PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Jo 20,11-18)(06/04/21)
Caríssimos irmãos e irmãs, o ser humano necessita das evidências cotidianas para prosseguir lutando contra tudo aquilo que tenta tirar-lhe a felicidade de ser e viver neste mundo; ora, esta liturgia de hoje nos mostra a perseverança de Maria Madalena que buscava o corpo morto do seu Senhor, mas o encontrou ressuscitado.
De fato, neste Evangelho de hoje vimos como foi essa experiência de Maria Madalena ao encontrar Jesus ressuscitado; a princípio não foi possível esse encontro dado à tristeza que lhe invadia o coração por ver o túmulo vazio, isto é, sem o corpo do seu Senhor; mas depois de encontra-lo, a alegria do Senhor ressuscitado preencheu a sua alma e desse modo foi cumprir sua missão de anuncia-lo aos seus irmãos para que o encontrassem na Galileia.
Com efeito, não obstante as perdas e tristezas advindas de nossas fraquezas em meio à essa pandemia, nem tudo está perdido, pois, como Maria Madalena, também temos a convicção de encontrarmos Jesus ressuscitado no mais íntimo de nossas almas e com Ele singrar este mar tenebroso que estamos atravessando até chegarmos ao porto seguro da nossa salvação eterna no Reino de Deus.
Na primeira leitura são Pedro, logo após o Pentecostes, repleto do Espírito Santo, dirigiu aos seus ouvintes palavras de exortação que lhes tocou o coração, pois, revelava ao mesmo tempo o pecado deles, mas também a vitória de Cristo ressuscitado, levando-os à conversão e ao batismo; desse modo, de perversos perseguidores se tornaram fiéis seguidores do Senhor Jesus Cristo. Ora, esse episódio nos mostra o quanto precisamos de conversão.
Portanto, caríssimos, o fato é que todos nós passamos por diversas provações nas horas difíceis do nosso viver, e até somos tentados a pensar que Deus está ausente dos nossos sofrimentos, quando na verdade Ele está ressuscitado conosco, nos chamando pelo nome e nos enviando para proclamar aos nossos irmãos e irmãs a alegria da Sua Ressurreição como Ele o fez com Maria Madalena.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário