PEQUENO SERMÃO DE CADA (Jo 15,9-11)(11/05/23).
.
Caríssimos, um dos frutos do Espírito Santo em nossas almas é a alegria, e no Evangelho de hoje Jesus revela que nos ama como o Pai lhe ama e Ele ama o Pai, e com o seu amor nos dá a alegria completa; diz Ele: "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. (Jo 15,9-10). Ou seja, amar o Senhor é seguir fielmente tudo o que Ele nos ensina, e dizer sempre não a tudo o que contraria a sua Santa Vontade.
.
Certa feita, se referindo à essa alegria disse São Francisco de Assis: "A melhor defesa contra todas as maquinações e ardis do inimigo continua a ser o espírito da alegria. Os demônios nada podem contra um servo de Cristo que encontra repleto da santa alegria; pelo contrário, uma alma desgostosa, melancólica e deprimida facilmente se deixa submergir pela tristeza ou se absorver por prazeres enganosos."
.
"Era por isso que ele se esforçava por manter sempre o coração alegre, por conservar esse óleo da alegria com o qual a sua alma tinha sido ungida (Sl 44,8). Tinha grande cuidado em evitar a tristeza, a pior das doenças, e, quando sentia que ela começava a infiltrar-se na sua alma, recorria imediatamente à oração.
"À primeira perturbação", dizia, "o servo de Deus deve levantar-se, pôr-se em oração e permanecer diante do Pai até que Ele lhe faça recuperar a alegria própria daquele que foi salvo" (Sl 50,14)." (Tomás de Celano (c. 1190-c. 1260) (biógrafo de São Francisco).
.
Portanto, caríssimos, quem serve ao Senhor neste mundo e vive para Ele, já não se pertence; por isso, sua alegria é permanente e fruto do amor com que o ama e é amado por Ele. Decerto, nada se compara a isso, pois ouvir o Senhor e se manter na sua presença, se constitui a maior alegria, como Ele mesmo disse na parábola dos talentos: "Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem participar da minha alegria." (Mt 25,21).
.
Destarte, escutemos atentamente esta exortação do escritor sagrado do livro de Eclesiástico: "Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida.
.
Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma. (Ecl 30, 22-25).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário