PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 1,35-42)(04/01/24)
.
1. Amados irmãos e amadas irmãs, estamos à caminho da eternidade e esta é uma viagem somente de ida; assim como o povo da Antiga Aliança saiu da terra da escravidão para a terra prometida, de igual modo o Senhor Jesus nos liberta deste mundo de pecados para nos levar ao seu Reino de justiça e de paz.
2. Ora, para libertar seu povo da escravidão do Egito, Deus enviou Moisés e Aarão; e para nos libertar deste mundo, Ele nos enviou o seu próprio Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Bem como escreveu são Paulo: "Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência." (Ef 1,7-8).
.
3. Desse modo, formamos o novo povo de Deus, fruto da Nova e eterna Aliança que o Senhor fez com a humanidade, selada-a com o sangue de Seu Filho amado, que perdoou os nossos pecados e enviou o Espírito Santo para conduzir a sua Igreja por meio de seus escolhidos, tendo Pedro, os Apóstolos e seus sucessores à sua frente.
4. Porque assim disse o Senhor Jesus: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mt 16,18-19).
.
5. Caríssimos, são estas as virtudes que acompanham os filhos e filhas de Deus, renascidos da água e do Espírito Santo no seio batismal da Santa Igreja: obediência, fidelidade, amor, justiça e verdade; misericórdia, compaixão e santidade.
.
6. De fato, todos os batizados que cultivam essas virtudes, comprovam por meio delas, a presença do Senhor os conduzindo para o Reino dos céus. Pois, são elas que comprovam que somos seus verdadeiros discípulos, seus autênticos seguidores. Como Ele mesmo disse: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando." (Jo 15,13-14).
.
7. Amados irmãos e irmãs, apressemos a segunda vinda de Cristo enquanto estamos no tempo de sua misericórdia, pois a grande tribulação se aproxima e muitos esfriarão na fé e até a abandonarão por não pratica-la devidamente.
8. Todavia, o Senhor nos alerta: "Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas. Sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram.
9. Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á. Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem." (Lc 12,35-37.40). "Entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo." (Mt 24,13).
.
10. Portanto, caríssimos, a graça para isso não nos falta, pois o Senhor Jesus se deu como Pão vivo descido do céu, alimento de vida eterna, como está escrito: "Eu sou o pão da vida. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram.
11. Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo." (Jo 6,48-51).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário