PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 23,13-22)(26/8/24)
.
1. Caríssimos, as ideologias políticas, religiosas ou de qualquer outra vertente, são vendas espirituais que cegam aqueles que as professa, isto porque tais ideólogos se acham donos da verdade; quando na realidade, a distorcem e a negam, e têm consciência disso.
.
2. De fato, eles sabem que estão mergulhandos no mar de lama das contradições que vivem, ou seja, são incoerentes, compunsivos, hipócritas irredutíveis, de modo que, usam todo tipo de falcatruas e enganos para atingir os seus interesses mesquinhos e seus adversários.
.
3. No tempo de Jesus essa postura era muito comum entre os fariseus, saduceus, mestres da lei, escribas, herodianos, romanos, etc. Mas hoje em dia não é diferente daquele tempo, basta lançar um olhar de discernimento sobre nós mesmos e sobre a nossa sociedade e perguntar: Senhor, será que estamos vivendo coerentemente conforme os valores do teu Santo Evangelho? Será que estamos praticando a vontade do Pai tal qual nos ensinastes?
.
4. A liturgia de hoje nos ensina a via perfeita para a prática da vontade de Deus. Primeiro, se faz necessário deixar os ídolos e suas ideologias a que nos apegamos, porque somente assim serviremos verdadeiramente ao Senhor em santidade e justiça.
.
5. Mas, quais são estes ídolos? São Paulo nos responde essa pergunta: "Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos. Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convêm; em vez disto, ações de graças.
6. Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento - verdadeiros idólatras! - terá herança no Reino de Cristo e de Deus. E ninguém vos seduza com vãos discursos. Estes são os pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes. Não vos comprometais com eles. (Ef 5,3-7).
.
7. Portanto, caríssimos, tudo o que o Senhor nos ensina são lições de vida pelas quais nos exercitamos, para com Ele entrarmos na glória de Deus Pai à medida que nos deixamos conduzir por seu Santo Espírito.
.
8. Bem como nos ensinou São Paulo: "Portanto, irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne. De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Rm 8,12-14).
.
9. Por fim, meditemos com estas palavras de São Clemente de Roma: "Pela sua vontade onipotente, Deus quer que todos aqueles que ama participem da conversão. É por isso que devemos obedecer à sua magnífica e gloriosa vontade. Imploremos humildemente a sua misericórdia e a sua bondade, e confiemo-nos à sua compaixão, abandonando preocupações frívolas, discórdia e inveja, que só conduzem à morte.
.
10. Sejamos humildes, meus irmãos, rejeitemos todos os sentimentos de orgulho, de jactância, de vaidade e de cólera. Agarremo-nos firmemente aos preceitos e aos mandamentos do Senhor Jesus, tornando-nos dóceis e humildes diante das suas palavras. Pois diz o texto sagrado: "Para quem voltarei o meu olhar, senão para o homem humilde e pacífico, que teme as minhas palavras?" (Is 66,2).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário