PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 10,16-23)(10/07/20)
.
Caríssimos, em nossa naturalidade quando passamos por alguma tribulação e não perseveramos no estado de graça, facilmente nos desanimamos ou então desistimos dos nossos bons propósitos na vivência da fé. No Evangelho de hoje Jesus fala de algumas virtudes que muito nos ajudam à superar tais dificuldades interiores que enfrentamos, são elas: a prudência, a mansidão, a vigilância e a perseverança.
.
O Beato Columba Marmion (Sec. XIX), assim se refere à essa última virtude: "A perseverança é a virtude que coroa todas as outras. O meio que nos é dado para que possamos receber este dom infinitamente precioso, o dom por excelência, é a fidelidade quotidiana: levaremos a bom termo a grande obra de toda a nossa vida se levarmos a bom termo cada uma das obras que empreendemos por Deus; ora, é esse o objeto da virtude da perseverança.
.
São Tomás inclui esta virtude na virtude da fortaleza, e com toda a razão. Com efeito, o que é a fortaleza? É uma disposição de firmeza que inclina a alma a suportar valorosamente todos os males, incluindo os piores e mais continuados, antes que abandonar o bem; levada ao grau supremo, a fortaleza permite suportar o martírio.
.
Enquanto esperamos que brilhe diante do nosso olhar purificado o esplendor da luz eterna, repitamos com frequência esta oração da Igreja: «Ó Deus, que no vosso amor restaurais a beleza da inocência, atraí para vós os corações dos vossos servos: que o amor ardente que o vosso Espírito neles fez nascer os torne estáveis na fé e fiéis na prática da vossa Lei."(Beato Columba Marmion (1858-1923).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário