Homilia do Dom. Da Ressurreição do Senhor (Jo 20,1-9)(09/04/23).
Cristo, ressuscitou, aleluia!
Sim, ressuscitou o Salvador, Jesus Cristo, único Senhor do céu e da terra, pois esta é a vontade do Pai à seu respeito. A ressurreição de Jesus é a Porta Eterna por onde entram os redimidos, Seu povo escolhido; as ovelhas do seu rebanho, os pecadores arrependidos, perdoados e eternamente agradecidos por sua libertação.
É esse o festim real, a felicidade eterna, onde nos sentimos totalmente seguros por não existir nenhum tipo de opressão; é a realidade divina onde a vida é sempre vida, porque a morte foi sepultada nela mesma para sempre sem nenhum poder de ação.
De fato, nossa vida é o paraíso que Deus escolheu neste mundo para habita-lo pela ressurreição do Seu Filho nosso Senhor Jesus Cristo. Mas, como entender isso a partir da nossa fragilidade? Só o amor explica, basta olharmos a cruz do Senhor e contemplar o que aconteceu depois dela, ou seja, a nossa salvação eterna.
Enfim, é a vontade de Deus totalmente obedecida, é a unidade pedida por Jesus e agora plenamente concedida: "Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um."
Portanto, caríssimos, como será a vida eterna? Creio que a vida eterna é o mundo novo onde não existe mais o pecado; onde Deus, por Seu Filho ressuscitado, governa tudo e todos com verdadeira justiça, paz e amor por toda eternidade. Ora, isso não é imaginação, não é utopia, não é só um desejo, ou coisa parecida. Na verdade são as promessas de Deus cumpridas em sua íntegra, tal qual Ele nos falou no livro de Apocalipse:
"Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia. Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo. Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição. Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras." (Ap 21).
Que tenhamos todos uma Santa e Feliz Páscoa! Uma Feliz Ressurreição do Senhor! Uma feliz vida eterna!
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário