26).


1. Caríssimos, hoje a Igreja celebra a Solenidade da natividade de São João Batista, o precursor de nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho amado de Deus, o Messias esperado e enviado para salvar não somente o povo de Israel, mas também todos os pecadores arrependidos que começam uma nova vida a partir da misericórdia recebida do Senhor que os liberta dos pecados e da maldade que o pecado gera na face da terra.


2. Sem dúvida, vivemos num mundo de incertezas e inseguranças, por conta dos pecados aqui praticados, todavia, com a vinda do Senhor Jesus anunciado pelos profetas do Antigo Testamento e por seu precursor são João Batista, Deus nos deu a segurança que precisávamos, isto é, a certeza da nossa salvação eterna mediante a redenção realizada por seu amado Filho.


3. No Evangelho de hoje a evidência dessa graça se dá por meio de Zacarias e Isabel, que já adiantados em idade não podiam ter filhos, no entanto, para Deus nada é impossível, de modo que geraram um filho tão desejado, não somente por eles, mas por toda a humanidade. Por isso, deram-lhe um nome genuinamente profético, como escreveu Zacarias: "João é o seu nome", que significa "Deus nos é favorável."


4. Na segunda leitura são Paulo assim descreve a vinda do Senhor e a missão de João Batista: "Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 


5. Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias’." (At 13,23-26).


6. Portanto, caríssimos, decerto a insegurança ainda existe neste mundo, mas não para os que confiam em Deus, como Zacarias e Isabel, que perseveraram na fé e receberam a graça que o Senhor tinha reservado para eles que mantiveram a esperança permanecendo fiéis até o fim.


7. Oremos: "Concedei, Deus todo-poderoso, que a vossa família siga pelo caminho da salvação, e, atenta às exortações de São João Batista, chegue ao Redentor que ele anunciou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." Amém! (Liturgia da Missa).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

terça-feira, 23 de junho de 2026

São duas as portas para entrar na eternidade, qual delas escolhemos?

 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,6.12-14)(23/06/26)


1. Caríssimos, quando os homens pensam que podem tudo por si mesmos, não percebem que estão prestes a caír no mais terrível abismo de perdição, como aconteceu com o rei Senaquerib na primeira leitura que por conta da sua arrogância insultou a Deus. Bem como escreveu são Pedro: "Todos vós, em vosso mútuo tratamento, revesti-vos de humildade; porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes" (Pr 3,34). (1Pd 5,5b).


2. Com efeito, a graça da salvação é a mais preciosa pérola que o Senhor Jesus nos deu para partilharmos com quantos encontrarmos no caminho da vida; no entanto, nem todos recebem de bom grado e com entusiasmo o nosso testemunho, neste caso, é melhor não o expor a esses como nos ensina o Senhor: “Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem." (Mt 7,6).


3. Por outro lado, Ele nos também ensina: "Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas." (Mt 7,12). Ou seja, não exija dos outros a santidade, mas seja santo no trato com todos; não recue nos atos de bondade por conta da ingratidão dos que usuflui desses atos; não deixe de amar e perdoar os que lhes são antipáticos por não cultivarem tais virtudes.


4. E o Senhor continua: "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”! (Mt 7,13-14).


5. De fato, como ouvimos do Senhor, duas são as portas que levam à eternidade; a estreita que corresponde à obediência incondicional à sua Palavra. E a porta larga da perdição que são os vícios e todos os pecados praticados neste mundo por instigação do maligno.


6. Portanto, caríssimos, sejamos atentos para não nos deixarmos enganar pelos falsos valores e pseudos prazeres deste mundo, que não verdade não passam de sentimentos mometâneos e fugazes; pois, o prazer do pecado é o fel do inferno. 


7. Destarte, escutemos ainda o Senhor Jesus: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41). E, são Tiago acrescenta: "Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam." (Tg 1,12).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Venha a nós o vosso Reino...

 Homilia do XIIDom do tempo comum (Mt 10,26-33)(21/06/26)

.

1. Caríssimos, a humanidade vive mergulhada num turbilhão de pecados e isso tem sido a causa de todos os males que nos assola. O Livro do Eclesiastes se referindo ao uso dos sentidos para pecar, diz: "A vista não se farta de ver, o ouvido nunca se sacia de ouvir." (Ecle 1,8b). E o Salmo 4, completa: "Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? Por que amais a ilusão e procurais a falsidade?"

(Sl 4,3).

.

2. Com efeito, é em meio à essa pesada atmosfera de pecados que são Paulo anuncia na segunda leitura: "A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos."(Rm 5,15).


3. Comentando o Evangelho de hoje disse o saudoso Papa Bento XVI: "Deus é infinito e no seu Reino há lugar para nós. E o homem Jesus, que é ao mesmo tempo Deus, é para nós a garantia de que o ser-homem e o ser-Deus podem existir e viver eternamente um no outro. Isto significa que Deus conhece e ama o homem inteiro, aquilo que somos. 


4. E acolhe na sua eternidade o que agora, na nossa vida, feita de sofrimento e de amor, de esperança, de alegria e de tristeza, cresce e se forma. O homem todo, toda a sua vida é assumida por Deus, e nele purificada recebe a eternidade. Penso que esta é uma verdade que nos deve encher de profunda alegria. 


5. O cristianismo não se limita a proclamar uma salvação da alma num além não especificado, no qual tudo o que nos foi precioso e querido neste mundo seria apagado, mas promete a vida eterna, "a vida do mundo que há-de vir": nada do que nos é precioso e querido se arruinará, mas encontrará a plenitude em Deus. "Todos os cabelos da nossa cabeça estão contados." 


6. O mundo final será também a realização desta terra, como afirma São Paulo: "a própria criação será libertada da escravidão da corrupção para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus" (Rm 8,21). Podemos então compreender como o cristianismo dá uma forte esperança num futuro radioso e abre o caminho para a realização desse futuro. 


7. Somos chamados, precisamente como cristãos, a construir este mundo novo, a trabalhar para que ele se torne um dia "o mundo de Deus", um mundo que ultrapassará tudo o que nós próprios possamos construir." (Bento XVI - Santa Missa na Solenidade da Assunção de Maria, 15/8/2010).

.

8. Portanto, caríssimos, todos nós buscamos ser bem sucedidos na vida por nós mesmos; mas, nem sempre conseguimos, todavia, basta pôr-nos disponíveis a serviço do Reino de Deus, como nos ensinou o Senhor: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo." (Mt 6,33). Para vermos realizar-se a sua Santa Vontade em prol da nossa salvação eterna.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

O pecado mais cometido na face da terra...

 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,1-5)(22/06/26)

1. Caríssimos, na nossa condição de pecadores redimidos pelo Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, mas ainda a caminho do seu Reino, não somos isentos das tentações, pelo contrário, somos tentados exatamente porque fomos redimidos. 

2. Todavia, como nos ensina são Paulo: "Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela." (1Cor 10,13).

3. Desse modo, nos perguntemos, quais são esses meios potentíssimos que Deus dispõe a nosso favor para não cairmos em tentação? São os frutos do Espírito Santo presente em nossas almas, como ainda nos ensina são Paulo: "caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra essas virtudes não existe lei." (Gl 5,22-23).

4. Todavia, para po-los em prática precisamos dar tempo a Deus, porque tempo é vida; quem dá tempo a Deus e ao que diz respeito ao seu Reino recebe Dele todas as graças e bênçãos e a vida eterna como recompensa; mas quem tira o tempo de Deus para dar à outras coisas que não são Dele, ainda que pense que não lhe está ofendendo se engana, porque além de perder tempo perde também as suas graças e bênçãos e a recompensa eterna.

5. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos alerta sobre um dos pecados mais cometidos na face da terra, trata-se do mau juízo temerário que se faz do próximo. Diz o Senhor: “Não julgueis, e não sereis julgados. Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. (Mt 7,1-5).

6. Portanto, caríssimos, o ato de julgar indevidamente é porta de entrada para o demônio da fofoca, da mentira, do falso testemunho, do disse me disse, da difamação e de tantos outros pecados advindos da maledicência e do falso juízo.

7. Por isso, tenhamos em canta estas palavras do Senhor Jesus para evitarmos os pecados da língua: "Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado." (Mt 12,36-37).

8. Certa feita o Papa Francisco em uma de suas audiências disse: "A fofoca é o veneno do inferno e todo fofoqueiro é porta voz do demônio." Por isso, nunca fale sem pensar nas consequências eternas das suas palavras; que elas sejam palavras de salvação para todos que as ouvem. 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Pai nosso que estás no céu, santificado seja o vosso Nome...

 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 6,7-15)(18/06/26)

1. Caríssimos, não basta recebermos os dons de Deus, precisamos aprender a usá-los, pois, por mais perfeito que sejamos por nós mesmos, tomemos consciência de que nada conhecemos além do que a nossa razão pode compreender. 

2. Por esse motivo disse são Paulo: "Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com ele." (Fl 3,8-9).

3. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus ensina os seus discípulos a rezar e assim os instrui: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais." Ou seja, oração não é uma multiplicidade de pedidos, é encontro com o nosso Pai que nos conhece e nos recebe como seus filhos e filhas.

4. E qual deve ser a nossa postura nesse encontro com o nosso Pai celestial? O Senhor Jesus também nos ensina: "Quando orardes, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á." (Mt 6,5-6). Ou seja, oração é intimidade da alma que encontra em Deus as graças que tanto precisa.

5. Vejamos ainda o que nos ensina o Senhor Jesus no mais perfeito modelo de oração, o Pai nosso: as três primeiras invocações nos conduz, ao verdadeiro testemunho: "santificado seja o vosso nome"; à fé inabalável: "venha a nós o vosso reino", e ao amor incondicional: "seja feita a vossa vontade." Ou seja, é o apelo humilde da alma que se submete livremente ao Seu Criador. 

6. Decerto, nas outras três invocações apresentamos a nossa fragilidade frente as adversidades para obtermos a graça de vence-las: do alimento corporal: "O pão nosso de cada dia dai-nos hoje." Do perdão para vencermos as nossas imperfeições: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". E por fim, a graça para vencermos as tentações e o maligno que as sugere: "E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal."

7. Portanto, caríssimos, eis a conclusão que chegamos sobre a oração que o Senhor Jesus nos ensinou: rezar é amar, é fazer a vontade de Deus, é encontra-lo no mais íntimo de nós mesmos, é um diálogo amoroso, uma escuta atenta; para transparecermos a sua presença, como Moisés, que ao sair do seu encontro com o Senhor, transparecia o Seu brilho estampado em em sua alma e em sua face. (cf. Ex 34,29-35).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

domingo, 14 de junho de 2026

Conhecendo Cristo em todos...

 Homilia do XI Dom. Do tempo (Mt 9,36-10,8)(14/06/26)

1. Caríssimos, é belo notar neste Evangelho de hoje como o Senhor Jesus age para com seus discípulos e conosco quando trata da escolha e do envio para obra da Evangelização e da salvação da humanidade. Sem dúvida, Ele nos prepara com os dons e o poder necessários para cumprirmos a missão que nos confia, e tudo isso nós fazemos como Igreja, povo de Deus a caminho do Seu Reino.

2. A liturgia de hoje nos mostra que o povo de Deus é um povo sacerdotal, um povo que busca o Senhor para oferecer o sacrifício da própria vida (cf. Ef 5,1). O povo da Antiga Aliança oferecia sacrifícios de animais por meio dos sacerdotes escolhidos por Deus. O povo da Nova Aliança oferece em sacrifício o próprio Cristo por meio daqueles que Ele escolheu para anunciar a salvação a todos os povos, bem como vimos no Evangelho de hoje.

3. "Este povo tem por chefe Cristo; tem por condição a dignidade e liberdade dos filhos de Deus, nos corações dos quais habita o Espírito Santo; tem por lei o novo preceito de amar como o próprio Cristo nos amou; tem por fim o Reino de Deus a ser dilatado por toda terra; é para toda a humanidade um germe de unidade, de esperança, e de salvação; instrumento de redenção para todos e caminha rumo à cidade futura; é sacramento visível dessa unidade salvífica." (cf. LG 9b).

4. O novo "povo sacerdotal", a Igreja, não é uma entidade separada do mundo, fechado em si mesma. A igreja e o mundo se entrecruzam. A igreja está no mundo e aí desempenha sua missão, e o mundo não pode atingir sua plena realização se a igreja não o fermentar com o Espírito do Evangelho.

5. "Os cristãos - diz-se na carta a Diagoneto - são a alma do mundo." Ora, o sentido da Igreja está em levar o mundo a Deus, ser o caminho de acesso para o encontro com Deus. Por isso, "quando a Igreja toma consciência de si, torna-se missionária, (São Paulo VI), e dialoga com o mundo.

6. A igreja assistida pelo Espírito Santo, vigilante pelo exame de consciência do Concílio, escruta os sinais dos tempos e se esforça por interpretá-los à luz do Evangelho, para captar toda oportunidade e não deixar que a graça de Deus que nos é dada passe em vão.

7. Mas não só a Igreja, em seu conjunto, é missionária; cada cristão justificado por Cristo é chamado a colaborar, na vida presente, na construção do Reino de Deus. É sinal que deve resplandecer aos olhos de todos; enviado a "anunciar" a Palavra, é "responsável" pela Palavra. Deve levar ao ambiente em que vive e trabalha aquele calor e zelo que Cristo levou, reconhecendo Cristo em todos e em quem tem necessidade do nosso interesse, isto é, da salvação." (MR).

8. Amados irmãos e amadas irmãs, humildemente, "Invoquemos a intercessão de Maria, que é a Mulher do «sim». Maria disse «sim» durante toda a sua vida! Ela aprendeu a reconhecer a voz de Jesus, desde quando o trazia no ventre. Maria, nossa Mãe, nos ajude a reconhecer cada vez melhor a voz de Jesus e a segui-la, para caminhar pela vereda da vida." (Papa Francisco, Angelus, 21/04/13). 

9. Oremos: "Ó Deus força daqueles que esperam em Vós sede favorável ao nosso apelo e como nada podemos em nossa fraqueza dai-nos sempre o socorro da vossa graça para que possamos querer e agir conforme vossa vontade seguindo os vossos mandamentos, por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo." Amém! Assim seja!

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

sábado, 13 de junho de 2026

Ó Imaculado Coração de Maria, rogai por nós...

 Memória do Coração Imaculado da Virgem Maria (Lc 2,41-51)(13/06/26)

1. Caríssimos, a Igreja hoje celebra a memória do Imaculado Coração de Maria, mãe de Deus e nossa mãe. De fato, depois de gerar o Filho de Deus no seu ventre por obra e graça do Espírito Santo, o Coração Imaculado de Maria se uniu ao Sacratíssimo Coração de Jesus para sempre, pois, Ele é carne de sua carne e sangue do seu sangue, e por isso, nada e ninguém os pode separar. 

2. Ou seja, Deus se faz Carne de sua carne assumindo para sempre a natureza humana nos fazendo participantes de Sua Natureza Divina e desse modo nos tornou imortais como Ele. Com efeito, tudo isso aconteceu primeiro em Maria Santíssima, a primeira redimida pelo seu Filho Deus-minino desde a sua Encarnação no seu ventre santo. 

3. Por isso, ela é a Imaculada Conceição em vista da nossa salvação, ou seja, concebida sem pecado para conceber a Deus no seu ventre redento desde sempre, porque Deus é Deus e para Ele nada é impossível; desse modo, aprouve ao Senhor Jesus vir nos salvar revestido da nossa humilde condição a partir da sua encarnação no seio virginal de sua Mãe Santíssima. 

4. Na primeira leitura o Profeta Isaías descreve parte do hino que a Virgem mãe cantou a Deus no seu Magnificat após conceber o seu amado Filho: "Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias." (Is 61,10)

5. Portanto, caríssimos, tudo o que conhecemos das obras de Deus é para o louvor de sua glória e para a nossa salvação, e nesta memória do Imaculado Coração de Maria nós glorificamos a Deus pelas maravilhas realizadas na vida de sua pobre serva à quem deu o privilégio de ser a sua Mãe.

6. Destarte, cantemos com a Santíssima Mãe este belíssimo hino ao Deus Uno e Trino que se faz presente entre nós para sempre: "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. (Lc 1,46-49).

7. Oremos: "Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito Santo no Coração da Virgem Maria, concedei benigno que, por sua intercessão, nos tornemos templo da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos."


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Do seu coração aberto jorraram sangue e água...

 Sol. Do Sagrado Coração de Jesus (Jo 19,31-37)(12/06/26)


1. Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus; com efeito, sempre que nos lembramos do coração o relacionamos com o amor, com a ternura; pois, assim como este orgão do nosso corpo é a fonte que alimenta naturalmente a nossa vida


2. De igual modo, o amor do Sagrado Coração de Jesus, é a Fonte que nos sacia a sede de vida eterna, como Ele mesmo disse: "Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11)." (Jo 7,37b-38).


3. São Bernardo, monge e doutor da Igreja (séc. XII), assim se expressou em uma de suas homilias: "Onde encontrará a nossa fragilidade repouso e segurança senão nas feridas do Salvador? Perfuraram-Lhe as mãos e os pés, e, com um golpe de lança, também o lado. Por esses buracos abertos, posso provar o mel do rochedo (Sl 80, 17) e o óleo que escorre da pedra dura, vendo «como o Senhor é bom» (Sl 33,9). 


4. Ele formulava desígnios de paz (Jer 29,11) e eu não o sabia: «Quem conheceu o pensamento do Senhor? Quem foi o seu conselheiro?» (Rom 11,34). Mas o prego que O perfurou é uma chave que me abre o mistério dos seus desígnios.


5. O que nos revelam as suas chagas? Os pregos e as feridas gritam que, verdadeiramente, na pessoa de Cristo, Deus Se reconciliou com o mundo. O ferro trespassou-O, tocando-Lhe o coração, a fim de que Ele pudesse compadecer-Se das minhas fraquezas. 


6. O segredo do seu coração torna-se visível nas feridas do seu corpo, onde vemos a descoberto o grande mistério da sua bondade, a misericordiosa ternura do nosso Deus, «Sol nascente que nos visitou do Alto» (Lc 1,78). 


7. Esta ternura torna-se manifesta nas suas feridas, que mostram claramente que Tu, Senhor, és clemente e compassivo, e cheio de grande misericórdia, porque não há maior amor do que dar a própria vida (cf Jo 15,13) por um condenado à morte.


8. Todo o meu mérito reside, pois, na piedade do Senhor, e não me faltará mérito enquanto não Lhe faltar a piedade: multiplicando-se a misericórdia de Deus, numeroso será o meu mérito. E as muitas faltas que tenho a reprovar-me? «Onde abundou o pecado, superabundou a graça» (Rom 5,20).


9. Se «a bondade do Senhor se estende por todo o sempre», por mim, «cantarei eternamente as misericórdias do Senhor» (Sl 102,17; Sl 88,2). É esta a minha justiça? Senhor, recordar-me-ei apenas da tua justiça: é ela a minha justiça, pois Tu tornaste-Te para mim justiça de Deus (Rom 1,17)."


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...