PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,27-28)(14/10/23)
Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem! Sejam bem-vindos a nossa meditação diária.
A palavra falada ou escrita é o conteúdo íntimo de nossas almas que expressamos conforme a fonte da qual bebemos. Isto significa que quanto mais bebermos do conteúdo do mundo com as suas contradições e mentiras, mais do mundo seremos, e por isso mesmo, pouco ou quase nenhum espaço daremos à Palavra de Deus e ao que diz respeito a nossa salvação.
Ora, certa feita, disse o Senhor Jesus: "Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11)." (Jo 7,37-38).
As perguntas que fazemos a nossa consciência são estas: De onde nascem as nossas palavras, e os nossos elogios ou críticas? Quais são as suas reais intenções? Ora, não podemos esqucer que o juízo final é pessoal e acontece logo após a nossa morte natural (cf. Hb 9,27).
Por isso, pensemos seriamente nestas palavras do Senhor Jesus: "Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado." (Mt 12,36-37).
Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.
1. Caríssimos quando o elogio não chega ao essencial, é preciso corrigi-lo até que chegue a ele e sirva de testemunho para todos. Pois, normalmente o elogio nasce da admiração ou da percepção enamorada, no entanto, não é o sucifiente quando se trata da salvação eterna das nossas almas.
2. A propósito, é isso o que vimos no Evangelho de hoje em que uma mulher do meio multidão diz ao Senhor Jesus: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. (Lc 11,27). Ao que o Senhor respondeu: "Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.(Lc 11,28). Ou seja, a felicidade é um dom de Deus e depende sempre da nossa obediência a Ele.
.
3. Mas, alguém poderá perguntar, como guardar a Palavra de Deus? Exatamente como a Mãe do Senhor a guardou, isto é, na Arca Santa do seu ventre. Pois, o Senhor Jesus, é o Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós. Desse modo, guardar a Palavra é tê-la encarnada na prática da fé, obedecendo em tudo à vontade do Pai.
.
4. Aliás, bem como Ele nos ensinou no Evangelho de são João: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou. (Jo 14,23-24).
.
5. O santo Padre, o Papa Francisco, referindo-se à essa passagem bíblica, nos exorta: "Conserva, pois, a Palavra de Deus como fazes com os alimentos [...], já que se trata do «Pão da vida» (Jo 6,35), do verdadeiro sustento da alma.
.
6. Guarda também tu a Palavra de Deus, porque são bem-aventurados os que a guardam (cf. Lc 11,27). Guarda-a de tal modo que ela entre no mais íntimo da tua alma e penetre em todos os teus sentimentos e costumes. Alimenta-te deste bem e a tua alma deleitar-se-á na abundância.
.
7. Não te esqueças de comer o teu pão, não suceda que desfaleça o teu coração; pelo contrário, sacia a tua alma com este manjar delicioso. E, se assim guardares a Palavra de Deus, certamente ela te guardará a ti.
.
8. Virá a ti o Filho em companhia do Pai, virá o grande Profeta que reedificará Jerusalém e renovará todas as coisas (cf At 3,22; Jl 4,1; Ap 21,5)." (Papa Francisco).
.
9. Portanto, caríssimos, todos os dias escutamos uma enorme quantidade de palavras, mas nenhuma delas se compara à Palavra de Deus, uma vez que somente Ela tem o poder de santificar as nossas almas quando a pomos em prática, porque, de fato, a Sua Santa Palavra é a única regra que nos leva à vida eterna.
.
10. Amados irmãos e amadas irmãs, ninguém jamais amou ou amará o Senhor Jesus como sua mãe, Maria Santíssima, o amou e o ama. Por isso, a Santa Igreja a venera como nossa mãe e mestra; Arca Santa da Nova Aliança; modelo perfeito de obediência e santidade. Tabernáculo Santíssimo da Palavra Eterna de Deus Pai. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário