PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 6,1-6)(03/02/21)
.
Caríssimos, no coração que não existe espaço para o amor e a misericórdia de Deus, sobra espaço para a incredulidade e a rejeição das graças por Ele derramadas. É isso o que vimos na visita que o Senhor Jesus fez aos seus concidadãos na Sinagoga de Nazaré, em que foi descriminado e rejeitado por ter vivido entre eles como um simples carpinteiro, e agora apresentar-se como um Profeta poderoso em palavras e ações.
.
De fato, a fé é o dom do Espírito Santo que ilumina a nossa mente com a luz da Sabedoria Divina para reconhecermos a presença e as ações do Senhor Jesus em nossa vida. Porém, quando nos fechamos em nós mesmos e nas ideologias que criamos, a tendência é sempre julgar negativamente a Deus e ao próximo, pensando que estamos agindo corretamente, e isso é um grande engano.
.
Tudo o que Deus criou é bom, belo e perfeito, e tudo criou por amor em vista da Perfeição Eterna. O fato é que recebemos todos os dons e todas as graças para o bem de todos; e foi isso o que o Senhor Jesus ensinou e realizou na Sinagoga de Nazaré. A princípio muitos ficaram admirados; mas, depois se escandalizaram a ponto do Senhor fazer poucos milagres entre eles por causa da dureza e incredulidade dos seus corações.
.
Com efeito, Deus enviou o Seu Filho amado a este mundo para caminhar conosco tendo em vista o nosso encontro com Ele no Reino dos céus, de forma que, quem segue o Senhor Jesus, como os Apóstolos e todos os santos e santas o seguiram, encontra-se com o Pai desde já, como Ele nos ensinou: "Eu e o Pai somos um." (Jo 10,30). E ainda: "Quem me viu, viu o Pai." (Jo 14,7-14).
.
Portanto, caríssimos, perguntemos: e hoje, como vemos o Senhor Jesus? Ele se faz presente na Sua Igreja que é Seu Corpo Místico; em cada Sacramento, especialmente na Santa Eucaristia; na vida de cada ser humano que se deixa conduzir por Ele; nas obras de misericórdia e nas celebrações litúrgicas das quais participamos como nos ensinou: "Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles”. (cf. Mt 18,20).
.
Destarte, "Peçamos ao Senhor, por intercessão da Virgem Maria, que desfaça a dureza dos corações e a limitação das mentes, para que sejamos abertos à sua graça, à sua verdade e à sua missão de bondade e misericórdia, que se destina a todos, sem excluir ninguém." (Papa Francisco).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário