VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

A fé é a certeza da esperança na vida eterna...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,29-32)(13/10/25)

.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, a presença de Cristo em meio à nós é o sinal visível de Deus, antes invisível aos olhos de nossa naturalidade. No início da Carta aos Hebreus, assim meditamos: "Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. 

2. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou." (Hb 1,1-4).
.
3. São Paulo na primeira leitura de hoje apresenta o seu perfil apostólico aos fiéis da comunidade de Roma, falando de Cristo e da esperança da vida eterna que Ele nos trouxe, mostrando aos seus leitores que eles também já participam das mesmas graças das comunidades por ele fundadas. 

4. Diz o Apóstolo: "Entre esses povos [que receberam a graça da salvação por meio da pregação da Boa Nova] estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo."
.
5. No Evangelho de de hoje aqueles que haviam escutado as Palavras de Cristo e viram os sinais e prodígios que realizou, pediram mais um sinal do céu para nele crer, ao que o Senhor respondeu: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas." 
.
6. Mas, qual é o sinal de Jonas de que fala o Senhor? "Jonas foi engolido por um peixe em mar aberto e depois devolvido à terra para cumprir sua missão. Assim, Jesus permanecerá por três dias no ventre da morte antes de voltar à vida. 

7. A ressurreição é o grande sinal a ser reconhecido, a grande novidade da fé. A fé não é um espetáculo, mas um encontro com aquele que nos dá a salvação pela força de sua morte e ressurreição." (Mons. Ângelo Spina). 

8. Portanto, caríssimos, aqueles que procedem mal mesmo que vejam um sinal do céu não acreditarão, pois a fé é um dom de Deus e não fruto de uma exigência egoísta e totalmente descabida. Quem se aproxima de Jesus para lhe ouvir e pôr em prática as suas palavras, de imediato encontra a graça de que tanto necessita, "porque tudo é possível ao que crê", como o Senhor mesmo disse (cf. Mc 9,23b).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

domingo, 12 de outubro de 2025

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós...


 Solenidade de N.S. Aparecida (Jo 2,1-11)(12/10/25)

.
1. Caríssimos, hoje a Igreja do Brasil celebra solenemente a Sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. E essa graça é causa de grande alegria para todos os brasileiros, seus filhos e filhas. 

2. Decerto, como o Seu Filho, nosso Jesus Cristo, nós a amamos e a exaltamos tal qual meditamos em sua profecia: "A minh'alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita."
3. São João Paulo II, por ocasião da Dedicação da Basílica Nacional de Aparecida, no ano de 1980, fez uma belíssima homilia da qual separei algumas partes, disse ele: "Maria, a Mãe de Deus, é modelo para a Igreja, é Mãe para os redimidos. 

4. Por sua adesão pronta e incondicional à vontade divina que lhe foi revelada, torna-se Mãe do Redentor, com uma participação íntima e toda especial na história da salvação. Pelos méritos de seu Filho, é Imaculada em sua Conceição, concebida sem a mancha original, preservada do pecado e cheia de graça."
.
5. Maria nos leva a Cristo, como afirma com precisão o Concílio Vaticano II: “A função maternal de Maria, em relação aos homens, de modo algum ofusca ou diminui esta única mediação de Cristo; antes, manifesta a sua eficácia. E de nenhum modo impede o contato imediato dos fiéis com Cristo, antes o favorece”.
.
6. Mãe da Igreja, a Virgem Santíssima tem uma presença singular na vida e na ação desta mesma Igreja. Por isso mesmo, a Igreja tem os olhos sempre voltados para aquela que, permanecendo virgem, gerou, por obra do Espírito Santo, o Verbo de Deus feito carne. Qual é a missão da Igreja senão a de fazer nascer o Cristo no coração dos fiéis, pela ação do mesmo Espírito Santo, através da evangelização?

7. Portanto, a devoção a Maria Santíssima é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria, escutai a sua voz, segui os seus exemplos. Como ouvimos no Evangelho, ela nos orienta para Jesus: "Fazei o que ele vos disser (Jo 2,5). E, como outrora em Caná da Galiléia, encaminha ao Filho as dificuldades dos homens, obtendo dele as graças desejadas."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria

sábado, 11 de outubro de 2025

Preparando-se para o juízo final...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,27-28)(11/10/25).

1. Caríssimos, não tem como pensar em Deus sem se unir a Ele pela fé, e assim ama-lo e acolhe-lo; ou, então, rejeita-lo pela incredulidade para julga-lo e ofende-lo; o certo é que não tem como ignora-lo ainda que o queiram. 

2. No entanto, quem se une a Ele para ama-lo e obedece-lo permanece no seu amor, cresce em santidade e justiça, e dá frutos da salvação eterna que o Senhor Jesus veio nos conceder.

3. Na primeira leitura o Profeta Joel assim descreve o Juízo Final: “Levantem-se e ponham-se em marcha os povos, rumo ao Vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor." 

4. Decerto, conforme o Catecismo da Igreja: "O Juízo final terá lugar quando acontecer a vinda gloriosa de Cristo. Só o Pai sabe o dia e a hora, só Ele decide sobre a sua vinda. Pelo seu Filho Jesus Cristo. Ele pronunciará então a sua palavra definitiva sobre toda a história. 

5. Nós saberemos, então, o sentido último de toda a obra da criação e de toda a economia da salvação, e compreenderemos os caminhos admiráveis pelos quais a sua providência tudo terá conduzido para o seu fim último. 

6. O Juízo final revelará como a justiça de Deus triunfa de todas as injustiças cometidas pelas suas criaturas e como o seu amor é mais forte do que a morte. A mensagem do Juízo final é um apelo à conversão, enquanto Deus dá ainda aos homens «o tempo favorável, o tempo da salvação» (2 Cor 6, 2). 

7. Ela inspira o santo temor de Deus, empenha na justiça do Reino de Deus e anuncia a «feliz esperança» (Tt 2, 13) do regresso do Senhor, que virá «para ser glorificado nos seus santos, e admirado em todos os que tiverem acreditado» (2 Ts 1, 10). (CIC 1040/41). 

8. Portanto, caríssimos, todo o tempo que ainda temos até o dia do juízo final, é tempo de nos prepararmos por meio da prática da Palavra de Deus, como nos ensinou o Senhor Jesus no Evangelho de hoje ao ouvir uma mulher que a Ele se dirigiu com o seguinte elogio: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Ao que Ele respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

9. Destarte, o Senhor Jesus disse isso para compreendermos que a sua Mãe, Maria Santíssima, o recebeu no seu seio porque amou a Deus e o obedeceu em tudo, como ela mesma disse: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1,38).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

A luta contra o maligno...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,15-26)(10/10/25).


1. Caríssimos, a luta contra o maligno é travada a todo instante, por isso, precisamos tanto da graça de Deus para vencermos esse terrível inimigo de nossas almas, pois, quem não vive em estado de graça se expõe mais facilmente às suas tentações, sendo as mais comuns às dos sentidos, que nos induz ao pecado através do olfato, paladar, visão, audição e tato.

2. Mas, o que é mesmo uma tentação? É tudo aquilo que tira a nossa atenção das coisas de Deus para po-la nas coisas inúteis com as quais nos deparamos no nosso dia a dia, e que nos leva ao vazio existencial, por falta de comunhão com o Senhor. 

3. Por isso, escutemos atentamente o que Ele nos diz nesta exortação: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41). Vigiar é manter a atenção àquilo que alimenta a nossa alma no que diz respeito à fé, já a oração atenta e perseverante é arma espiritual com a qual lutamos contra o inimigo de nossas almas. 

4. Na primeira leitura vimos que Deus estabeleceu um tempo no qual há de vir para julgar os vivos e os mortos, é o chamado dia do Senhor ou do juízo final, em que Ele exercerá a justiça em toda a sua plenitude e fará novas todas as coisas, dissipando para sempre toda espécie de maldade.

5. No Evangelho de hoje escutamos o Senhor Jesus dizer: "Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa." (Lc 11,23). Ora, Ele disse isso após ser acusado falsamente por ter expulsado um demônio de um homem. De fato, todos aqueles que não fazem a vontade de Deus, não acolhem as ações do Senhor, e por isso, emitem falsos juízos caíndo no precipício do pecado contra o Espírito Santo.

6. Portanto, caríssimos, quem acolhe o Senhor Jesus, acolhe os tesouros das virtudes eternas que nos leva a viver em constante estado de graça e livres de todo o mal. Por outro lado, quem não o acolhe dispersa "as energias atrás de gratificações fáceis e ilusórias que os esvaziam, os privam da força humana e espiritual e criam frustrações.

7. Destarte, "o Senhor Jesus é o único em quem a humanidade pode esperar confiante, porque não somente ele é o Amor feito carne, mas é também aquele que nos ensina a viver plenamente, mostrando que somos feitos do céu e para o céu." (Pe Matteo Prettico).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

"Orai sem cessar"


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,5-13)(09/10/25)

.
1. Caríssimos, a oração é o refrigério da alma, ela é como o ar que respiramos, de tal forma que sem ela a alma vive sufocada. Muitos entendem a oração como uma fábrica de pedidos e de supressão de necessidades, e não como um relacionamento com Deus, nosso Pai celestial. De fato, a oração é convivência permanente com o Senhor a partir do mais íntimo de nós mesmos.
.
2. No nosso dia a dia a oração toma formas diferentes especialmente nos relacionamentos interpessoais, desse modo, ela é amizade, humorismo, conquistas, gentileza, lealdade, bem-estar; e na vivência da fé ela se traduz pelas virtudes cultivadas nas relações com Deus e com seus anjos e santos. 
.
3. São Lucas introduzindo a parábola da perseverança na oração, disse: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de faze-lo." (Lc 18,1). Sem dúvida, quem vive em constante comunhão com o Senhor pelo dom da oração, sabe o quanto é bom viver na sua presença amando e sendo amado por Ele praticando aquilo que lhe agrada.
.
4. No Evangelho de hoje Jesus nos ensina as três atitudes que devemos cultivar no nosso relacionamento com Deus: "Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá." Ou seja, essas atitudes se traduzem pela confiança inabalável, a perseverança e o amor incondicional.
.
5. Portanto, caríssimos, sigamos o que são Paulo nos ensinou: "Orai sem cessar." (1Tss 5,17). Esse é o estado de alma em que jamais esquecemos de Deus, mesmo quando não apresentamos o real propósito da oração que é a nossa plena comunhão com Ele; pois, o Senhor se lembra sempre dos que o buscam e os atende como o Senhor Jesus nos ensinou no Evangelho de hoje. 
.
6. Destarte, façamos com Santo Hilário esta oração: "Sei bem, Deus, Pai todo-poderoso, que o principal dever da minha vida é oferecer-me a Ti para que tudo em mim fale de Ti. Concedeste-me o dom da palavra e, para mim, nada é mais compensatório do que a honra de Te servir.
7. Dá-nos, pois, o verdadeiro significado das palavras, a luz da inteligência, a beleza de expressão, a fé na verdade. Concede-nos professar aquilo em que acreditamos: que há um só Deus, o Pai, e um só Senhor, Jesus Cristo." Dá-nos compreender isso à luz do Espírito Santo para tua maior glória e a nossa felicidade eterna. Amém! Assim seja! 

Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

A oração é o jeito mais humano de encontrar Deus...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,1-4)(08/10/25)


1. Caríssimos, a oração eficaz é aquela que chega aos céus e é logo atendida, isto significa que por ela realizamos a vontade de Deus, isto é, vivemos tão intimamente ligados a Ele que podemos rezar como o Senhor Jesus rezou antes da ressurreição de Lázaro: "Pai, rendo-te graças, porque me ouviste. Eu bem sei que sempre me ouves." (Jo 11,41-42a).

2. Exortando sobre o dom da oração, assim escreveu são Maximiliano Maria Kolbe: "A oração, e só a oração, é uma arma eficaz na luta pela liberdade e a felicidade das almas. E porquê? Porque uma finalidade sobrenatural só se alcança com meios sobrenaturais.

3. O Paraíso, ou seja, se assim podemos exprimir esta realidade, a divinização da alma, é uma realidade sobrenatural no sentido mais completo da palavra, e um fim que não conseguimos alcançar com as nossas forças naturais. Temos de recorrer a um meio sobrenatural: a graça de Deus.

4. E só conseguimos obte-la pela humildade e a oração confiante. Só a graça ilumina a nossa inteligência e fortifica a nossa vontade; ela é o meio para obter a conversão, isto é, a libertação da alma dos laços do mal.

5. A conversão e a santificação da alma é e será sempre obra da graça divina. Sem a graça de Deus, nada podemos fazer neste domínio, nem com a palavra viva, nem com a nossa insistência, nem com nenhum outro meio exterior. Peçamos, pois, a graça, para nós e para os outros, com uma oração humilde, com mortificação e com a fidelidade no cumprimento das nossas tarefas mais simples e mais habituais. 

6. Quanto mais perto de Deus está uma alma, mais preciosa é para Deus; quanto mais O ama, mais é amada por Deus; só então pode ajudar os outros de forma eficaz, tanto mais que os seus pedidos lhe são concedidos com maior facilidade e amplitude." (São Maximiliano Maria Kolbe, OFMConv. mártir - Conversa de 1924 e carta de 01/12/1940).
.
7. Portanto, caríssimos, a oração mais eficaz que existe e que mais agrada a Deus é a oração filial do Pai nosso ensinada por nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Altíssimo, aquele que tem todo poder sobre o céu e a terra. 

8. E com isso o Senhor nos ensina também que nada faz sem a oração, porque rezar é amar, é fazer sempre a vontade do Pai, como nos exorta são Lucas: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo." (Lc 18,1). 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,26-38)(07/10/25)


1. Caríssimos, na vida estamos sempre encontrando algo ou alguém agradável ou não, dependendo das situações vividas ou ainda das circunstâncias providenciais, ou das inesperadas. 

2. No entanto, o encontro mais agradável que existe é o encontro que fazemos com Deus, "porque é em Deus que vivemos, nos movemos e somos" (At 17,28a), de forma que ninguém deixa de ter esse encontro ainda que muitos, por conta do livre arbítrio, o ignorem ou se tornem indiferentes. 

3. Decerto, o encontro com Deus se dá pela fé, pela oração ou pela ocasião preparada por Ele para nos receber e nos surpreender com o aconchego do seu amor caso o acolhamos em nosso coração. 

4. Mas ele também pode acontecer em meio a dor causada pelo pecado, e pelo vazio existencial; outros ainda o encontram na alegria por uma vida repleta de virtudes. No entanto, seja no sofrimento ou na alegria, o encontro com o Senhor é a única via que nos conduz à verdadeira felicidade.

5. Com efeito, a Igreja hoje celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário; de fato, o Rosário é a oração do encontro por excelência, e por isso, se torna uma das mais fervorosas e poderosas, pois nela encontramos Maria, a Mãe do Senhor, que nos faz adentrar com ela no mistério da Santíssima Trindade, a quem apresenta as nossas intenções, os nossos anseios, e o nosso desejo de santidade.

6. Amados irmãos e irmãs, a oração que fazemos não é uma lista de pedidos que apresentamos a Deus, como se esse fosse o único motivo para encontra-lo. Ao contrário, o real sentido da nossa oração é o amor filial com que nos dirigimos a Ele como a um Pai que nos ama infinitamente e por isso mesmo nos quer em permanente comunhão com Ele e entre nós num amor sem igual em que nada nos falta. 

7. Portanto, caríssimos, que a nossa oração não seja um ato egoísta, exigente, impositivo; mas sim um encontro amoroso, um diálogo agradável feito de bons propósitos, do desejo de santidade e da ação de graças por tudo o que de Deus recebemos todos os dias, a todo instante, pois quem reza assim nada lhe falta, ao contrário, tem em abundância para compartilhar com todos.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Quem de nós nunca precisou de ajuda?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,25-37)(06/10/25)


1. Caríssimos, a liturgia de hoje nos propõe um desafio, será que a nossa prática de vida é de fato o Evangelho vivo de nosso Senhor Jesus Cristo? Será que o nosso viver é a tradução da Sua Palavra? 
Certa feita disse são Francisco ao Frei Leão: "irmão Leão, quem nos viu, viu o Evangelho vivo de nosso Senhor Jesus Cristo."

2. Ora, isso se chama coerência, autenticidade que nos faz transparecer o Senhor Jesus a quem servimos fielmente de todo coração ao sermos enviados com a missão de pregarmos o Evangelho com a nossa própria vida. 

3. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus conta a Parábola do bom Samaritano mostrando "que o amor a Deus e ao próximo são inseparáveis, eles se sustentam. Amar a Deus é viver Dele e para Ele, pelo que Ele é e pelo que faz. E o nosso Deus é amor sem reservas, é perdão sem limites, é relação que nos promove e nos faz crescer." (Mons Angelo Spina). 

4. Ora, nos chama a atenção nessa Parábola, o fato do samaritano não pertencer ao povo eleito, e ter demonstrado misericórdia ao necessitado prestando-lhe os primeiros socorros, o transportando no seu animal, dando-lhe hospedagem e ainda suplemento caso necessitasse. Enquanto os que receberam essa missão ao verem o ferido na estrada, mudaram a trajetória, foram indifentes e nada fizeram.

5. De fato, quem de nós na mesma situação não gostaria de receber os mesmos cuidados? Sem dúvida, às vezes somos provados em nossa fé, para despertarmos em nossas almas as virtudes da caridade e da misericórdia que nos faz permanecer em Deus, pois é Ele quem nos sustenta na vida, mas nem sempre percebemos isso.

6. São Paulo na segunda Carta aos Coríntios afirma o seguinte: "Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia!" (2Cor 1,3-4).  

7. Portanto, caríssimos, fiquemos certos disso, ninguém chega à perfeição da caridade sem exercitar o amor e a misericórdia que a todo instante recebemos do Senhor, seja diretamente ou por meio daqueles que se põem a serviço dos seus filhos e filhas mais necessitados.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

domingo, 5 de outubro de 2025

"Porque sem mim nada podeis fazer." Diz o Senhor.

 

Homilia do 27°Dom do tempo comum (Lc 17,5-10)(05/10/25)

.

1. Caríssimos, sem fé e obediência nada de bom acontece, como também nada de bom podemos esperar; e é por isso que este mundo vive mergulhado na terrível perdição que o assola, jamais vista antes. De fato, quanto mais os homens pecam, mais se afastam do Senhor que os criou, e com isso perdem a paz e a verdadeira alegria de viver.

.

2. Na primeira leitura de hoje o Profeta Habacuc desnuda por completo a sociedade perversa na qual vivemos, diz ele em seu diálogo com Deus: "Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: “Violência!”, sem me socorreres? 


3. Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia." Ou seja, infelizmente é esse o retrato cruel de nossa sociedade, ninguém se entende; bem como escreveu são Tiago: "Onde houver ciúme e contenda, ali há também perturbação e toda espécie de vícios." (Tg 3,16).

.

4. Ora, como tudo neste mundo tem limite, também os pecados dos homens não foge à essa regra; sendo assim, não podemos perder a esperança ainda que estejamos cercados por todos os lados pelas hostes inimigas. 


5. São Paulo na exortação que faz ao seu discípulo Timóteo, também nos exorta à perseverança na fé e no amor, dizendo: "Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e o amor a Jesus Cristo. Guarda o precioso depósito, pela virtude do Espírito Santo que habita em nós." (2Tm 1,13-14).

.

6. No Evangelho de hoje os discípulos pediram a Jesus que lhes aumentasse a fé, ao que o Senhor respondeu: "Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria." 


7. E depois lhes deu o exemplo da humildade que precisamos para servirmos ao Reino de Deus, pois sem a humildade e o desapego, que são virtudes próprias da missão, não existe recompensa alguma. Daí a pergunta: por que a fé é tão necessária para servir ao Senhor? A resposta é simples e direta: "porque sem mim nada podeis fazer," (Jo 15,5). 

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

sábado, 4 de outubro de 2025

São Francisco de Assis, rogai por nós...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,25-37)(04/10/25)


1. Caríssimos, a Igreja hoje celebra a memória de são Francisco de Assis; e nós franciscanos celebramos solenemente o nosso seráfico pai fundador, ele que recebeu do Senhor Jesus os santos estígmas e viveu e morreu estigmatizado, sofrendo as mesmas dores do Senhor cruficicado no calvário. De fato, quem poderia imaginar um tão alto grau de santidade?

2. Decerto, recordemos com devoção o seu processo de conversão ao beijar um leproso, ele que tinha ojerisa à essa doença: "são Francisco, depois do encontro com o leproso, vive novo modo de pensar, perceber e sentir a vida. Tudo aconteceu por iniciativa do Senhor. Foi conduzido por Deus a fazer uma experiência radical da misericórdia. Superou as barreiras do medo e do preconceito.

3. Aproximou-se do irmão leproso, relacionando-se com ele horizontalmente, frente a frente. Esse encontro, significou o acolhimento da realidade humana, nua e crua. A misericórdia é um jeito de andar na contramão das relações formais e preestabelecidas. 

4. A misericórdia de Francisco levou-o a perceber que o leproso é maior que sua lepra; que o homem é maior que seus limites, e que o irmão e a irmã são maiores
que seus pecados."

5. Por fim sigamos com amor e obediência esta santa exortação do nosso seráfico pai: "Lê e relê o Santo Evangelho para ter sempre diante da tua mente os atos, palavras e pensamentos de Jesus, para pensar, falar e agir como Ele. Daqui não levarás nada do que tens, levarás apenas o que deste. Se suportarmos as coisas com paciência e sofrermos tudo por amor a Ele: esta é alegria perfeita."

6. Portanto, caríssimos, rezemos então com são Francisco esta oração que ele fez diante do crucifixo de são Damião: "Ó glorioso Deus Altíssimo, iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me! Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de eu que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém."

7. E rezemos ainda: "São Francisco, vós que participastes dos sofrimentos de Cristo com paciência e alegria, vencendo a si mesmo, fazei que eu também encontre a perfeita alegria na identificação com Cristo Jesus
pobre e crucificado. Amém."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

A impiedade e dureza de coração são veneno para a alma...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,13-16)(03/10/25)


1. Caríssimos, quem recebe tanto e pouco ou nada dá, como pode querer usufruir das graças e da misericórdia de Deus? Sem dúvida, precisamos compreender que estamos neste mundo como missionários a serviço do Reino de Deus e da sua justiça, para assim anunciar a volta do Senhor Jesus, na sua Parusia definitiva; qualquer coisa fora dessa missão é apego à própria vontade ou mesmo esquecimento de quem somos e quais encargos recebemos. 

2. Na primeira leitura o Profeta Baruc chama a atenção do povo eleito pela desobediência e por fazer pouco caso de Deus e da sua proteção que se encontra nos seus santos mandamentos: "Ao Senhor nosso Deus, cabe justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha, pois pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, que nos exortava a viver de acordo com os mandamentos que ele pôs sob os nossos olhos." (Br 1,15a.17-18).

3. De fato, não podemos servir a Deus e ao mundo nos esquecendo que sem Deus nada somos nada podemos, como nos lembra são Tiago: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões. Adúlteros, não sabeis que o amor do mundo é abominado por Deus? Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tg 4,3-4)

4. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus censura as cidades de Corazin, Betsaida e Cafarnaum por sua impiedade e dureza de coração: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 

5. Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno." E conclui exortando aos seus discípulos missionários: "Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. (Lc 10,13.15-16).

6. Portanto, caríssimos, a nossa missão neste mundo constitui o fundamento da nossa vida, a salvação eterna das nossas almas e a de todos a quem anunciamos o Senhor Jesus presente nos seus ensinamentos, nos santos Sacramentos e nas virtudes do Espírito Santo que Dele recebemos no batismo. Cabe a nós servir ao Senhor em santidade e justiça todos os dias de nossa vida.
.
Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Disposições para seguir o Senhor Jesus...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,57-62)(01/10/25)

.
1. Caríssimos, o viver de cada dia é a via natural com sua lei própria que o Senhor em seu infinito amor dispôs à nosso favor para vivermos em comunhão com Ele aqui e no devir eterno; ora, tudo o que precisamos para isso é seguir os seus preceitos fielmente em justiça e santidade sem jamais sair da Sua presença.
.
2. No Evangelho de hoje, são Lucas nos apresenta três exemplos de chamados ao seguimento do Senhor. No primeiro alguém do povo diz a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. De fato, todo dizer carrega em si uma ou mais intenções, e isso o Senhor revela ao seu interlocutor e à todos: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”.
.
3. No segundo caso, "Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Ou seja, em meio à disposição de seguir o Senhor não pode existir demora ou apegos sentimentais, porque seguir o Senhor significa portar em si o Reino de Deus e anuncia-lo.
.
4. No terceiro caso, "Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Ou seja, quem se dispõe seguir Jesus não vive do passado, mas faz acontecer o futuro no presente, seguindo os Seus passos.
.
5. Portanto, caríssimos, não podemos seguir o Senhor Jesus repletos de interesses pessoais, sentimentalismos ou indecisões; pois, seguir o Senhor requer desapego, renúncia, decisão; porque somente Ele nos realiza totalmente em todos os sentidos de nossa vida.
.
6. Destarte, rezemos com Santa Teresinha neste dia em que a Igreja celebra a sua memória: "Recorda-Te de que, estrangeiro neste mundo, andaste errante, Tu, o Verbo eterno, nada tinhas, nem sequer uma pedra, nem um abrigo, como as aves do céu.

7. Ó Jesus! Vem repousar em mim, vem, que minha alma está pronta para Te receber,
meu amado Salvador, repousa no meu coração, que é teu." (Poesia «Jesus, meu amado, recorda-Te!», estr. 1, 6-8). 
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...