PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 8,31-42)(29/03/23)
Caríssimos, quando não se vive em comunhão com a vontade de Deus expressa em Sua Palavra, na vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos exemplos de Sua Santa Mãe e de todos os santos, tudo se torna motivo de preocupação, medo, murmuração e outras coisas semelhantes, exatamente porque nos falta o essencial, isto é, a intimidade com o Senhor. Ora, Deus não está distante de nós; nós é que nos afastamos Dele por conta das nossas futilidades.
De fato, vivemos tempos difíceis em que para muitos a tecnologia está ocupando o lugar da fé; hoje em dia quase tudo se pode fazer pelo celular, por isso, muitos já não têm tempo, por exemplo, para participar da Santa Missa, para ter vida de recolhimento e oração; muito menos para fazer uma profunda reflexão ouvindo a voz do Senhor e dialogando com Ele por meio das Sagradas Escrituras.
E o resultado nefasto disso tudo é um mundo stressado, mergulhado num barulho infernal, no hedonismo que é a busca do prazer instintivo; mas também nas vãs preocupações e incertezas, gerando incredulidade e a hipocrisia do nosso tempo, isto é, viver de aparências; carentes das virtudes do amor e da paz que somente em Deus encontramos. Infelizmente o mundo virtual tem sido trágico, por tornar insensível aqueles que nele vivem.
No Evangelho de hoje disse o Senhor Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Portanto, Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo 8,34-36).
Portanto, caríssimos, atenção, muito cuidado, porque a Internet, o celular e as redes sociais são os principais ídolos de nossa geração querendo ocupar o lugar de Deus em nossas almas, tirando todo o tempo que deveríamos dar ao Senhor e não à eles. Ora, sem dúvida as distrações são tentações cujo único objetivo, é nos afastar da prática da nossa fé, a ponto do Senhor Jesus dizer: "Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?" (Lc 18,8b).
Destarte, os exercícios espirituais que disciplina as nossas almas para permanecermos fiéis ao Senhor pela vivência da fé, são estes: a prática frequente dos sacramentos, em especial a confissão e a Santa Eucaristia; a perseverança na vida de oração; a meditação e prática diária da Palavra, e por fim a participação nas atividades paroquiais. Quanto a Internet e às redes sociais, entremos nelas sempre com o propósito de Evangelizar e ser evangelizados.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário