PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Jo 15,18-21)(16/05/20)
.
Caríssimos, por que alguém deixa de amar para odiar? Porque isso é possível somente entre as criaturas; nunca em relação ao Criador. Ora, Deus é amor e o amor é a essência da vida; sem ele tudo é caos, é morte, é ódio, é inferno. De fato, qualquer criatura que não vive conforme o amor com o qual e para o qual foi criada, peca, isto é, odeia, porque todo pecado nada mais é do que expressão do não amor que se carrega na alma.
.
São João, na sua Primeira Carta, escreveu: "Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu." Por essas palavras compreedemos que o ódio resulta do não conhecimento de Deus, ou seja, da não comunhão com o Seu amor.
.
Noutra parte ele escreveu: "Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. Quem odeia seu irmão é assassino. E sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino. Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu sua vida por nós. Também nós outros devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos."
(1Jo 3,13-16).
.
No Evangelho de hoje Jesus disse aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos separou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou».
.
Portanto, concluamos este pequeno sermão com estas palavras de são João: "Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." (1Jo 4,7-8).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário