Homilia pelos 25 anos de sacerdócio de P. Fernando Maria e P. Javier Rondon...
Caríssimos irmãos, recordar é viver, é rever as lembranças que estão gravadas em nossa memória. E nesta Santa Missa, comemorando com P. Javier nossos 25 anos de ordenação sacerdotal, creio que seja um momento muito especial para louvar e agradecer a Deus por nos ter dado esta vocação tão sublime e nos ter sustentado nela.
De minha parte lembro o dia em que fui chamado, pois estava num leito de hospital com uma grave enfermidade destruindo a minha vida. De repente uma irmã religiosa aparece como que do nada, olha para mim e dá um sorriso, então, lhe perguntei: quem lhe deu esse sorriso tão lindo? Ela respondeu foi Jesus, e ele quer te dar um igual ao que ele me deu. A partir daquele dia pouco a pouco o Senhor Jesus me libertou daquela enfermidade e me chamou para segui-lo.
Tenho para mim que nada em nossa vida é por acaso, pois Deus sempre nos acompanha com a sua Divina Providência, mesmo se estivermos distantes dele, a fim de que o encontremos antes de partirmos deste mundo para a eternidade.
Decerto, tenho plena consciência de que ao consagrar minha vida ao Senhor Jesus, ela pertence somente a Ele. Por isso, tudo o que sou, o que penso, o que falo e o que vivo, é para a sua maior glória e a salvação das almas.
Eis algumas lições de fé que o Senhor Jesus me ensinou ao longo destes 25 anos de ordenação e serviço sacerdotal:
1. O Senhor me ensinou que rezar é amar e ser amado por ele, para amar ao próximo como a nós mesmos. Rezar é encontra-lo no coração da nossa alma, isto é, a nossa consciência, onde ele fala conosco à medida que silenciamos para ouvi-lo. Por isso, toda oração é encontro, é dialogo, é escuta que fecunda as nossas atitudes com as virtudes da humildade, do amor e da sua misericórdia.
2. Também me ensinou que o silêncio sagrado do coração, é a arma espiritual mais poderosa contra os maus pensamentos e as tentações. Pois, estes são sempre contra Deus, contra o próximo e contra nós mesmos, porém, quando os silenciamos, eles nada podem contra nós.
3. O Senhor também me ensinou que o meu relacionamento com os meus irmãos e irmãs depende cem por cento do meu relacionamento com ele, porque tudo o que eu fizer contra os meus confrades, é contra ele que estou fazendo.
4. Aprendi ainda que amar o próximo é não juga-lo, mas sempre rezar por ele quando sofrer essa tentação. Isto significa ser exemplo de santidade e justiça diante de Deus a quem prestaremos contas de tudo o que vivemos neste mundo.
5. Ensinou-me que o perdão é a maior fonte de cura e libertação que existe, porque perdoar é apagar os pecados daqueles que nos ofendem, não deixando que eles entrem em nossas almas.
6. Enfim, o Senhor me ensinou que tudo o que existe pertence somente a ele e a mais ninguém, por isso, não devo me apegar a nada deste mundo, mas confiar a Ele tudo o que sou, o que sinto e o que vivo, na certeza de que ele cuida muito bem de mim e de todos.
7. Portanto, caríssimos, elevo a Deus, nosso Pai celestial por seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, na unção do Espírito Santo, um louvor todo especial pela graça de ter a sua Mãe, Maria Santíssima, São José, são João Batista, são Francisco e santa Clara, como meus intercessores principalmente nos momentos mais difíceis da minha vida e missão sacerdotal. Amém! Assim seja!
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário