PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Jo 6,1-15)(16/04/21)
Caríssimos por traz de cada ação humana existe sempre uma intenção, um desejo ou um sentido de ser; todavia, somente as ações desprovidas de interesses egoístas é que dão frutos de paz e constante alegria, porque cumpre a vontade de Deus que livra das armadilhas dos interesses mesquinhos os que as realizam por amor e como providência divina.
São Paulo na Carta aos Efésios escreveu: "Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie. Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos." (Ef 2,8-10).
Com efeito, no Evangelho de hoje Jesus multiplica cinco pães e dois peixes para cerca de cinco mil pessoas. Ora, nos chama a atenção alguns detalhes dessa ação do Senhor; primeiro, é um sinal da vontade do Pai, como Ele mesmo disse, "Eu não vim fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." Segundo, quando entregamos ao Senhor o pouco que temos, Ele multiplica ao infinito o que não podemos por nós mesmos.
Terceiro detalhe, nunca jogar fora o que sobra, pois, o bem feito nunca se estraga quando é bem cuidado e aproveitado. Quarto, nem sempre a voz do povo é a voz de Deus, por isso, Jesus se esquivou dos que queriam faze-lo rei, ou seja, queriam transformar o milagre realizado em ato político, como vemos comumente acontecer entre nós.
Portanto, caríssimos, aprendamos do Senhor Jesus como nos portar ao fazermos o bem: "Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: 'Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados." (cf. Jo 5,17-30).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário