PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 8,1-4)(28/6/24)
.
1. Caríssimos, nesta liturgia de hoje vemos a continuidade da missão salvadora do Senhor Jesus, e vemos também Ele cumprindo o motivo de sua vinda à este mundo, como havia dito: "Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos. Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores." (Lc 5,31-32).
.
2. No Evangelho de hoje, depois de pronunciar o sermão da montanha, Jesus segue a sua missão no meio da multidão que não tinha voz nem vez na prática religiosa dos escribas e fariseus, pois, eram considerados pecadores públicos por falta de instrução ao estilo farisáico e por isso não gozavam da estima deles; na verdade eram despresados.
.
3. No entanto, foi justamente neste campo da ação evangelisadora que Jesus preferiu exercer sua missão. Isto porque também Ele não foi aceito entre os notáveis da religião, por não se deixar dominar por eles que faziam da prática religiosa um meio de dominação e não da salvação das almas.
.
4. Com efeito, este Evangelho relata a cura de um leproso que acreditou em Jesus e lhe suplicou: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. (Lc 8,2-3). Ora, isso era impossível entre os escribas e fariseus, pois, os leprosos eram considerados a escória da sociedade, porque, segundo eles, a lepra era tão somente o resultado dos muitos pecados cometidos.
.
5. Portanto, caríssimos, escutemos atentamente o Senhor Jesus, e supliquemos como o leproso, a purificação de nossas almas pelos Sacramentos da reconciliação e da Santa Eucaristia, para desse modo, vivermos em comunhão com o Senhor, e assim permanecermos em estado de graça.
.
6. Destarte, meditemos então com este comentário de São João Crisóstomo: "Jesus não disse simplesmente: "Eu quero, fica curado". Fez outra coisa: "Estendeu a mão e o tocou". Ora, podemos perguntar: uma vez que o curava por um ato da sua vontade e por uma palavra, por que razão o tocou com a mão?
.
7. Parece-me que não é senão para mostrar que Ele não é inferior, mas superior à Lei e que, doravante, nada é impuro para quem é puro. A mão de Jesus não ficou impura ao tocar no leproso; pelo contrário, o corpo do leproso é que foi purificado pela santidade daquela mão.
.
8. É que Cristo não veio só para curar os corpos, mas para elevar as nossas almas até à santidade; aqui, Ele ensina-nos a cuidar da nossa alma, a purifica-la, sem nos preocuparmos com as abluções exteriores. A única lepra que temos a recear é a da alma, isto é, o pecado.
.
9. Quanto a nós, prestemos a Deus contínuas ações de graças. Agradeçamos-lhe não só os bens que Ele nos deu, mas também os que concedeu aos outros; deste modo, destruiremos a inveja, alimentando e fazendo crescer o nosso amor ao próximo."
.
(São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja. Homilia sobre São Mateus).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário