VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

terça-feira, 30 de abril de 2024

MINHA PAZ VOS DOU...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 14,27-31a)(30/4/24)

.
1. Caríssimos, se existe um estado de alma que mais desejamos, este se chama paz; todavia, no mundo conflituoso em que vivemos, ela está se tornando cada vez mais difícil; por isso, peçamos ao Senhor para acolhermos sua paz tal como Ele nos a comunica no Evangelho de hoje: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração." (Jo 14,27).
.
2. O santo Padre, o Papa Francisco, em uma de suas audiências geral, fez este belíssimo comentário a respeito dessa frase de Jesus: "Devemos orientar-nos entre duas ideias de paz: a primeira é a bíblica, onde aparece a maravilhosa palavra shalom, que exprime abundância, prosperidade, bem-estar.
.
3. Quando em hebraico se deseja shalom, deseja-se uma vida boa, plena, próspera, mas também de acordo com a verdade e a justiça, as quais terão cumprimento no Messias, Príncipe da paz (cf. Is 9, 6; Mq 5, 4-5).
4. Depois há o outro sentido, mais generalizado, em que a palavra “paz” é entendida como uma espécie de tranquilidade interior: estou tranquilo, estou em paz. Esta é uma ideia moderna, psicológica e mais subjetiva. Pensa-se geralmente que a paz é sossego, harmonia, equilíbrio interior.
.
5. Este conceito da palavra “paz” é incompleto e não pode ser absolutizado, porque na vida o desassossego pode ser um importante momento de crescimento. Muitas vezes é o próprio Senhor que semeia a inquietação em nós para irmos ao seu encontro, para o encontrarmos.
.
6. Muitas vezes o Senhor deve ser um “sinal de contradição” (cf. Lc 2, 34-35), abalando as nossas falsas certezas para nos conduzir à salvação. E nesse momento parece que não temos paz, mas é o Senhor que nos coloca neste caminho para alcançarmos a paz que Ele próprio nos concederá."
.
7. Por fim, meditemos com estas palavras de São Padre Pio: "A paz é a simplicidade, a serenidade do espírito, a tranquilidade da alma, o vínculo do amor. A paz é a ordem e a harmonia de todo o nosso ser; é uma alegria contínua, que nasce do testemunho de uma boa consciência; é a alegria santa de um coração no qual Deus reina. 
.
8. A paz é o caminho da perfeição, ou melhor, a perfeição encontra-se na paz. E o demônio, que sabe tudo isto muito bem, faz um grande esforço para nos fazer perder a paz. Nunca daremos um passo em direção à virtude da simplicidade evangélica se não nos esforçarmos por viver numa paz santa e inalterável. 
.
9. O jugo de Jesus é suave, o seu peso é leve; por isso, não deixemos que o inimigo se insinue no nosso coração e nos roube essa paz. O inimigo da nossa salvação sabe muito bem que a paz do coração é um sinal seguro da assistência divina, e é por isso que não perde nenhuma oportunidade para no-la roubar.
.
10. Estejamos, pois, sempre atentos a esta questão. Jesus ajudar-nos-á. Voltemos o nosso pensamento para o Céu, a nossa verdadeira pátria, de que o mundo é uma pobre imagem, e esforcemo-nos, com a ajuda divina, por manter em todos os acontecimentos, tristes ou alegres, a serenidade e a calma próprias dos verdadeiros discípulos do Nazareno."
.
(São (Padre) Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho
 «Palavras do Padre Pio», Cap. X, nn. 290-294).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...