Sol. do SS Corpo e Sangue de Cristo (Lc 9, 11b-17)(16/06/22)
Amados irmãos e amadas irmãs, ao longo dos tempos muito se tem falado e escrito a respeito do Santíssimo Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo que quis permanecer conosco neste Sacramento, memorial da Sua Paixão, morte e ressurreição; e mais ainda como Pão da vida eterna que nos alimenta na atravessia do deserto deste mundo rumo a Terra Prometida, o Reino dos céus.
São Tomás de Aquino se referindo a esse Sacramento escreveu: "O unigênito Filho de Deus, querendo fazer-nos participantes da sua divindade, assumiu nossa natureza, para que, feito homem, dos homens fizesse deuses. Assim, tudo quanto assumiu da nossa natureza humana, empregou-o para nossa salvação.
Seu Corpo, por exemplo, ele o ofereceu a Deus Pai como sacrifício no altar da cruz, para nossa reconciliação; seu Sangue, ele o derramou ao mesmo tempo como preço do nosso resgate e purificação de todos os nossos pecados.
Mas, a fim de que permanecesse para sempre entre nós o memorial de tão imenso benefício, ele deixou aos fiéis, sob as aparências do pão e do vinho, o seu Corpo como alimento e o seu Sangue como bebida.
Ó precioso e admirável banquete, fonte de salvação e repleto de toda suavidade! Que há de mais precioso que este banquete? Nele, já não é mais a carne de novilhos e cabritos que nos é dada a comer, como na antiga Lei, mas é o próprio Cristo, verdadeiro Deus, que se nos dá em alimento. Poderia haver algo de mais admirável que este sacramento?
De fato, nenhum outro sacramento é mais salutar do que este; nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais. É oferecido na Igreja pelos vivos e pelos mortos, para que aproveite a todos o que foi instituído para a salvação de todos.
Ninguém seria capaz de expressar a suavidade deste sacramento; nele se pode saborear a doçura espiritual em sua própria Fonte; e torna-se presente a memória daquele imenso e inefável amor que Cristo demonstrou para conosco em sua Paixão."
Portanto, caríssimos, a Sabedoria do Divino Espírito Santo, nos ensina que unindo-se a Cristo Eucarístico formamos o Seu Corpo Místico, a Santa Igreja, o rebanho que Ele guia à felicidade eterna no Seu Reino onde todos seremos Um.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário