PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 6,52-59)(19/4/24).
.
1. Caríssimos, a conversão de Paulo é um sinal permanente que o Senhor nos dá mostrando que por mais que um ser humano peque, sua divina misericórdia é infinitamente superior à toda fraqueza a que esse ser humano se expõe ao cair em pecado.
.
2. A aparição e o diálogo que o Senhor Jesus mantém com Paulo e Ananias os conduzindo aos seus desígnios salvíficos são ações que nos remetem ao viver novo de todos renascidos da água e do Espírito Santo no batismo.
.
3. Ora, tendo em vista essa vida nova, São Paulo nos exorta: "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória." (Cl 3,1-4).
.
4. De fato, "as coisas do alto" são as virtudes eternas com as quais glorificamos a Deus e que São Paulo chama fruto do Espírito: "O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança." (Gl 5,22-23a).
5. Ora, e mesmo vivendo em meio às provações deste mundo por causa dos males que nos cercam; essas virtudes nos acompanharão até a nossa partida para o céu, desde que nos deixemos conduzir pelo Espírito Santo, com também nos ensina são Paulo: "Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Rm 8,14).
.
6. Amados irmãos e amadas irmãs, baseados no Evangelho de hoje nunca queiramos entender as coisas de Deus segundo a carne, ou seja, racionalmente, porque os critérios para crer são divinos e não humanos. É bem como nos ensina o Senhor: "O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida." (Jo 6,63).
.
7. A respeito da Santa Eucaristia meditemos com esta Catequese de São Cirilo de Jerusalém: "Naquele tempo, Cristo disse: «Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós». Mas eles não ouviram estas palavras espiritualmente e foram-se embora escandalizados, julgando que o Senhor os tinha convidado para uma refeição comum.
.
8. Já no Antigo Testamento havia os pães da proposição. Mas deixou de ser necessário oferecer o pão da Antiga Aliança. Na Nova Aliança, temos o pão do Céu e o cálice da salvação (cf Sl 115,13), que santificam a alma e o corpo. De fato, tal como o pão se acorda com o corpo, assim o Verbo se harmoniza com a alma.
.
9. Portanto, não te detenhas no pão e no vinho como se fossem apenas isso, porque, segundo a afirmação do Mestre, eles são corpo e sangue. Seja qual for a perceção dos sentidos, que a fé seja o teu conforto. Não julgues a realidade pelo seu sabor, mas pela fé.
.
10. O que aprendeste te dá esta certeza: o que parece pão não é pão – embora tenha sabor de pão –, mas é o corpo de Cristo; e o que parece vinho não é vinho – embora o gosto o queira afirmar –, mas é o sangue de Cristo." (São Cirilo de Jerusalém (313-350), bispo de Jerusalém, doutor da Igreja - 4.ª catequese mistagógica, 1,4-6.9).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário