PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 10,24-33)(15/7/23)
Caríssimos, ser enviados por Deus para cumprir a missão de nossa vida, significa realizar a sua vontade, pois foi para isso que o Senhor nos criou. Ao sentir-se chamado o Profeta Isaías, viu-se totalmente indigno por causa de seus pecados, mas o Senhor o perdou, purificando seus lábios, e dando-lhe sua autoridade, o enviou a proclamar sua Palavra Eterna.
Com efeito, no Evangelho de hoje, Jesus também envia os seus discípulos os alertando para se manterem como enviados e nunca se porem na vida acima de seu Mestre e Senhor, pois, como Ele mesmo disse: "O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima de seu senhor.
Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor." Todavia, acrescenta: "Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!" (Mt 10,24-26). Ou seja, essa Palavra do Senhor Jesus aponta para as dificuldades que seus discípulos encontrariam no cumprimento de suas missões.
De fato, a prática da fé já é a prática da vida eterna, porque se fundamenta na Palavra que Deus fala como realização dos seus desígnios. Ora, ao enviar seu Filho, Jesus Cristo a nós, Ele o fez para que seguindo-o vivêssemos como seus filhos e filhas a caminho dos céus como participantes do seu Reino.
Por isso, o Senhor Jesus nos exorta e nos assegura para permanecermos confiantes e firmes na fé: "Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!" (Mt 10,28). Ou seja, o medo e o temor nas adversidades não nos ajuda em nada; mas a nossa entrega e confiança que Deus está no controle de tudo, é fundamental.
Portanto, caríssimos, a Palavra de Deus é a garantia de que somos guardados por Ele mesmo se formos martirizados, pois, assim afirmou o Senhor: "Não se vendem dois pardais por algumas moedas?
No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais." (Mt 10,29-31). Mas, atenção para o seguinte alerta que o Senhor Jesus nos faz:
"Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus." (Mt 10,32-33).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário