VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

QUARESMA, TEMPO MAIS INTENSO E NA LUTA CONTRA O PECADO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 6,1-6.16-18)(17/02/21)

.

Amados irmãos e amadas irmãs, hoje a Santa Igreja dá início ao Tempo da Quaresma com a quarta-feira de cinzas; é um tempo de graça em que nos exercitamos nas virtudes da oração, do jejum e da esmola, tidos como os pilares que nos sustentam na luta contra o pecado em busca da Santidade que o Senhor concede à todos os seus filhos e filhas.

.

O primeiro deles, a oração, é um diálogo que fazemos com Deus no mais íntimo de nossas almas no qual apresentamos nossas intenções, agradecimentos e súplicas, para assim superarmos as tentações e evitarmos todo tipo de pecados. Ora, e como todo diálogo, precisamos fazer silêncio em nossos pensamentos para ouvirmos as respostas e as propostas do Senhor à nosso respeito.

.

O segundo trata da penitência ou jejum penitencial, uma espécie de mortificação física e espiritual a fim de apaziguar nossas inclinações instintivas e espirituais, que são portas por onde o inimigo de nossas almas tenta entrar para nos desviar dos bons propósitos e das práticas das virtudes que nos levam a viver em comunhão com o Senhor e entre nós.

.

E o terceiro e último pilar, diz respeito ao exercício da caridade por meio da esmola, cujo termo derivado do grego significa precisamente «misericórdia». "Por conseguinte, a esmola deve conter em si toda a riqueza da misericórdia. E dado que a misericórdia tem numerosos caminhos, múltiplas modalidades, também a esmola se expressa de tantas maneiras, para aliviar o mal-estar de quantos estão em necessidade." (Papa Francisco).

.

Portanto, caríssimos, renovemos nossa fé por meio destes exercícios quaresmais pelos quais nos preparamos para celebrarmos o Mistério que ultrapassa todos os outros mistérios: trata-se da Páscoa do Senhor Jesus, que é o ápice da nossa salvação, por meio de Sua Paixão, morte e ressurreição.

.

Destarte, vivamos esse período da quaresma como um remédio que o Senhor nos dá para a purificação de nossas almas por meio das boas obras, do jejum, e da oração, para assim permanecermos na Sua Presença. 

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...