O GRANDE MISTÉRIO DO BATISMO
O Espírito vivifica
O Senhor que nos concede a vida, estabeleceu
conosco a aliança do batismo, como símbolo da morte e da vida. A água é imagem
da morte e o Espírito nos dá o penhor da vida. Assim, torna-se evidente o que
antes perguntávamos: por que a água está unida ao Espírito? É dupla, com efeito,
a finalidade do batismo: destruir o corpo do pecado para que nunca mais produza
frutos de morte, e vivificá-lo pelo Espírito, para que dê frutos de santidade.
A água é a imagem da morte porque recebe o
corpo como num sepulcro; e o Espírito, por sua vez, comunica a força vivificante
que renova nossas almas, libertando-as da morte do pecado e restituindo-lhes a
vida. Nisto consiste o novo nascimento da água e do Espírito: na água
realiza-se a nossa morte, enquanto o Espírito nos traz a vida.
O grande mistério do batismo realiza-se em
três imersões e três invocações, para que não somente fique bem expressa a
imagem da morte, mas também a alma dos batizados seja iluminada pelo dom da
ciência divina. Por isso, se a água tem o dom da graça, não é por sua própria
natureza, mas pela presença do Espírito. O batismo, de fato, não é uma
purificação da imundície corporal, mas o compromisso de uma consciência pura
perante Deus.
Eis por que o Senhor, a fim de nos preparar
para a vida que brota da ressurreição, propõe-nos todo o programa de uma vida
evangélica, prescrevendo que não nos entreguemos à cólera, sejamos pacientes
nas contrariedades e livres da aflição dos prazeres e do amor ao dinheiro. Isto
nos manda o Senhor, para nos induzir a praticar, desde agora, aquelas virtudes
que na vida futura se possuem como condição natural da nova existência.
O Espírito Santo restitui o paraíso,
concede-nos entrar no reino dos céus e voltar à adoção de filhos. Dá-nos a
confiança de chamar a Deus nosso Pai, de participar da graça de Cristo, de sermos
chamados filhos da luz, de tomar parte na glória eterna, numa palavra, de
receber a plenitude de todas as bênçãos tanto na vida presente quanto na futura.
Dá-nos ainda contemplar, como num espelho,
a graça daqueles bens que nos foram prometidos e que pela fé esperamos usufruir
como se já estivessem presentes. Ora, se é assim o penhor, qual não será a
plena realidade? E, se tão grandes são as primícias, como não será a consumação
de tudo?
Paz e Bem!
Fonte: Do Livro Sobre o Espírito Santo, de
São Basílio, bispo - (Cap 15,35-36: PG 32,130-131) (Séc.IV)
I want to be a Christian but there are many questions?
ResponderExcluirHow to be Christ is God ..
He says (they were eating the food)
Does God go hungry, it means that God needs to eat .. If it does not eat it will die .. If God dies by Christian religion.
What is this God who will pray to him and he like me?
Is it worth this worship?
Now, we have not received the spirit of the world, but the spirit that comes from God, who gives us the grace to know that God has given us
Excluirand preach in a language that was not taught by human wisdom but by the Spirit, expressing spiritual things in spiritual terms.
But the natural man receiveth not the things of the Spirit of God, for they are foolishness to him. Neither can understand, because it is the Spirit that must be considered.
The spiritual man, by contrast, believes all things, and is not judged by anyone.
For who hath known the mind of the Lord, if abalançará to instruct him (Isaiah 40.13)? But we have the mind of Christ.