VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

A CORREÇÃO FRATERNA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 18,15-20)(16/8/23).


1. Caríssimos, a paz interior é fruto da graça santificante, que nasce da comunhão com o Senhor e entre nós seus filhos e filhas; mas nem sempre encontramos em nosso meio pessoas dispostas a cultiva-la e vive-la sem nunca deixar de faze-lo.

2. Decerto, eis o que nos exorta são Paulo a esse respeito: "Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus." (Fl 2,2b-4).

3. Sem dúvida, precisamos levar em conta que a eternidade que temos pela frente, nós já a estamos vivendo; por isso, no Evangelho de hoje, o Senhor Jesus nos ensina a correção fraterna como meio mais eficaz para conservarmos a unidade e a paz, pois sem unidade não existe paz alguma entre nós. 

4. Aliás, é bem como nos ensina a Carta aos Hebreus: "Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor. Estai alerta para que ninguém deixe passar a graça de Deus, e para que não desponte nenhuma planta amarga, capaz de estragar e contaminar a massa inteira." (Hb 12,14-15). 

4. Mas, o que é mesmo a correção fraterna de que nos fala o Senhor? Meditemos, então, com esta resposta que são Paulo nos dá: "Irmãos, se alguém for surpreendido numa falta, vós, que sois animados pelo Espírito, admoestai-o em espírito de mansidão.

5. E tem cuidado de ti mesmo, para que não caias também em tentação! Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos, e deste modo cumprireis a lei de Cristo. Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo." (Gl 6,1-3).

6. Portanto, caríssimos, não somos fiscais uns dos outros nem juízes, mas sim, irmãos e irmãs que professam a mesma fé, por isso, devemos nos respeitar mutuamente, compreender e perdoar, evitando todo tipo malidecência ou palavras que causam transtorno e desentendimento, pois o céu é a morada dos que promovem a paz, como nos ensinou o Senhor: “Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”. (Mt 5,9).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...