PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,38-42)(13/06/22)
Caríssimos, em nossa vida de fé jamais podemos esquecer que Deus está no comando de tudo, e por isso, o mal que está no mundo jamais poderá vencer o bem por mais que tente, como nos ensina são Tiago cintando o livro de Provérbios: "Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes (Pr 3,34). Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós." (Tg 4,6b-7).
De fato, tudo neste mundo tem limite inclusive os pecados dos homens e a maldade que eles gera, visto que ninguém se livra da morte a não ser quem vive ressuscitado com Cristo buscando as coisas do alto como nos ensinou são Paulo: "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra." (Col 3,1-2).
Com efeito, nós estamos numa constante luta espiritual, mas não estamos sozinhos, porque o Senhor Jesus nos enviou o Espírito Santo para nos dar seus dons e virtudes e por eles vencermos essa guerra; no entanto, convém lembrar que se faz necessário a nossa perseverança na oração, na prática da Sua Palavra e dos Sacramentos que nos mantém unidos a Ele até o fim dos nossos dias neste mundo.
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”. (Mt 5,38-42).
Amados irmãos e amadas irmãs, por quê o Senhor Jesus nos ensina a não violência? Porque nessa guerra só vence quem ama como Ele nos amou, ou seja, dando a própria vida em sacrifício para a salvação de todos. Desse modo, Ele nos ensina que o mal se destrói por si mesmo, por isso, não tem futuro algum, a não ser a perdição eterna que nada mais é do que a total ausência de Deus por toda a eternidade.
Destarte, não pensem que Deus não está agindo diante de tanta injustiça e maldade; Ele conhece a cada uma das suas criaturas nos mínimos detalhes, bem como nos ensinou são Paulo: "Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece." (1Cor 4,5).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário