PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 25,14-30)(27/8/22)
Caríssimos, o exibicionismo e o querer aparecer a todo custo em busca de fama, dinheiro e poder ultimamente tem se tornado uma tentação quase que irresistível do ponto de vista midiático, principalmente com o advento da Internet, e isso tem afastado muitos da prática da fé.
Com efeito, se o tempo dado aos celulares e às redes sociais fosse dado em maior proporção à vida de oração, à meditação da Palavra de Deus, à prática dos Sacramentos e das obras de misericórdia, certamente teríamos muitos santos e santas entre nós. De fato, o mau uso da Internet tem levado muitos à perdição eterna, o que não é de se admirar, pois ela tem se tornado a porta larga da qual nos fala o Senhor Jesus no Evangelho (cf. Mt 7,13).
Na primeira leitura são Paulo nos mostra que a Sabedoria Divina é contrária à sabedoria deste mundo: "Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, para que ninguém possa gloriar-se diante dele." (1Cor 1,28-29). Ou seja, "as escolhas divinas seguem um critério alheio a toda possibilidade de autoglorificação e vaidade dos homens." (MR).
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus conta a Parábola do patrão que indo viajar entregou os seus bens aos seus servos, os quais trataram de multiplica-los; um deles, porém, ao invés, preferiu enterra-lo com a desculpa de que teve medo porque julgou que o seu senhor era severo por demais; no entanto, tal desculpa o condenou, pois, foi chamado de "Servo mau e preguiçoso!"
Portanto, caríssimos, a vida que temos com todas os talentos que recebemos são para a nossa salvação e a salvação de todos, por isso, em hipótese alguma podemos nos desculpar diante de Deus pelo tempo perdido e pelo mau uso que dele fizermos.
Destarte, multiplicar os talentos significa usar as virtudes recebidas para que todos tenham vida e a tenham em abundância, é essa a nossa grande missão.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário