VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

segunda-feira, 23 de julho de 2018

NENHUM SINAL SERÁ DADO A ESSA GERAÇÃO ADÚLTERA, FORA DO SINAL DE JONAS


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 12,38-42)(23/7 /18).

Caríssimos, a evidência para quem ama à Deus, é o amor com que o ama, traduzido em obediência e fidelidade; pois Deus nos criou por amor e somente para amar; fora desse dom de Deus, nada mais resta, porque nenhuma exigência, fora do amor incondicional, satisfaz plenamente a justiça divina; e digo mais, creio que essa seja uma das grandes tentações que o ser humano sofre, querer submeter Deus aos próprios caprichos. Por isso, Jesus disse no Evangelho de hoje: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas."

Com efeito, ouvimos hoje do Profeta Miquéias a seguinte ponderação: "Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus." De fato, exigir um direito sem que se tenha cumprido o dever que lhe corresponde, que na vivência da fé significa obedecer aos santos mandamentos, é querer submeter a Deus a própria vontade.

Caríssimos, exigir e não corresponder, é o mesmo que negar a verdade e seguir o próprio caminho às cegas, ignorando os valores eternos que nos fazem viver em comunhão permanente com o amor do Senhor. Somos simples criaturas, isto significa dizer que somos cem por cento dependentes e nada podemos além do limite de nossas possibilidades. Não entender isso é querer limitar Deus, embora sabendo que Ele tudo pode e nada mais exige de suas criaturas senão a livre obediência aos seus santos mandamentos.

Conclusão: "Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios! Diante disso que fizeste eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...