PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 19,3-12)(16/8/24)
.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, a razão de ser da nossa vida se encontra somente na vontade de Deus, porque somente Nele a vida tem seu começo e sua permanência; fora Dele tudo tende a um fim trágico. Ora, quem ao Senhor se confia nada lhe falta, porque Ele é a Fonte inesgotável do amor que gera a vida eterna. Sem essa confiança inabalável, quem pode se sustentar por si mesmo?
.
2. Com efeito, Josué fez memória junto ao povo eleito, lembrando a constante proteção do Senhor ao longo de sua caminhada rumo à terra prometida, e como Ele os fez vencer todas as batalhas, mostrando assim o quanto lhes amava porque Nele confiavam.
.
3. De fato, também nós experimentamos todas as graças do Senhor quando o amamos acima de todas as coisas e Nele confiamos inteiramente. Bem como reza o salmista: "Espera no Senhor e faze o bem; habitarás a terra em plena segurança.
.
4. Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá. Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá. Como a luz, fará brilhar a tua justiça; e como o sol do meio-dia, o teu direito. Em silêncio, abandona-te ao Senhor, põe tua esperança nele." (Sl 36,3-7).
.
5. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus institui o Sacramento do Matrimônio mostrando que ele é o meio pelo qual Deus Pai santifica as nossas famílias, por isso, não comporta divisão, porque o amor é indivisível; de fato, onde existe divisão não existe amor nem existe paz.
.
6. A Constituição Dogmática «Gaudium et Spes», § 48, assim discorre a respeito do matrimônio: "O homem e a mulher, que, pela aliança conjugal, «já não são dois, mas uma só carne» (Mt 19,6), prestam-se recíproca ajuda e serviço com a íntima união das suas pessoas e atividades e, através desta união, tomam consciência da própria unidade e cada vez mais a realizam.
.
7. Cristo Senhor abençoou copiosamente este amor com múltiplos aspectos, nascido da fonte divina da caridade e constituído à imagem da sua própria união com a Igreja (cf Ef 5,32). E permanece com eles, para que, assim como Ele amou a Igreja e Se entregou por ela (cf Ef 5,25), de igual modo os cônjuges, dando-se um ao outro, se amem com perpétua fidelidade."
.
8. Certa feita, o Senhor me inpirou uma canção e em uma das estrofes digo: Se queres ser feliz te deixa iluminar, pelo amor que é eterno e te faz o irradiar. O amor é o próprio Deus, o amor é revelação da paz que não tem fim, o amor é salvação.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário