POR QUE TODOS ESTÃO FALANDO DE VAMPIROS?
É preciso estar no mundo da lua para não perceber
a frequência com que os vampiros aparecem na cultura popular atual:
Um dos programas de televisão mais populares dos
últimos anos foi “Buffy, a Caça-Vampiros” (Buffy, the Vampire Slayer). O livro
de Anne Rice, “Crônicas do Vampiro” (Vampire Chronicles), continua sendo
amplamente lido. O canal HBO apresenta atualmente um programa sobre vampiros
chamado “True Blood”. Wesley Snipes protagonizou “Blade”, uma série de três
longa-metragens sobre vampiros. E um dos filmes de maior sucesso ultimamente é
“Crepúsculo” (Twilight): uma história de amor entre adolescentes mortais e
vampiros. Como explicar esse interesse permanente nesta matéria?
É óbvio que a astuta apresentação do mercado tem
muito a ver com o sucesso desses programas, porém, creio que existam também
outras razões. Na ordem espiritual há uma lei, semelhante à lei da conservação
de energia, que expresso desta maneira: “quando se suprime o sobrenatural, o
ser humano busca expressá-lo de uma forma indireta ou distorcida”. Nos últimos
50 anos, temos presenciado a atenuação da visão bíblica do mundo, que em alguns
ambientes foi totalmente suprimida.
Em outras oportunidades, queixei-me do Secularismo
entediante e sem graça que simplesmente põe de lado tudo o que é espiritual, o
sobrenatural e o transcendente. Esta separação da dimensão religiosa é
incentivada pela cultura do consumismo que nos ensina de mil maneiras que o
prazer sensual e a riqueza material são as chaves da felicidade. Para a
mentalidade secular, Deus é, quando muito, uma força distante e indiferente;
Jesus, um guru; e a vida eterna, uma infantil fantasia.
No entanto, pela lei que expressei acima, o
sobrenatural não pode ser suprimido. Instintivamente se procura a Deus e um
mundo que transcenda o âmbito da experiência comum; somos naturalmente
preparados para isso e por isso o nosso desejo – deformado pela cultura que nos
cerca – produz uma versão distorcida dessa transcendência, uma espécie de
espiritualidade de segunda categoria. É aí que surge na cultura o mundo dos
vampiros! Apreciemos uma característica deste universo alternativo:
Longe de beber o sangue das suas vítimas, o que
distingue os vampiros é a imortalidade: eles retornam da morte e são
eternamente jovens. Embora a ideologia materialista que nos rodeia insista que
não somos nada além de animais bastante inteligentes que se dissolvem na morte,
no fundo sabemos que somos mais do que isso. Em nós existem – como disse
Cleópatra na obra de Shakespeare – “nostalgias imortais”, pois somos ligados –
queiramos ou não – ao Deus eterno que existe fora do tempo. Quando se suspende
o sentimento religioso da imortalidade, produzimos estas raras alternativas
imaginárias, como esses vampiros que não podem morrer. Digo “alternativa”
porque a autêntica imortalidade não tem nada a ver com a vida sem fim neste
mundo; ao contrário, tem mais a ver com ser transportado para fora do tempo,
para o âmbito eterno de Deus. Contudo, quando estamos espiritualmente vazios, a
alternativa mórbida do mundo dos vampiros nos fascina.
Há pouco tempo, encontrei uma frase magnífica de
Anne Rice, a autora que mencionei acima e que escreveu uma série de novelas que
iniciaram toda esta moda de vampiros. Ela dizia que o personagem de Louis, o
gênio torturado entrevistado em sua já famosa primeira novela, é uma evocação
de muitos amigos que ela teve nas décadas de 1960 e 1970, pessoas mergulhadas
na miasma do secularismo pós-cristão. Como o vampiro da estória, não podiam
encontrar a saída para a sua situação. A angústia existencial do vampiro de
Anne Rice corre em paralelo com a angústia da geração secular, sedenta de todas
as coisas que a sua cultura lhes negou. E o que torna a observação de Anne Rice
mais fascinante é que ela mesma encontrou o caminho através da miragem
secularista de sua geração e chegou, assim, em Cristo. Há apenas 10 anos, Anne
Rice reencontrou-se com a vívida imaginação e a profundidade intelectual da fé
de sua juventude e, a partir de então, tem dedicado o seu trabalho totalmente
ao Senhor. Até agora publicou dois volumes de uma série sobre a vida de Jesus,
contada em 1ª pessoa, e seu texto mais recente é o começo de uma nova série de
novelas sobre os anjos. Também garantiu que, apesar dos pedidos de muitos dos
seus admiradores, nunca mais voltará a escrever outra novela sobre vampiros. O
que me resulta fascinante aqui é que quem tornou “chique” os vampiros conseguiu
passar desta falsa visão do sobrenatural para adotar com entusiasmo a
verdadeira visão.
O Catolicismo de Anne Rice me recorda o
Catolicismo que desempenha um papel importante na novela original de Bram
Stocker sobre Drácula. Stoker, um irlandês do século XIX, inseriu a sua lenda
dentro da narrativa do pecado, da graça e da redenção. No relato de Stoker,
Drácula havia amaldiçoado a Deus e caiu em uma condição infernal (o que explica
a sua aversão ao Crucifixo). O professor Van Helsing, um cientista e fiel
devoto (sim, definitivamente é possível ser ambos!), ajuda o vampiro a
encontrar a salvação. Nesta novela, os temas católicos abundam: a Eucaristia, a
Missa, a Vida Eterna etc. Com efeito, no final do século XIX era possível
encontrar o relato de vampiros dentro do marco da História Cristã. O que
encontramos hoje é um triste declínio, onde os contos de vampiros são o pálido
substituto de um robusto Cristianismo.
—–
O
Pe. Robert Barron é autor de “Why Is Everyone Crazy About Vampires?” (Por que Todos estão
Loucos pelos Vampiros?), publicado pela Catholic New World, de 19.10.2009. Foi
ordenado em 1986 pela Arquidiocese de Chicago. Possui Mestrado em Filosofia
pela Universidade Católica da América e Doutorado em Teologia pelo Instituto
Católico de Paris. É professor de Teologia Sistemática na Universidade de St.
Mary of the Lake, Mundelein Seminary. É autor de: “And Now I See: A Theology of
Transformation” (Agora eu Enxergo: uma Teologia de Tranformação), “Thomas
Aquinas: Spiritual Master” (Tomás de Aquino: Mestre Espiritual), “Heaven in
Stone and Glass: Experiencing the Spirituality of the Great Cathedrals”
(Paraíso em Pedra e Vidro: experimentando a espiritualidade das grandes
catedrais), “Eucharist (Catholic Spirituality for Adults)” (Eucaristia –
Espiritualidade Católica para Adultos), “Priority of Christ” (A Prioridade de
Cristo), “Toward a Postliberal Catholicism” (Rumo a um Catolicismo Pós-Liberal)
e “Word on File: Proclaiming the Power of Christ” (Palavra no Arquivo:
Proclamando o Poder de Cristo). Utiliza o seu canal no YouTube para atingir uma
maior audiência, oferecendo valiosas lições de uma fé viva pela indicação de
coisas que podemos aprender a partir da observação de personagens populares da
TV e do cinema.
***
Paz e Bem!
Por Pe. Robert Barron -
Fonte: http://voxfidei.blogspot.com/
(06/02/12)
Tradução: Carlos Martins Nabeto
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