PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 6,14-29)(03/02/23)
Caríssimos, temos consciência que o tempo nos foi dado para vivermos em comunhão com a vontade de Deus por meio do seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo? De fato, tantos buscam tantas coisas quando o único necessário para se viver em paz neste mundo é o seguimento de Cristo como o fez são João Batista.
Com efeito, para percebermos melhor a gradeza do precursor do Messias meditemos com a oração do prefácio do seu nascimento: "Senhor Pai Santo, Deus eterno e Onipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação,
dar-Vos graças sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor.
Ao celebrarmos hoje a glória do Precursor, São João Batista, proclamado o maior entre os filhos dos homens, anunciamos as vossas maravilhas: antes de nascer, ele exultou de alegria, sentindo a presença do Salvador; quando veio ao mundo, muitos se alegraram pelo seu nascimento; foi ele, entre todos os profetas, que mostrou o Cordeiro que tira o pecado do mundo.
Nas águas do Jordão, ele batizou o Autor do batismo, e desde então a água viva tem poder de santificar os crentes; por fim, deu o mais belo testemunho de Cristo, derramando por Ele o seu sangue. Por isso, com os anjos e os santos no Céu, proclamamos na Terra a vossa glória, cantando a uma só voz: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo!" (Prefácio da Natividade de São João Batista).
No Evangelho de hoje vemos que "João não tem medo dos juízos humanos, das perseguições, das calúnias nem da morte, pois, tem uma consciência clara de sua missão. A vida do Batista se resume na necessidade de obedecer a Deus antes que aos homens." (Bento XVI).
"Na linha dos profetas e de João Batista, Jesus anunciou, em sua pregação, o juízo do último dia. Serão então revelados a conduta de cada um e o segredo dos corações. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco caso da graça oferecida por Deus". (Catecismo da Igreja Católica, n° 678).
Portanto, caríssimos, estamos indo para à eternidade, temos dois caminhos diante de nós com destinos totalmente opostos; o primeiro, é o caminho de Cristo, apontado por João Batista como o Messias, que nos conduz ao céu. O segundo seguido por Herodes, Herodiades, Salomé e os convivas de Herodes, é o caminho da lascívia, da falsa afirmação, do assassinato de inocentes, que conduz à perdição eterna.
E, por incrível que pareça, a todo instante somos movidos por nossas escolhas e decisões a seguir um desses dois caminhos. No entanto, para nós que fomos batizados nos foi dado seguir o caminho de Cristo, o mesmo seguido por João Batista, que ao perder a vida natural, por conta do pecado de Herodes, tornou-se também o precursor do Martírio do Senhor.
Destarte, que o Senhor tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém! Assim seja!
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário