Homilia do 7°Dom Tempo Comum (Lc 6,27-38)(20/02/22)
Caríssimos, alhando este mundo pela lógica e os critérios racionais vemos que ele se destina para uma grande ruína, e isto fica claro pelo o aumento da criminalidade e da maldade que se alastra como uma peste incurável que destrói a todos os que contagia. Em outras palavras, é como se não houvesse mais nenhuma solução ou salvação para livrar a humanidade desse precipício no qual está caíndo.
De certo, nós que vivemos da fé, não seguimos esta lógica fria, racionalista, sem esperança alguma; pelo contrário, seguimos a lógica do mandamento do amor que o Senhor Jesus nos ensina, como o ouvimos no Evangelho de hoje: “A vós, que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam." De fato, essa é a única lógica que vence o mal que está no mundo.
Com efeito, também nesse mesmo Evangelho, cujas sentenças se cumprem na íntegra à medida que as obedecemos, assim nos fala o Senhor: "Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”. (Lc 6,36-38).
Todavia, perguntamos, como viver esse Evangelho neste mundo aparentemente destruido pelo pecado e dominado pelo demônio? Só existe uma solução, vive-lo decididamente de todo o nosso coração, porque ele é a Palavra da Verdade que nos liberta, cura, salva e faz feliz, por isso, jamais somos vencidos por mal algum. Aliás, a Palavra do Senhor Jesus, é a sua voz escrita pela qual se comunica conosco e nos concede a graça que nos sustenta no seu seguimento.
Portanto, caríssimos, o Senhor Jesus se faz realmente presente em meio a nós no seio da sua Santa Igreja, por Sua Palavra proclamada em cada Santa Missa, pelos sete sacramentos, que são os sinais sensíveis da Sua Presença, e por meio das virtudes eternas que todos os batizados vivenciamos no nosso dia a dia. Destarte, permaneçamos fiéis até o dia eterno em que o Senhor Jesus nos fará entrar triunfantes com Ele na plenitude do Seu Reino.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário