PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 11,25-27)(14/07/22)
Caríssimos, na primeira leitura desta liturgia assim reza o Profeta Isaías: "O caminho do justo é reto, e tu ainda aplainas a estrada ao justo. Sim, no caminho dos teus juízos esperamos em ti, Senhor; para o teu nome e para a tua memória volta-se o nosso desejo. Quando vem a noite anseia por ti a minh’alma e com a força do espírito te procuro no meu íntimo. Quando brilharem na terra teus juízos, os habitantes do mundo aprenderão a ser justos." (Is 26,7-9)
Daí perguntamos, do que mais sentimos falta neste mundo? Sem dúvida alguma de vivermos na presença de Deus sem jamais ofende-lo; de termos todos os nossos desejos de eternidade realizados; de vivermos amando a Deus sobre todas as coisas e amando-nos uns aos outros como a nós mesmos; e por fim, de ver o mal estirpado para sempre do nosso meio.
Com efeito, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos faz este convite especial: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt 11,25-27)
De certo, este mundo repleto de tantos males e de tantas tragédias humanas por conta dos pecados que nele se comete, tem se tornado um fardo muito pesado para nós que nele vivemos; por isso, é urgente aceitarmos humildemente o convite que o Senhor Jesus nos faz, pois sem ele em nossa vida, o fardo pesado deste mundo se torna insuportável e nos esmaga por completo.
Portanto, caríssimos, como fazer para aceitar o convite especial que hoje o Senhor Jesus nos faz? É só segui-lo fielmente pela via da oração e a prática dos Sacramentos; pela vivência da fé inabalável na sua presença Eucarística; pela prática da Sua Palavra e das obras de misericórdia.
Destarte, confiantes de que tudo o que nos ensina é sinal sensível da sua presença em nosso meio nos conduzindo para a glória do Seu Reino, para a plenitude da vida eterna, nos entreguemos em suas mãos pela intercessão de Maria Santíssima, de São José e de todos os anjos, santos e santas que com Ele vive e reina para sempre.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário