PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 5,1-11)(07/9/23)
1. Caríssimos, a Palavra não é só um som que emitimos, mas um conteúdo humano ou divino que o acompanha; com efeito, eis o que meditamos no Salmo 32: "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todo o seu exército. Tema ao Senhor toda a terra; reverenciem-no todos os habitantes do globo.
Porque ele disse e tudo foi feito, ele ordenou e tudo existiu."
2. De fato, a palavra é o fio condutor que leva o que somos e vivemos pelos sons que emitimos, escrevemos ou expressamos visualmente ou de outras formas, porém, tudo revela de que fonte recebemos o conteúdo existencial emitido. Decerto, a única fonte que nos mantém livres do pecado, é o Espírito Santo que nos foi dado no batismo, (cf. Jo 3,5).
3. São Tiago na sua carta nos exorta qual deve ser a nossa conduta diante de Deus e dos homens quando falamos: "Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento." (Tg 2,12-13).
4. No Evangelho de hoje a multidão se comprimia para ouvir a Palavra de Deus que o Senhor Jesus anunciava realizando o que dizia (cf. Lc 5,1-11). Ora, isso significa que a Palavra é acompanhada por suas obras, como vimos na Pesca milagrosa.
5. Depois do anúncio da Palavra o Senhor Jesus disse a Pedro para lançar as redes, e mesmo diante de sua ponderação: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos." Pedro não vacilou em sua fé, pois acrescentou: "Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes quase se rompiam."
.
6. Portanto, caríssimos, são estas as lições da liturgia de hoje: as palavras que pronunciamos nascem da fonte de onde as bebemos. Quem bebe da Fonte da Palavra de Deus, proclama sempre a verdade e suas obras são realizadas segundo a vontade de Deus.
.
7. Pelo contrário, quem bebe da fonte da mentira, tudo o que diz e faz, tem no pai da mentira o seu condutor. Por isso, muito atenção à estas Palavras do Senhor Jesus: "O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. O mau, porém, tira coisas más de seu mau tesouro. Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado." (Mt 12,35-37).
.
8. Destarte, a todos os seres humanos foi dado um tempo, como também aos anjos decaídos; e todos serão julgamos pelo que realizaram com a liberdade recebida em vista do bem e da salvação de todos. Porém, ai daqueles que praticaram o mal, porque tudo o que é mal e se destina para o caos definitivo, para a perdição eterna.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário