PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 8,22-26)(15/02/23)
Caríssimos, vivemos num mundo físico, mas também metafísico, isto é, envolvido pelo invisível, todavia quando pomos em prática a fé e o que nos ensina o Senhor, vemos nitidamente muito além do que os nossos olhos enxergam fisicamente, porque vemos o metáfisico que Ele nos mostra ao dar-nos as instruções necessárias que nos ajuda a enxergar o mundo e os homens como Ele mesmo os enxerga.
A liturgia de hoje nos apresenta a promessa de Deus de mudar o mundo e os homens pelo caminho da obediência aos seus mandamentos que é a via da perfeição que nos leva ao Reino dos Céus aonde viveremos para sempre na sua presença, amando-o sobre todas as coisas e amando-nos uns aos outros incondicionalmente, pois é esse o sentido de ser da nossa existência.
No entanto, para isto precisamos eliminar o pecado da nossa prática de vida, e isso só é possível mediante a ação do Espírito Santo que nos foi dado, pois é Ele que nos inspira os bons propósitos e como realiza-los. De fato, num mundo onde ao que parece reina o pecado, como viver em permanente estado de graça? Ora, isso é realmente possível se seguirmos o que o Senhor Jesus nos ensina, caso contrário, é impossível vencermos as tentações e os pecados por nós mesmos, ou seja, com as nossas próprias forças.
No Evangelho de hoje: "Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele." E curiosamente o Senhor usou um procedimento singular, molhou os olhos do cego com a Sua saliva, e perguntou o que estava vendo ao que o ele respondeu: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”.
"Então Jesus voltou a pôr as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado!" (Mc 8,25-26). Ou seja, as graças nos são dadas à medida que as buscamos no Senhor, porém, cabe somente a Ele como no-las conceder.
Portanto, caríssimos, por esse episódio percebemos que o Senhor Jesus quer que enxerguemos o mundo e os homens como Ele os enxerga, ou seja, para fazer-lhes todo o bem que precisam, para que assim possam ver além das aparências, pois, só pode enxergar bem quem olha o mundo e os homens seguindo as instruções que o Senhor Jesus nos dá.
Destarte, se só vemos a maldade que está no mundo e não fazemos o bem que precisa ser feito para ser mudado, caímos facilmente no pecado do juízo de valor e das críticas impiedosas, próprias de quem deixa de dar o verdadeiro testemunho da presença de Cristo em sua vida. Em suma, a cura da cegueira física e espiritual é fruta da conversão diária mediante as graças que nos são concedidas à medida que as buscamos no Senhor.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário