PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 6,22-29)(02/05/22)
Caríssimos, o mundo em vivemos é um mundo dicotômico, dividido; e isso por conta do mau uso do livre arbítrio. Deus nos criou por amor, para ama-lo e servi-lo como seus filhos e filhas, num verdadeiro paraiso, isto é, em plena comunhão com Ele que nos ama com amor eterno; no entanto, por conta do pecado da desobediência pusemos tudo a perder, e se não nos arrependermos perderemos a vida, o nosso mais precioso tesouro.
Com efeito, essa divisão é demonstrada claramente na primeira leitura de hoje em que santo "Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Mas alguns membros da chamada Sinagoga de Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão.
Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. Ou seja, se opuseram à verdade usando de subornos e mentiras como sempre fazem àqueles que se deixam dominar pelo o inimigo de nossas almas.
De certo, também no Evangelho de hoje vemos essa dicotomia em que o povo movido por interesses procura o Senhor Jesus com a intenção de faze-lo um rei político, ao que o Senhor respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.
Portanto, caríssimos, para vivermos em plena comunhão com a vontade de Deus, assim nos ensina são Paulo: "Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rm 12,1-2).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário