PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,26-38)(25/03/22)
Caríssimos, em Maria a nossa liberdade encontra a sua eternidade plenamente com a encarnação do Verbo de Deus que se fez Carne e habitou nela e caminha conosco nos conduzindo à felicidade eterna. De fato, pelo sim de Maria, Deus assumiu a natureza humana e a divinizou para sempre, por isso, sejamos pacientes e esperemos a total realização dessa obra divina.
De certo, a liberdade humana é plenamente livre se se encontra na Liberdade Divina e nela permanece, caso contrário, é morta em si mesma, uma vez que a morte é o seu limite, e somente unida à Cristo é que ela pode vence-la, como nos ensinou são Paulo (cf.1Cor 15,21-58). Por isso, entregar a liberdade ao pecado, é perde-la, como nos ensina o Senhor: "Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo." (Jo 8,34).
Santa Catarina de Sena discorrendo a respeito do sim de Maria pelo qual concebeu o Filho de Deus por obra e graça do Espírito Santo, disse: "Ó Maria, foi em ti que hoje apareceu a força e a liberdade de Deus. Pois eis que, após a grave e grande deliberação do conselho divino, te foi enviado um anjo, para te revelar o mistério desse conselho e pedir a tua adesão a ele.
E o Verbo não desceu ao teu seio enquanto tu não deste o teu livre consentimento: esperou à porta da tua vontade que quisesses abrir Àquele que desejava vir a ti, e que não teria entrado se tu não Lhe tivesses aberto a porta com a tua resposta: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».
Prova nítida da força e da liberdade da nossa vontade! Sem ela, o bem e o mal não podem ser realizados; nem os demônios nem criatura alguma podem constrange-la a pecar, se ela não quiser; como também nada pode forçá-la a fazer o menor bem se ela se recusar. Sim, a vontade humana é livre, esta vontade que nada pode reduzir ao bem nem ao mal sem o seu consentimento.
O Deus eterno bateu à porta da tua vontade, ó Maria, e se tu não tivesses querido abrir, Deus não teria se encarnado em ti. Enrubesce, pois, alma minha, vendo que o próprio Deus vem hoje assemelhar-Se a ti em Maria; hoje podes ver claramente que, embora tenhas sido criada sem a tua vontade, não serás salva se não consentires em o ser, pois Deus bate à porta e espera que Maria consinta em Lha abrir." (Santa Catarina de Sena).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário