PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 17,11b-19)(19/05/21)
Caríssimos, a oração de intercessão do Senhor Jesus pelos discípulos expressa no Evangelho de hoje, revela o quanto Ele nos ama e que esse amor nos faz permanecer em comunhão com o Pai, tornando-se o fundamento da unidade entre nós, e que por essa graça o Espírito Santo nos move à perfeição da caridade fraterna. “Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um."
Com isso entendemos que, após a Ascensão do Senhor, o Espírito Santo assume o protagonismo da obra da evangelização e salvação da humanidade, como nos lembra a Lumen Gentium: "Terminada na terra a obra que o Pai confiou ao Filho, O Espírito Santo foi enviado no dia de Pentecostes a fim de santificar continuamente a Igreja e, por Cristo, no único Espírito, terem os fiéis acesso junto ao Pai.
O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis como em um templo. Neles ora e dá testemunho da adoção de filhos. Conduz a Igreja ao conhecimento da verdade total, unifica-a na comunhão e nos ministérios, ilumina-a com diversos dons carismáticos e hierárquicos e enriquece-a com seus frutos. Estes carismas devem ser recebidos com ação de graças e consolação. Pois todos, desde os mais extraordinários aos mais simples e comuns, são perfeitamente apropriados e úteis às necessidades da Igreja."
Pela força do evangelho, rejuvenesce a Igreja, renovando-a constantemente e a conduz à perfeita união com seu Esposo. Pois o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: "Vem!" Assim se apresenta a Igreja inteira como um povo reunido pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo."
Portanto, caríssimos, somos o povo do Senhor, o rebanho que Ele guia, a sua porção eleita, a estirpe dos redimidos pelo seu sacrifício de cruz, cujo sangue derramado apaga os nossos pecados, nos dando o dom da vida eterna por obra e graça do Espírito Santo.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário