PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,43-49)(10/9/22)
Amados irmãos e amadas irmãs, a liturgia de hoje nos mostra a ameaça que paira sobre este mundo por conta da adoração aos ídolos modernos presentes nele. O que fazer, e como combatê-los para evitar que essa ameaça se cumpra? Só existe uma solução, voltarmos para o Senhor Jesus de todo coração e clamarmos por Sua Divina Misericórdia, fazendo penitência, de forma que essa conversão em massa aconteça com urgência, porque sem isso, tudo e todos seremos destruídos.
Meditemos, então, com amor e atenção este Pequeno Sermão de Cada Dia.
Caríssimos, quais são os ídolos modernos aos quais somos tentados a oferecer sacrifícios? De fato, são incontáveis, todavia, podemos citar alguns deles: dinheiro, fama, poder e prazer; e outros ainda: Televisão, celebridades, times de futebol e outras modalidades; ideologias, carnaval, Internet, celulares, redes sociais, etc.
E o que sacrificam a eles? A própria vida, dando-lhes tempo demasiado a ponto de deixarem a comunhão com Deus para seguir esses ídolos; e isso tem causado dependência psíquica que leva ao desespero aqueles que os cultuam. Por exemplo: um festival de rock onde se paga caro para participar, ajunta um público tão numeroso que causa espanto; enquanto, as nossas igrejas estão se esvaziando. O que é isso? Idolatria moderna cujos frutos são a incredulidade e seus derivados.
São Paulo na primeira leitura escreveu: "Meus caríssimos, fugi da idolatria. Eu vos falo como a pessoas esclarecidas. O que eu digo é que os idólatras oferecem seus sacrifícios aos demônios e não a Deus. Ora, eu não quero que entreis em comunhão com os demônios. Vós não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; vós não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." (1Cor 10,14-15.20-21).
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus ensinando aos seus discípulos disse: "O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?" ( Lc 6,45-46).
De fato, quer conhecer um homem, dê poder a ele e escute suas palavras e examine suas ações se realmente são de acordo com as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, caso contrário, não dê crédito a ele, não o siga, pois, como profetizou Jeremias: "Eis o que diz o Senhor: Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor!" (Jer 17,5).
Portanto, caríssimos, seguir a Cristo é ser totalmente de Cristo, é obedece-lo, ama-lo e deixar-se amar por Ele, mas não do nosso jeito ou impondo as nossas exigências;
pois, como Ele mesmo disse: "Aquele, porém, que me ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce.
A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”. (Lc 6,49).
Destarte, não é por menos que vemos este mundo em ruínas; e aqui em nosso país não é diferente, basta examinar a atual situação para perceber um clima pesado, destrutivo e dominado pelo espírito imundo de divisão, calúnia, difamação, ódio, violência e morte.
E muitos que até se dizem cristãos estão se deixando levar por esse espírito imundo.
Senhor Jesus, tende misericórdia de nós! Perdoa, Senhor, os nossos pecados, apaga-os de nossas almas e nos conduz a vida eterna. Amém!
Amados irmãos e amadas irmãs, não é por falta da verdade que este mundo está assim, porque muitos conhecem as Palavras do Senhor Jesus, mas poucos são os que as põem em prática.
De fato, este mundo está agonizando na UTI do Tempo, pela idolatria e desobediência dos seus habitantes, cabe a nós dar a Deus o que é Deus, nossa vida e todo o nosso tempo, porque somente assim seremos salvos.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário