PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,1-9)(18/10/23).
1. Amados irmãos e amadas irmãs, hoje a Igreja celebra a Festa de são Lucas, fiel colaborador de São Paulo em sua missão e autor consagrado do Evangelho que leva o seu nome e dos atos dos Apóstolos baseados nas atividades missionária de São Pedro e São Paulo, e da Igreja primitiva como um todo.
2. Caríssimos, todos nós estamos a caminho do Reino dos Céus e ao longo da sua trajetória o anunciamos à todos na certeza de o Senhor caminha conosco concedendo-nos, por meio do Seu Santo Espírito, todas as graças necessárias para anuncia-lo com intrepidez.
3. Ora, dentre essas graças estão a paz, a cura das enfermidades e a libertação das almas feridas pelos pecados. Todavia, não podemos esquecer que caminhamos na mesma fé e na unidade do Corpo Místico de Cristo, a Santa Igreja, sob a autoridade dos nossos pastores constituídos por Ele, para o governo do seu rebanho.
4. Com efeito, convém lembrar ainda que nem sempre seremos aceitos ou compreendidos, e por isso mesmo, seremos caluniados, difamados, perseguidos, e quem sabe até mortos, sem que tenhamos culpa alguma, como aconteceu com o Senhor Jesus, os Apóstolos e os seus seguidores de todos os tempos.
5. Mas, por que isso acontece? Porque a verdade sempre incomoda o reino da mentira, no entanto, aqueles que a acolhem no íntimo de suas almas, encontram nela a liberdade dos justos, a felicidade dos eleitos e a convicção de que estamos a caminho da terra prometida, o Reino de Deus.
6. No Evangelho de hoje, ao enviar os discípulos, o Senhor Jesus deu-lhes algumas instruções, disse Ele: "Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!" Ou seja, o objetivo principal é o anúncio do Reino de Deus e da sua justiça para a salvação das almas, por isso, não se pode perder tempo, porque tempo é vida.
7. De fato, quando nos concentramos nas instruções do Senhor não podemos perder tempo com distrações ou outros interesses para não nos afastar da missão que nos foi confiada, como vimos na primeira leitura em Paulo menciona um dos seus colaboradores que abandonou a missão por afeiçoar-se às coisas deste mundo.
8. Decerto, quem recebe o Reino de Deus como herança o anuncia sem nenhum apego ou interesse, em conformidade com a instrução recebida: "Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Sem dúvida, os anunciadores do Reino de Deus, levam consigo sua paz e a concede à todos que estão aptos para recebê-la."
9. Com efeito, como nos ensinou são Paulo: "O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza de estima dos homens.
10. Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação." Desse modo, compreendemos que o anúncio do Reino de Deus se dá mediante o testemunho de vida em obediência ao envio do Senhor.
.
11. Amados irmãos e amadas irmãs, o chamado do Senhor Jesus abrange todos os foram batizados, mas isso não é algo aleatório ou por conta de cada um, tendo em vista que ele acontece no âmbito das nossas paróquias sob a custódia dos bispos, párocos e diáconos em comunhão com o santo Padre, que atualmente é o Papa Francisco. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário