PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 5,33-36)(16/12/22)
Caríssimos, a linguagem de Cristo revela quem é Deus, como Ele age sempre em nosso favor e para a nossa salvação. Porém, se faz necessário que o escutemos para Nele permanecermos e darmos frutos de penitência e conversão; caso contrário, não veremos a Sua Face e nem viveremos no para sempre da Sua Glória Eterna.
O povo preparado por Deus para receber o seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, inúmeras vezes foi visitado por Ele por meio dos Profetas que os chamava à conversão, muitas vezes, porém, não lhes davam ouvidos e continuavam no pecado e na dureza de coração; apesar de tal fechamento em si mesmos, Deus jamais deixou de os amar e perdoar os muitos pecados que cometiam.
Desse modo, enviou o Seu Filho esperando que eles o recebessem como o Messias prometido, no entanto, como vimos, eles não só o rejeitaram, mas também o crucificaram sem Ele ter culpa alguma, todavia, em resposta a tão grande crueldade, Deus ressuscitou seu Filho amado, dando-nos por Ele o perdão dos nossos pecados e a salvação.
No Evangelho de hoje o Senhor "Jesus disse aos judeus: “Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”. (Jo 5,33-36). Ou seja, o Senhor Jesus revelou-se como Messias por meio das obras que realizou; ora, tais obras é impossível aos homens realiza-las sem o auxílio da sua graça, e até hoje é assim.
Portanto, caríssimos, preparemo-nos, pois, como disse são João Batista: "O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados.
Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo. Tem na mão a pá, limpará sua eira e recolherá o trigo ao celeiro. As palhas, porém, queimá-las-á num fogo inextinguível." (Mt 3,10-12).
Destarte, "este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más.
Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus." (Jo 3,19-21).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário