PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 24,35-48)(16/04/20)
.
Queridos irmãos e queridas irmãs, existe em nós uma tendência de nos apegarmos às condições em que nos sentimos seguros, cômodos, como que donos de nós mesmos e de tudo o que nos acontece; por isso, o que mexe com essa aparente segurança, nos incomoda de certa forma; é isso o que acontece quando acolhemos Jesus ressuscitado em nossas almas; por um lado, nos sentimos seguros de sua parte; mas, por outro, inseguros por nós mesmos.
.
Com efeito, no Evangelho de hoje, percebemos que foi exatamente isso o que aconteceu com os Apóstolos quando se encontraram com Jesus após a sua ressurreição. Vejamos o relato: "Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
.
De fato, para eles que viram a sua morte cruenta e participaram do seu sepultamento, não foi fácil acreditar de imediato; embora plenos de alegria, porém, devido à experiência negativa que viveram, ainda tinham dúvidas. Todavia, o Senhor as dissipa com sua intervenção empírica, dizendo: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
.
Ora, sem dúvida alguma, essa é a nova condição, isto é, o novo viver, seja para os redimidos por Cristo; seja para aqueles que ainda não o acolheram; pois, foi para isto que Ele veio à este mundo, como Ele mesmo disse: "Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras." (Ap 21,5).
.
Caríssimos, neste tempo de crise que estamos atravessando, está mais do que provado que a humanidade precisa urgentemente de nosso Senhor, Jesus Cristo. Porque, ou se volta para Ele totalmente e se converte; ou então se perde nos abismos infernais nos quais está mergulhada atualmente.
.
Portanto, escutemos atentamente o Senhor nesta exortação do Profeta Joel: "Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo". (Joel 2,12-13).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário