PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 8,5-17)(27/06/20)
Caríssimos irmãos e irmãs, esta liturgia de hoje trata da eficácia da oração, bem como das virtudes que deve acompanha-la. Com efeito, a oração é o dom do Espírito Santo que nos faz viver segundo a Vontade de Deus, porque rezar é amar a Ele sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Pois, ela é o canal pelo qual recebemos todas as graças para nós e para aqueles por quem intercedemos.
.
No Evangelho de hoje um Centurião se aproxima de Jesus e faz a sua oração de intercessão por um dos seus servos que se encontra gravemente enfermo, assim rezou ele: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. E o Senhor prontamente se dispôs atendê-lo dizendo que iria à sua casa.
.
No entanto, grande foi a humildade desse homem que a partir do próprio exemplo, disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu servo: ‘Faze isto!’, e ele faz”.
.
"Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado."
.
Caríssimos, pelo que vimos acima, quando fazemos a nossa oração como encontro com o Senhor e aos seus pés depositamos, humildes e confiantes, as nossas necessidades, é nisto que consiste a eficácia da nossa prece. Portanto, as virtudes da humildade, da confiança inabalável e da reta intenção são os meios pelos quais recebemos do Senhor todas as graças que lhe pedimos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário