PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,1-8)(13/05/20)
.
Caríssimos, em se tratando da graça santificante do Senhor, ela é como a seiva da videira que nutre seus ramos para que deem frutos abundantes. No Evangelho de hoje Jesus faz essa analogia revelando os contras e os prós que pode acontecer com os que estão ligados a Ele, e são nutridos com suas graças quando se deixam podar livremente.
.
Diz o Senhor: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o poda, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."
.
De fato, analisando com afinco essa comparação compreendemos quão importante é a nossa permanência em Cristo para recebermos suas graças e darmos os frutos da salvação que Ele nos concedeu. Pois, tal como os ramos da videira só dão frutos, porque permanecem nela e se alimentam de sua seiva; também nós sem essa permanência em Jesus, somos apanas galhos secos que serão arrancados e lançados no fogo.
.
Por fim, meditemos com estas palavras do santo Padre, o Papa Francisco: "Nos seja de ajuda Maria, Rainha dos Santos e modelo de comunhão perfeita com o seu Filho divino. Ela nos ensine a permanecer em Jesus, como ramos na videira, e a nunca nos separarmos do seu amor.
.
Com efeito, nada podemos sem Ele, porque a nossa vida é Cristo vivo, presente na Igreja e no mundo. (Papa Francisco, REGINA COELI, Praça São Pedro, Dominan 29 de abril de 2018).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário