PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,17-24)(01/10/22)
Caríssimos, contemplando a obra da criação percebemos que tudo é tão preciso que nos conduz a uma profunda admiração pela beleza e perfeição de todas as coisas e pela generosidade de Deus para conosco; por outro lado, mesmo com toda essa beleza e perfeição, algo nos chama a atenção, porque nos toca diretamente, trata-se do sofrimento, ou seja, por que sofremos?
De fato, a resposta à essa pergunta não é difícil, basta olhar a maldade que se espalha na face da terra por conta dos que seguem o maligno, e logo compreendemos o porquê de tanto sofrimento. Pois, todo ato gera seu efeito, de modo que, se o ato é mal, seu efeito é maléfico e atinge a todos; ao contrário, se o ato é bom seu efeito é benéfico e gera um bem enorme para todos.
Na primeira leitura, depois dos mais terríveis tormentos, ao encontrar o Senhor, Jó finalmente compreende que as aflições dos justos são repletas de imortalidade, como são Paulo afirma na Carta aos Romanos: "Os sofrimentos do tempo presente não têm proporção alguma com a glória futura que nos será dada." (Rm 8,18).
Com efeito, Deus jamais permite o sofrimento do justo sem que Ele esteja presente e o recompense, basta olharmos para o sofrimento do seu Filho, ou o que Ele mesmo disse a esse respeito: "Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes." (Mt 25,40).
No Evangelho de hoje os discípulos voltaram da missão exultando de alegria por terem triunfado sobre o maligno, no entanto, o Senhor Jesus os alerta: "Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. (Lc 10,18-20).
Comentando esse Evangelho, disse o Papa Francisco: "Não devemos gabar-nos como se fôssemos os protagonistas: o protagonista é apenas um, é o Senhor! O protagonista é a graça do Senhor! Ele é o único protagonista! E a nossa alegria é apenas isto: ser seus discípulos, seus amigos.
Que Nossa Senhora nos ajude a sermos servos do Evangelho. Não tenham medo de se alegrar! Não tenham medo da alegria! Aquela alegria que o Senhor nos dá quando permitimos que Ele entre nas nossas vidas, e nos convide a sair para as periferias da vida a proclamar o seu Evangelho."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário